Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 1 de outubro de 2018

Experiências e conhecimentos são compartilhados na 1ª Jornada de Farmácia do Moinhos de Vento

Experiências e conhecimentos são compartilhados na 1ª Jornada de Farmácia do Moinhos de Vento.
Crédito foto: Leonardo Lenskij

A importância cada vez maior do profissional farmacêutico nos processos e no dia a dia dos hospitais foi evidenciada na 1ª Jornada de Farmácia Hospitalar do Hospital Moinhos de Vento. Realizada nesta sexta-feira (28), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, a iniciativa reuniu dezenas de profissionais e estudantes da área.

“A farmácia é um setor chave. Saiu do conceito de só fornecer medicamentos para os pacientes e, hoje, atua em diversas frentes na área hospitalar. Vai desde uma avaliação de prescrição até a parte de interface com a equipe médica e de enfermagem, tomando decisões, dispensando e preparando medicamentos”, explica a coordenadora de Farmácia do Moinhos, Bianca Gubert Borges.

Bianca Gubert Borges Crédito foto: Leonardo Lenskij

Bianca Gubert Borges
Crédito fotos: Leonardo Lenskij

Dentre os temas discutidos ao longo da atividade estiveram: “O farmacêutico à beira leito”, “Qual o papel do farmacêutico”, “Qualidade e segurança como estratégia nas organizações”, “Farmacologia na Oncologia” e “Biossimilares”. A palestra de encerramento foi realizada pelo gerente médico do Moinhos de Vento, Gabriel Dalla Costa, intitulada “O que faz a vida valer a pena”.

Próximas edições terão temas centrais

O setor de farmácia do Hospital Moinhos de Vento conta com mais de 100 colaboradores, dos quais 30 são farmacêuticos. Eles atuam basicamente em quatro frentes: dispensação e logística, oncologia, farmácia clínica e automação.

“Cada uma dessas funções está alinhada às diretrizes da instituição. Somando o nosso conhecimento com o de profissionais de outras instituições do Estado e do país, certamente poderemos ter importantes evoluções no nosso dia a dia funcional. Esse é o maior objetivo”, conclui Bianca Borges.

Abordando diferentes aspectos da atuação do farmacêutico e ampliando a troca de informações, os organizadores optaram por não estabelecer um tema principal na primeira edição da jornada. Nas próximas atividades, cujas datas ainda não estão definidas, serão explorados assuntos centrais e de grande relevância para a rotina dos profissionais nos hospitais.

VEJA TAMBÉM

Graduação

FASAÚDE/IAHCS oferece bolsas de estudo de até 100% na graduação em Gestão Hospitalar

Com bolsas de 50% a 100%, o vestibular para o curso de graduação tecnológica em Gestão Hospitalar da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/IAHCS) está com o processo seletivo aberto. A FASAÚDE oferece opções de bolsas: CEBAS (50% ou 100%) e Setor Saúde (50%). Para conhecer as condições entre em contato com a Faculdade, pelo email ingresso@fasaude.com.br ou telefone (51) 3234.1100. A

Faculdade de Ciências da Saúde do Moinhos de Vento abre segundo dia de vestibular do curso de enfermagem

O primeiro vestibular para a graduação de enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento ganhou mais um dia de provas. Além do sábado (15), o número de inscritos fez a instituição abrir uma segunda rodada do processo seletivo na manhã de domingo (16) para as 50 vagas disponíveis. Segundo o Hospital Moinhos,
Curso Hands On em Cirurgia Robótica

Hospital Moinhos de Vento atualiza profissionais da saúde em cirurgia robótica

Com a crescente realização de procedimentos por cirurgia robótica no Hospital Moinhos de Vento, a instituição organizou um evento para atualizar profissionais da área da saúde interessados na nova técnica. Médicos – principalmente urologistas – e enfermeiros estiveram no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm no sábado (8). Além de palestras com especialistas, os participantes do 1º Workshop e Curso