Política | 3 de junho de 2015

Fehosul e Sociedade Gaúcha de Nefrologia convidam clínicas de hemodiálise para reunião com SES

Atividade ocorre no dia 8
Fehosul e Sociedade Gaúcha de Nefrologia convida para clínicas de hemodiálise para reunião com SES

A Fehosul, em conjunto com a Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN), convida todos os responsáveis por clínicas de hemodiálise do Estado a participarem de reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no dia 8 de junho, segunda-feira. A atividade faz parte dos desdobramentos discutidos em reunião que ocorreu na sede da Fehosul, no dia 23 de abril, onde foram expostos pelas clínicas a situação crítica que atinge os prestadores, influenciando negativamente o atendimento à população (saiba mais aqui).

O objetivo é definir a cobrança de linhas e capilares em hemodiálise de pacientes com sorologia positiva para hepatite B e C, atendendo a PT 584/2015. A medida estabelece que o Ministério da Saúde pagará pelo descarte de capilares de pacientes com hepatite B e C. O novo código para procedimentos de hemodiálise em pacientes com sorologia positiva para hepatite B e C será o mesmo já utilizado para HIV.

Na busca de uma recomposição para remuneração dos valores do tratamento de hemodiálise crônica (15020037) a SGN e representantes das instituições de saúde credenciadas ao Ipergs realizaram estudo técnico da viabilidade na prestação deste serviço e elaborou a seguinte proposta, sem considerar os honorários médicos:

1 – Recomposição do valor da prestação do serviço por sessão: R$ 295,68,

2 – Não reutilização de material de diálise (capilares e linhas),

3 – Inserção de diálise peritoneal ambulatorial na tabela de prestação de serviços.

A proposta do grupo pondera que “o uso único de capilares e linhas promove a diminuição da ocorrência de infecções como hepatite B e C, infecções em geral, e consequentemente reduz o número de internações hospitalares”. Além disso, a diálise peritoneal é uma alternativa de tratamento para o paciente renal crônico “amplamente utilizada e consagrada como efetiva e com melhores resultados em algumas situações e determinados pacientes, quando comparada a hemodiálise”.

Para solicitar convite, confirmar presença ou para maiores informações, entre em contato com a Fehosul através do email secretaria@fehosul.org.br, com Cristina.

 

VEJA TAMBÉM