Mundo | 9 de maio de 2014

Fusões e aquisições diminuem nos EUA

Segundo relatório, houve declínio de 21,5 % em transações no setor hospitalar
Fusões e aquisições diminuem nos EUA

O setor hospitalar viu um declínio de 21,5% entre os anos de 2012 e de 2013, referentemente a transações, fusões e aquisições, de acordo com um relatório da Irving Levin Associates. No entanto, os números de hospitais e de leitos hospitalares envolvidos nas transações atingiram uma alta nos últimos cinco anos, apesar da queda no número de negócios. Este resultado foi impulsionado por algumas mega-fusões: Community Health Systems (CHS) em Franklin, Tennessee, que adquiriu a Health Management Associates de Naples, Flórida, seguida pela compra da Vanguard Health Systems em Nashville, Tennessee, pela Tenet Healthcare Corp., de Dallas.

Community Health Systems (CHS)

Após investir forte em 2007, ano em que praticamente dobrou de tamanho com a aquisição da Triad Hospitals, Inc., a CHS tornou-nos a maior empresa hospitalar de capital aberto do país em número de instalações hospitalares com a compra da Health Management Associates em 2013. O negócio envolveu 3,9 bilhões de dólares em dinheiro, assumindo ainda cerca de 3,7 bilhões em dívidas, totalizando o negócio em 7,6 bilhões de dólares. A CHS possui hoje 208 hospitais filiados em 29 estados americanos, tendo mais de 135 mil funcionários e 27 mil médicos em suas equipes.

Tenet Healthcare Corp.

A rede Tenet pagou 1,8 bilhões em dinheiro e concordou em assumir 2,5 bilhões em dívidas da Vanguard Health Systems, totalizando 4,3 bilhões na transação. Com esta aquisição, a empresa ganhou novos mercados onde ainda não atuava, como Chicago, Detroit, San Antonio, Phoenix e New England. A Tenet passa a ser proprietária de 77 hospitais, 173 centros de cirurgia ambulatorial e clínicas médicas, cinco planos de saúde e seis ACO´s, ou Accountable Care Organizations, modalidade em que instituições e médicos recebem bônus do governo sempre quando há ganho de produtividade e diminuição de custos.

VEJA TAMBÉM