Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 30 de janeiro de 2021

Hospital de Clínicas de Porto Alegre conta com novo tomógrafo para área Covid

Com investimento de R$ 2,2 milhões, novo equipamento permite diminuir o tempo de espera para realização de tomografias
Hospital de Clínicas de Porto Alegre conta com novo tomógrafo para área Covid

Em uma Emergência ou em um Centro de Tratamento Intensivo (CTI), cada segundo conta para garantir o melhor tratamento aos pacientes. Para qualificar e dar mais rapidez na atenção que presta à comunidade, o Hospital Clínicas de Porto Alegre (HCPA) instalou um novo tomógrafo no Bloco B, focado nos atendimentos Covid-19.

O diretor administrativo do HCPA, Jorge Bajerski, explica que o investimento de mais de R$ 2,2 milhões, com recursos do Ministério da Saúde, foi priorizado pela direção do hospital. O novo equipamento permite diminuir o tempo de espera para realização de tomografias – especialmente de tórax, e também reduz o intervalo entre os exames de diferentes pacientes com Covid da Emergência e CTI.

O chefe do Serviço de Emergência, José Pedro Kessner Prates Junior, explica que “essa redução tem impacto direto na decisão médica.”

O espaço no Bloco B foi planejado estruturalmente para receber o tomógrafo, que no futuro poderá atender a diversas demandas além da Covid. “O espaço físico permite a manobra de macas maiores, com equipamentos mais complexos de assistência. Com o aparelho e uma equipe dedicada no local, diminui também o trânsito de pacientes infectados pelos corredores da instituição”, acrescenta o chefe do Serviço de Radiologia, professor Tiago Severo Garcia.

Conforme o HCPA, o novo tomógrafo se junta a outros três destinados para a totalidade de exames demandados pela instituição. “A aquisição da nova unidade separa mais os fluxos [Covid e demais requisições], repercutindo em mais segurança e rapidez em todos os atendimentos”, completa comunicado do HCPA.

Hospital de Clínicas de Porto Alegre conta com novo tomógrafo para área Covid-19

 



VEJA TAMBÉM