Gestão e Qualidade, Política | 7 de junho de 2021

Hospital Regional de Santa Maria terá mais 20 leitos clínicos para pacientes com Covid-19

Com os novos 20 que serão inaugurados no dia 8 de junho, a instituição passa a dispor de 98 leitos destinados ao tratamento da doença
Hospital Regional de Santa Maria terá mais 20 leitos clínicos para pacientes com Covid-19

A partir da terça-feira (8), o Hospital Regional de Santa Maria passa a contar com mais 20 leitos clínicos de retaguarda para pacientes com Covid-19 atendidos peloSistema Único de Saúde (SUS). A estrutura do hospital é formada por 38 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com Covid-19 e 40 leitos clínicos. Com os novos 20 que serão inaugurados, a instituição passa a dispor de 98 leitos destinados ao tratamento da doença.

O diretor Administrativo do Regional, Elvis Prestes, afirmou que a partir das 10h, quando finalizar os treinamentos dos protocolos e a entrega dos equipamentos de proteção individual (EPI) aos profissionais de saúde, a nova ala de leitos estará à disposição da população.

A secretária adjunta da Saúde do RS, Aglaé Regina da Silva, lembrou que as medidas para a entrada em funcionamento desses leitos foram providenciadas em parceria entre a instituição hospitalar, o município de Santa Maria e o Estado. “Essas vagas chegam na hora certa para receber os pacientes com coronavírus, pois a taxa de ocupação dos atuais 40 leitos clínicos da instituição é sempre muito elevada, chegando a 97,5% nesta segunda-feira (7/6)”, avaliou.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que o Hospital Regional já está qualificado e preparado para o tratamento de Covid-19. “Esses novos leitos clínicos potencializarão ainda mais o atendimento”, afirmou.

Fôlego para a rede hospitalar da macrorregião Centro-Oeste

Arita ainda lembrou que as novas vagas darão um fôlego para a rede hospitalar da macrorregião Centro-Oeste, que foi classificada pelo Comitê de Crise em situação de Alerta pelo Sistema 3A do governo do Estado.

Santa Maria aparece como o quarto município com mais casos no Rio Grande do Sul, com 31.440 casos confirmados e 690 óbitos.

Já a Região Santa Maria (R01, R02) teve ao total 52.580 casos confirmados, com 1.175 óbitos. A taxa de ocupação de leitos hospitalares do tipo UTI no dia 7 de junho está em 87,1%. Os municípios que compreendem a R01 e R02 são Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul.

regiao covid sta maria

 



VEJA TAMBÉM