Gestão e Qualidade | 3 de novembro de 2014

FEHOSUL orienta sobre recursos de glosas (Ipe-Saúde) do período 2010/2014

Ordem de Serviço do IPE-Saúde trará indicações sobre conciliação de contas
FEHOSUL orienta sobre recursos de glosas do período 2010/2014

Até o dia 30 de novembro do corrente ano, o sistema do IPE-Saúde aceitará notas de cobranças de atendimentos realizados, sem autorização prévia, efetuados no período de 1º janeiro de 2010 a 31 de agosto de 2014. Serão aceitas as Guias de Atendimento (GA) autorizadas pelo IPE em até 72 horas após o atendimento, internação hospitalar e ambulatorial, e prorrogação de internação.

As notas deverão ser encaminhadas por transmissão eletrônica e serão submetidas às regras de auditoria eletrônica e técnica do Instituto e nenhum débito será reconhecido se o atendimento foi realizado fora das regras assistenciais de cobertura do sistema da autarquia estadual.

Os valores cobrados devem corresponder aos valores das tabelas de remuneração do IPERGS, vigentes nos períodos de competência dos atendimentos. Para ajudar suas instituições representadas, a FEHOSUL elaborou uma rápida orientação para otimizar o processo de conciliação de contas.

1 – Processos administrativos – A conciliação geral de todas as contas de atendimentos realizados no período entre 1º de janeiro de 2010 a 31 de agosto de 2014 (TR 75, internação hospitalar; e TR 85, ambulatório) terá o seu prazo de apresentação até 30 de novembro de 2014. O IPE-Saúde instituirá um grupo técnico – que terá participação da FEHOSUL – para resolver questões relativas à transmissão dos processos de complementação de pagamentos de itens não apresentados no faturamento, como, por exemplo, conta faturada sem OPME.

2 – Contas não faturadas entre 1º de janeiro de 2010 a 31 de agosto de 2014 – O prazo de apresentação dessas contas é até 30 de novembro de 2014.

Para a transmissão ser realizada é necessária a parametrização do IPE Win. Para isto, o usuário deverá entrar no menu “ferramentas” e parametrizar “contas de até cinco anos”. Se houver alguma dificuldade, é recomendado entrar em contato com o IPE-Saúde.

O início dos recursos de glosas propriamente ditos começou no dia 1º de novembro de 2014 (sábado) sem a necessidade do Termo de Conciliação, que foi exigido para as glosas do período 2005/2009. Os pagamentos, após deferimento do IPERGS, serão realizados dentro do calendário normal de pagamentos.

VEJA TAMBÉM