Hospital Mãe de Deus celebra conquista do Planetree na Hospitalar 2017
Selo indica atendimento mais “humano” com olhar integral ao paciente
O Hospital Mãe de Deus (HMD) celebrou durante a Hospitalar 2017 a conquista da certificação Planetree – metodologia norte-americana que orienta suas atividades através da empatia, carinho e respeito ao próximo. O HMD é a 2ª instituição na América Latina a alcançar o selo, que prevê cuidados mais “humanos” aos pacientes e familiares. O portal de notícias Setor Saúde, da FEHOSUL, que noticiou a conquista recentemente, acompanhou a celebração durante a feira, em São Paulo, que contou com a presença do Dr. Alceu Alves da Silva – Superintendente Executivo -, da Ir. Lucia Boniatti – Presidente do Sistema Mãe de Deus – e da Diretora de Marketing e Clientes, Marcia Fernanda Sampaio.
Em conversa com o portal Setor Saúde durante a celebração, o Dr. Alceu afirmou que o Planetree trabalha com os aspectos humanos dos pacientes, mas também com os próprios funcionários e a relação deles com os pacientes. Ele destaca que a certificação ressalta o aspecto humano, porque o paciente no hospital “continua com suas necessidades físicas, espirituais, sociais, intelectuais”, e que o Mãe de Deus é uma instituição que presta assistência com “vários olhos para o paciente”, falou Alceu.

Alceu Alves da Silva
A busca pela certificação criou uma grande mobilização institucional onde as nossas pessoas puderam colocar o seu lado humano, explicou Alceu durante a apresentação da certificação. “Se o paciente está lá como um ser integral, nós queremos também entregar a instituição de forma integral para ele”, ressaltou o Superintendente Executivo.
Competências
Ao portal Setor Saúde, Marcia Sampaio destacou a ampliação de aspectos positivos na forma com que a instituição se relaciona com o paciente, bem como a relação entre os funcionários, inclusive a forma em que são feitas as contratações no hospital. “Algumas competências se tornaram fundamentais, como a capacidade de se relacionar, de construir relacionamento e de colocar o paciente, de fato, no foco de todas as atenções”, explicou Marcia.
Além disso, a Diretora de Marketing e Clientes, citou dados que demonstram, segundo ela, como a busca pelo Planetree melhorou a satisfação do paciente – que pulou de 77%, em 2013, para 91%, em 2016 – e a fidelização, em que, enquanto a média da ANAHP é de 59%, no Mãe de Deus chegou a 67%. “A colheita foi muito farta”, afirmou Marcia, que garantiu que o HMD continuará buscando aprimorar o processo, “a manutenção [do Planetree] é um grande desafio”, ressaltou.
“Saúde emocional”
Visivelmente emocionada, a Ir. Lucia Boniatti pediu para passar uma mensagem aos presentes na celebração. Ela destacou o cuidado humanizado do paciente sublinhado pelo Dr. Alceu, mas afirmou que o mundo passa por uma “crise emocional”, que é preciso “cuidar das emoções pessoais”, comentou a presidente. A Irmã Lúcia terminou sua mensagem dizendo que é importantíssimo olharmos para as nossas emoções, porque “quando a saúde emocional não está bem, nós chegamos, realmente, à doença biológica”.

Ir. Lucia Boniatti – Presidente do Sistema Mãe de Deus
Política
Sobre os impactos da crise política brasileira no setor de saúde, Dr. Alceu falou à reportagem que as pessoas que ocupam os cargos públicos e que fazem o que estão fazendo, “certamente significa a falta de humanidade”, mas que também, seus interesses “não representam o que a população precisa, e muito menos contribui para que a população brasileira tenha uma qualidade de vida melhor”. Por fim, o Superintendente Executivo do Mãe de Deus fez uma sugestão: “talvez precisasse existir um Planetree para alguns políticos”.
Processo Planetree no HMD
Durante todo o processo de obtenção da certificação, o HMD realizou quase duas mil ações, que vão da flexibilização do horário de visitas em todo o hospital e da escolha do cardápio das refeições pelos pacientes ao incentivo ao acesso ao prontuário pelo paciente. O hospital também empreendeu outras iniciativas “maiores”, como viabilizar a saída temporária de pacientes para acompanharem o casamento de um filho, o Bar Mitzvá de uma neta, e até a visita de um cavalo, animal de estimação, ao Hospital. Veja as 10 premissas do modelo Planetree e o selo que o identifica: