Gestão e Qualidade | 19 de maio de 2017

Hospital Mãe de Deus celebra conquista do Planetree na Hospitalar 2017

Selo indica atendimento mais “humano” com olhar integral ao paciente
Hospital Mãe de Deus celebra conquista do Planetree na Hospitalar 2017

O Hospital Mãe de Deus (HMD) celebrou durante a Hospitalar 2017 a conquista da certificação Planetree – metodologia norte-americana que orienta suas atividades através da empatia, carinho e respeito ao próximo. O HMD é a 2ª instituição na América Latina a alcançar o selo, que prevê cuidados mais “humanos” aos pacientes e familiares. O portal de notícias Setor Saúde, da FEHOSUL, que noticiou a conquista recentemente, acompanhou a celebração durante a feira, em São Paulo, que contou com a presença do Dr. Alceu Alves da Silva – Superintendente Executivo -, da Ir. Lucia Boniatti – Presidente do Sistema Mãe de Deus – e da Diretora de Marketing e Clientes, Marcia Fernanda Sampaio.

Em conversa com o portal Setor Saúde durante a celebração, o Dr. Alceu afirmou que o Planetree trabalha com os aspectos humanos dos pacientes, mas também com os próprios funcionários e a relação deles com os pacientes. Ele destaca que a certificação ressalta o aspecto humano, porque o paciente no hospital “continua com suas necessidades físicas, espirituais, sociais, intelectuais”, e que o Mãe de Deus é uma instituição que presta assistência com “vários olhos para o paciente”, falou Alceu.

Alceu Alves da Silva

Alceu Alves da Silva

 


A busca pela certificação criou uma grande mobilização institucional onde as nossas pessoas puderam colocar o seu lado humano, explicou Alceu durante a apresentação da certificação. “Se o paciente está lá como um ser integral, nós queremos também entregar a instituição de forma integral para ele”, ressaltou o Superintendente Executivo.

Competências

Ao portal Setor Saúde, Marcia Sampaio destacou a ampliação de aspectos positivos na forma com que a instituição se relaciona com o paciente, bem como a relação entre os funcionários, inclusive a forma em que são feitas as contratações no hospital. “Algumas competências se tornaram fundamentais, como a capacidade de se relacionar, de construir relacionamento e de colocar o paciente, de fato, no foco de todas as atenções”, explicou Marcia.

Além disso, a Diretora de Marketing e Clientes, citou dados que demonstram, segundo ela, como a busca pelo Planetree melhorou a satisfação do paciente – que pulou de 77%, em 2013, para 91%, em 2016 – e a fidelização, em que, enquanto a média da ANAHP é de 59%, no Mãe de Deus chegou a 67%. “A colheita foi muito farta”, afirmou Marcia, que garantiu que o HMD continuará buscando aprimorar o processo, “a manutenção [do Planetree] é um grande desafio”, ressaltou.

“Saúde emocional”

Visivelmente emocionada, a Ir. Lucia Boniatti pediu para passar uma mensagem aos presentes na celebração. Ela destacou o cuidado humanizado do paciente sublinhado pelo Dr. Alceu, mas afirmou que o mundo passa por uma “crise emocional”, que é preciso “cuidar das emoções pessoais”, comentou a presidente. A Irmã Lúcia terminou sua mensagem dizendo que é importantíssimo olharmos para as nossas emoções, porque “quando a saúde emocional não está bem, nós chegamos, realmente, à doença biológica”.

Ir. Lucia Boniatti - Presidente do Sistema Mãe de Deus

Ir. Lucia Boniatti – Presidente do Sistema Mãe de Deus

 


Política

Sobre os impactos da crise política brasileira no setor de saúde, Dr. Alceu falou à reportagem que as pessoas que ocupam os cargos públicos e que fazem o que estão fazendo, “certamente significa a falta de humanidade”, mas que também, seus interesses “não representam o que a população precisa, e muito menos contribui para que a população brasileira tenha uma qualidade de vida melhor”. Por fim, o Superintendente Executivo do Mãe de Deus fez uma sugestão: “talvez precisasse existir um Planetree para alguns políticos”.

Processo Planetree no HMD

Durante todo o processo de obtenção da certificação, o HMD realizou quase duas mil ações, que vão da flexibilização do horário de visitas em todo o hospital e da escolha do cardápio das refeições pelos pacientes ao incentivo ao acesso ao prontuário pelo paciente. O hospital também empreendeu outras iniciativas “maiores”, como viabilizar a saída temporária de pacientes para acompanharem o casamento de um filho, o Bar Mitzvá de uma neta, e até a visita de um cavalo, animal de estimação, ao Hospital. Veja as 10 premissas do modelo Planetree e o selo que o identifica:

Planetree

VEJA TAMBÉM