Gestão e Qualidade | 10 de maio de 2024

Heliponto do Hospital Moinhos tem tido papel fundamental em apoio a hospitais, pacientes e órgãos do governo

Instituição hospitalar registrou mais de 40 operações desde o inicio da maior catástrofe socioambiental já ocorrida no Rio Grande do Sul.
Heliponto do Hospital Moinhos tem tido papel fundamental em apoio a hospitais, pacientes e órgãos do governo

O Heliponto do Hospital Moinhos de Vento está sendo fundamental neste momento de grande dificuldade para o estado do Rio Grande do Sul. A logística ficou muito prejudicada com o fechamento das principais rotas de entrada a Porto Alegre, tendo como único acesso a RS-118, aumentando o tempo de tráfego para chegar à Capital. O fechamento do Aeroporto Salgado Filho também é outro dificultador deste momento. Com este cenário, o Moinhos passou a ser muito procurado por forças oficiais como a Força Aérea Brasileira (FAB), a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros e parceiros com a Uniair de táxi aéreo, bem como a sociedade civil para a utilização do Heliponto. Segundo o Comitê de Enfrentamento de Crise do Hospital, a estrutura está à disposição para enviar e receber donativos, medicamentos e insumos médicos para outras instituições, e também para a transferência de pacientes.


HM-CEO-24

A instituição detalhou ao Portal Setor Saúde as principais ações realizadas por meio do uso do Heliponto: medicamentos foram enviados ao Hospital Pompéia, de Caxias do Sul; materiais de diálise para o hospital Bruno Born, de Lajeado; bolsas de sangue foram recebidas e encaminhadas ao Hospital Ernesto Dorneles; insulinas que chegam na base aérea de Canoas são recebidas no Heliponto e direcionadas ao Instituto da Criança com Diabetes; entre outros recebimentos e destinações. As equipes do Hospital Moinhos de Vento também utilizam diariamente a estrutura para se deslocar ao posto avançado na Braskem, que se encontra isolado via acesso terrestre.


Anuncio_SetorSaudeCamapanhaCancer_Kaplan

Mais de 40 operações desde o dia 4 de maio

O Hospital registrou 41 operações desde o dia 4 de maio. O controle de operações aéreas está a cargo da equipe de Segurança Patrimonial do Hospital Moinhos de Vento, com apoio operacional dos bombeiros civis da instituição. Em tempos normais, o fluxo costuma ser de uma aeronave por mês. A estrutura recebeu melhorias em 2023 e foi reinaugurada em dezembro do mesmo ano.

Outras ações

O Hospital tem trabalhado para contribuir em várias frentes. Confira outras ações:

Disponibilização de profissionais e voluntários: Desde o início das enchentes, o Hospital Moinhos de Vento está trabalhando para atender à comunidade e auxiliar as instituições de saúde que foram afetadas pelas chuvas. São centenas de profissionais engajados nos cuidados assistenciais e voluntários atuando em diversos pontos de Porto Alegre e da região metropolitana.


Atendimento médico no bairro Rubem Berta: Em 4 de maio, foi instalado um atendimento médico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul, localizada no bairro Rubem Berta. O local abriga, neste momento, em torno de 300 pessoas, a maioria vinda da evacuação realizada no bairro Sarandi, em Porto Alegre. O consultório conta com equipe técnica composta por médicos, enfermeiros e um farmacêutico que tem se revezado no atendimento de pessoas com diversas necessidades em saúde.


compras-hospitalares-shs

Atendimento médico na Orla do Gasômetro: No dia 9 de maio, foi instalado um atendimento na Orla do Gasômetro, com uma sala de estabilização, para atender as pessoas que estão sendo resgatadas no local. O Hospital já havia disponibilizado uma equipe para atuar nos primeiros atendimentos realizados no abrigo do Pontal do Estaleiro.


Desenvolvimento de projetos por meio do PROADI-SUS: O Hospital Moinhos de Vento tem atuado junto ao Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) na definição de projetos em apoio ao SUS para atendimento das necessidades oriundas das enchentes.


banner-naxia-600

Arrecadação de produtos: O Instituto Moinhos Social (IMS), pilar social do Hospital Moinhos de Vento, está arrecadando produtos de higiene, roupas e cobertores, entre outros itens. Os materiais podem ser entregues na rua Tiradentes, 304. A instituição está distribuindo os materiais arrecadados nos abrigos de Porto Alegre e da região metropolitana.


Arrecadação de valores via PIX: O Hospital também disponibilizou um PIX para arrecadação de valores junto à população (moinhos.social@hmv.org.br).


Atendimentos virtuais: O Hospital Moinhos de Vento criou o Ambulatório Virtual à Saúde Mental nas Enchentes (AVISAME-HMV) para atender colaboradores do hospital, profissionais de saúde e voluntários envolvidos na assistência e cuidados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os atendimentos serão realizados de forma virtual por psicólogos e psiquiatras da instituição. A instituição também disponibilizou consultas médicas via telemedicina para vítimas, tanto adultos como crianças. Saiba mais: Hospital Moinhos disponibiliza consultas para vítimas e atendimento de saúde mental para profissionais de saúde e voluntários.

Fotos: Divulgação Hospital Moinhos.

 

 

 



VEJA TAMBÉM