Gestão e Qualidade | 26 de março de 2022

Grupo Panvel fecha 2021 com vendas de R$ 3,5 bi e crescimento de 32% no lucro

“Seguimos com a estratégia de adensamento regional na Região Sul do país, principalmente fora das capitais, e incremento da capacidade digital, fechando o ano de 2021 com um total de 517 lojas”, afirma o CEO do Grupo, Julio Mottin Neto
Grupo Panvel fecha 2021 com vendas de R$ 3,5 bi e crescimento de 32% no lucro

Com o maior volume de investimentos e um recorde histórico de abertura de lojas, o Grupo Panvel fechou 2021 com vendas de R$ 3,5 bilhões. A companhia, uma das maiores do setor farmacêutico no país, apresentou lucro líquido ajustado de R$ 92,3 milhões, 32,2% superior em comparação ao ano anterior.

De acordo com o balanço do 4T21 divulgado nesta quinta-feira (24), os resultados estão em linha com o planejamento da expansão desenhado até 2025, de crescimento sólido e estruturado. “Seguimos com a estratégia de adensamento regional na Região Sul do país, principalmente fora das capitais, e incremento da capacidade digital, fechando o ano de 2021 com um total de 517 lojas”, afirma o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto (foto). Foram 60 lojas em 12 meses – 36 lojas no Rio Grande do Sul, 13 em Santa Catarina e 11 no Paraná –, 22 delas apenas no 4T21.

O EBITDA ajustado também foi destaque nos resultados: no 4T21, R$ 49 milhões, alta de 14,6% em relação ao 4T20,  margem de 5,1%; no ano, o valor chegou a R$ 161 milhões, 25,7% maior que em 2020 e margem de 4,6%. Na Panvel Farmácias, o crescimento da venda foi de 17,9% no período, que representa um aumento robusto, acima do mercado. A marca própria foi outro ponto alto, com 7,8% de participação nas vendas do ano, posição de liderança em relação ao restante do varejo farma brasileiro.

Maiores investimentos da história da companhia

Os investimentos, que aumentaram 2,5 vezes em comparação a 2019 e são pontuados como os maiores da história da companhia, foram focados nas operações de loja, na logística e em tecnologia. A abertura do novo Centro de Distribuição em São José dos Pinhais (PR) foi um movimento fundamental para dar mais fôlego ao novo ritmo de crescimento da Panvel, em especial nos Estados de Santa Catarina e Paraná, onde os efeitos positivos já serão percebidos em 2022.

grupo panvel

O digital continua com performance acima da média de mercado: 15,3% de participação no 4T21 e 15,9% de participação no acumulado do ano. “São resultados obtidos em um trimestre de forte crescimento de vendas da Panvel nas lojas físicas, o que nos mostra que o digital é um diferencial competitivo importante da companhia, que segue como benchmark do setor”, destaca Mottin Neto.

Mesmo com uma base de comparação forte, as vendas no digital cresceram 14,1% no 4T21 e 16,0% no ano, evidência da maturidade do modelo de negócio e da estrutura de entrega. “Temos 128 lojas híbridas, 9 mini centros de distribuição, as darkstores, e abrangência de entrega em até uma hora em todas as cidades que estamos presentes.” Segundo o CEO, no 4T21, 97% das entregas foram feitas dentro do prazo.

O ecossistema de saúde da Panvel mostra sua consolidação ao longo dos últimos anos com a inclusão de novos produtos e serviços. Destaque para o Panvel Clinic, que teve a maior participação de serviços sobre as vendas de todo o varejo farma, 3,4%, em 2021, e market share de 39,0% na Região Sul no 4T21.

O balanço também apresentou os investimentos no ecossistema de inovação e no aperfeiçoamento constante dos canais digitais, além da consolidação da estratégia de ESG, alguns dos corredores de crescimento do Grupo Panvel. Um dos exemplos é o Programa de Aceleração de Startups, que iniciou o processo de seleção entre 1.600 mapeadas e analisadas e escolherá de seis a oito startups que apresentaram soluções nas áreas de saúde e bem-estar, experiência do cliente e inteligência operacional para acelerar.

Nova marca

O Grupo Panvel assumiu, no dia 21, a sua marca mais conhecida, a fim de potencializar a visibilidade e a força de todo o grupo, que engloba a rede de farmácias Panvel, o laboratório Lifar e a distribuidora Dimed. “A mudança reforça a unidade do grupo, os valores compartilhados e a mesma forma de trabalhar, com “cuidado ao cuidar” – dos clientes, dos colaboradores, dos parceiros, do meio ambiente, do futuro”, pontua Mottin Neto. O novo conceito, “todo o cuidado ao cuidar”, evidencia a essência do negócio: o cuidado com as pessoas, com a sociedade, com o planeta e com o futuro; e a amplitude desta ação, já que o “todo” representa o amplo portfólio da companhia, com várias frentes de atuação.

panvel nova marca

O Grupo completa 55 anos em 2022. É formado pela Panvel, uma das maiores redes de farmácias do país, com 517 lojas na Região Sul e em São Paulo; a Dimed, uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil e também pioneira no seu segmento no país, com centros de Distribuição em Eldorado do Sul (RS) e São José dos Pinhais (PR); e o Laboratório Industrial Farmacêutico Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos, que, além de ser responsável pela produção de itens para grandes marcas, também fabrica para a marca própria da Panvel.

 



VEJA TAMBÉM