Healthtech utiliza IA para diagnóstico de apneia do sono e do ronco e sem precisar sair de casa
“Nosso objetivo é democratizar o acesso ao diagnóstico e tratamento da apneia do sono" ressalta Tácito de Almeida, fundador e CEO da Biologix.A Biologix, healthtech brasileira especializada em medicina do sono, está redefinindo os padrões da indústria da saúde ao oferecer uma solução simplificada para o diagnóstico da apneia do sono. Ancorada em fundamentação científica, a empresa desenvolveu um sensor portátil de dedo que permite realizar o exame da polissonografia no conforto do lar pelo próprio paciente. A tecnologia íntegra medical devices, IoT, inteligência artificial, aplicativos móveis e computação na nuvem, para proporcionar aos profissionais de saúde uma ferramenta precisa e acessível.
PUBLICIDADE
“Nosso objetivo é democratizar o acesso ao diagnóstico e tratamento da apneia do sono. A maioria da população brasileira não tem acesso a nenhum exame de saúde do sono. Poucas pessoas conseguem realizar a tradicional polissonografia no SUS e, no setor privado, há filas enormes para marcação do exame. Com essa realidade, o problema da apneia do sono acaba sendo subdiagnosticado. Se não tratado, a condição pode resultar em sérias consequências, como doenças cardiovasculares”, ressalta Tácito de Almeida, fundador e CEO da Biologix.
PUBLICIDADE
Operando desde 2019, a Biologix já estabeleceu uma rede de aproximadamente 3.500 centros credenciados, que oferecem o Exame do Sono Biologix. Na prática, o profissional de saúde adquire os sensores Biologix, acessando a plataforma em nuvem para gerar autorizações de exames, monitorar resultados e acessar materiais educativos. Emitindo uma autorização de exame, o médico empresta o sensor ao paciente, que, utilizando o aplicativo Biologix, realiza o exame confortavelmente em seu ambiente natural de sono. O laudo é acessado pelo médico na plataforma, permitindo uma análise eficaz e personalizada da condição de sono do paciente.
PUBLICIDADE