Gestão e Qualidade | 28 de março de 2022

Falece Amarilio Vieira de Macedo Neto, ex-presidente do HCPA e ex-diretor do HPS

Ampliação do HCPA marcou a sua trajetória na instituição hospitalar
Falece Amarilio Vieira de Macedo Neto, ex-presidente do HCPA e ex-diretor do HPS

Faleceu na manhã desta segunda-feira (28) o professor da Faculdade de Medicina da Ufrgs e cirurgião Amarilio Vieira de Macedo Neto, ex-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), de 2008 a 2016. Ele também foi diretor-geral do Hospital Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre.

Em nota, o HCPA diz que a busca pelo crescimento do Hospital foi uma das marcas de sua gestão, como a implementação do plano diretor e a construção dos dois novos prédios, que ampliaram a área do hospital em 70%. A constante atenção ao fortalecimento da assistência, do ensino e da pesquisa impulsionaram diversas ações, como a incorporação da unidade Álvaro Alvim; a aquisição do primeiro robô cirurgião para um hospital público no Rio Grande do Sul; a mobilização do hospital para atendimento às vítimas de Santa Maria e para o enfrentamento à Influenza A-H1N1, entre muitas outras realizações.

“Dedicado à valorização do paciente e, também, dos colaboradores do Clínicas, o ex-presidente esteve à frente, ainda, da conquista da Acreditação Internacional, pela Joint Commission Internacional (JCI); da consolidação do sistema de gestão AGHUSe, modelo para todos os hospitais universitários do país; além de importantes benefícios para os funcionários. O HCPA lamenta profundamente a perda deste exemplo de líder, profissional e pessoa. Seu legado ficará marcado para gerações de alunos, colegas e colaboradores”, completa a nota.

amarilio hcpa

Amarilio se formou em Medicina pela UFRGS. Foi mestre e doutor em Cirurgia do Tórax pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado na Universitè Paris-Sud Centre Chirurgical Marie Lannelongue (França) em Cirurgia Pulmonar e Transplantes Torácicos.

O velório será realizado no dia 29 de março, das 10h às 15h30, no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, no 2º andar do HCPA.

FOTO Joel Vargas/PMPA

 



VEJA TAMBÉM