Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 29 de maio de 2019

Hospital Moinhos de Vento realiza o 12º Seminário PROADI-SUS em Porto Alegre

Foram apresentadas informações sobre o Programa de Educação à Distância (EAD), desenvolvido em parceria com a Anvisa
Hospital Moinhos de Vento realiza o 12º Seminário PROADI-SUS em Porto Alegre

Foi realizado na tarde da última quarta-feira (22), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, na Capital, o 12º Seminário PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento. Ao atuar em projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de saúde (PROADI-SUS), o Hospital compartilha sua expertise e executa ações de educação, assistência e pesquisa em todo país.

Na abertura do Seminário, o gerente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Mariath, destacou a importância dos projetos desenvolvidos no âmbito do PROADI-SUS e explicou o funcionamento do programa, celebrando seus resultados. “Desde 2009, já mudamos para melhor as condições de atendimento de muitas instituições. Levamos qualidade e salvamos vidas nos hospitais públicos de todo o Brasil”, enfatizou Mariath.

A palestra desta edição ficou a cargo da Dra. Angela Tavares, que apresentou o Programa de Educação à Distância para Capacitação em Boas Práticas Para o Funcionamento de Serviços de Saúde – ou Projeto EAD – Anvisa. A iniciativa é desenvolvida desde 2015, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), buscando atualizar, capacitar e treinar auditores e inspetores das Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais, gestores e profissionais da área da saúde de todo o país, através de educação à distância, difundindo conhecimento sobre boas práticas em serviços de saúde.

Foto_HMV_Anvisa

Segundo Angela, o projeto contempla vários produtos educacionais, como cursos EAD, autoinstrucionais, de curta duração, vídeos para redes sociais, entre outros. Os Cursos contam com diversos recursos, tais como ambientes virtuais, infográficos e vídeos de animação.

Cursos como Boas Práticas em Serviços de Diálise, Gerenciamento de resíduos, Controle de Infecção fazem parte do portfólio do EAD Anvisa que, até o momento teve mais de 18 mil alunos inscritos. Em sua explanação, a líder do Projeto EAD-Anvisa reiterou o compromisso com o futuro. “Este é um futuro urgente pensado para o presente. Em parceria com a Anvisa estamos comprometidos com a melhora dos serviços de saúde em sua totalidade. Um bom exemplo disso, é o vídeo para redes sociais alertando as pessoas sobre o que deve ser observado em um salão de beleza”, concluiu Angela, que também é professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento.

A equipe do Projeto EAD ANVISA é formada ainda pela Dra. Maria Eugênia Bresolin Pinto, responsável técnica, e pelo pesquisador Fabiano Konjunski. Interessados em realizar os cursos gratuitos disponibilizados pelo projeto podem acessar a Plataforma de Cursos do Hospital Moinhos de Vento, através do endereço edx.hospitalmoinhos.org.br.

PROADI-SUS

O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

VEJA TAMBÉM

SAÚDE SUPLEMENTAR e SUS

Rol de Procedimentos da ANS e ressarcimento ao SUS é tema de evento na FASAÚDE/IAHCS

A Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE), mantida pelo IAHCS, abriu inscrições para o curso Coberturas Assistenciais x Ressarcimento ao SUS. A inscrição é gratuita. A atividade ocorre no dia 11 de julho, na sede da Faculdade (Rua Cel. Corte Real 75, Bairro Petrópolis, Porto Alegre – RS). O evento é destinado a médicos, enfermeiros e profissionais
Graduação

Inscrições abertas para o curso de Gestão Hospitalar da FASAÚDE/IAHCS

O curso de graduação tecnológica em Gestão Hospitalar da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/IAHCS) está com o processo seletivo (vestibular) aberto. O Gestão Hospitalar da FASAÚDE alia a excelência acadêmica dos programas educacionais do IAHCS, organização com 43 anos de atuação nas áreas pós-graduação, extensão, publicações, pesquisa e consultoria. “A Faculdade é uma rede de ensino que está inserida e conectada ao mercado.

Simpósio do Hospital Moinhos de Vento incentiva humanização e maior envolvimento com pacientes

Lidar de forma humana, transparente e profissional com situações delicadas que surgem no ambiente hospitalar é indispensável na área assistencial. Para debater o assunto e promover boas práticas, o Hospital Moinhos de Vento convidou enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além de representantes de outras instituições de saúde, para o V Simpósio Internacional de Enfermagem. Reunindo