27 de outubro de 2014

2° Simpósio Internacional do Trauma de Mão – Porto Alegre (HMD)

Com o objetivo de reunir médicos especialistas em cirurgia da mão, vindos de todo o país e também do exterior, será realizado o 2° Simpósio Internacional do Trauma de Mão, entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro. O simpósio ocorrerá juntamente com Encontro da Regional Sul da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), no anfiteatro do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. É esperada a presença de profissionais de várias áreas da saúde que participam do tratamento das lesões da mão. Este será o maior encontro de cirurgia de mão da região Sul do Brasil.

Organizador do Simpósio, o cirurgião Ricardo Kaempf, informa que esse ano há uma inovação no simpósio, que contará com a presença de renomados especialistas de outros países. Entre os convidados internacionais, já confirmaram a presença os doutores: Carlos Irisarri (Espanha), ex-presidente da Sociedade Espanhola de Cirurgia de Mão e chefe do Hospital Nossa Senhora de Fátima (Vigo); Enrique Vergara-Amador (Colômbia), presidente da Sociedade Colombiana da Cirurgia de Mão e professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina da Universidade de Colômbia; José María Rotella (Argentina), ex-presidente da Sociedade Argentina de Cirurgia de Mão e cirurgião de Mão e chefe da cadeira de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de Tucumán, e Pedro Delgado (Espanha), redator-chefe da Revista Ibero-Americana de Cirurgia de Mão (RICMA), chefe da Cirurgia da Mão do Hospital Universitário Montepríncipe e professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina da Universidade de San Pablo CEU, Madri. Também terá a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão, dra. Giana Giostri.

Segundo o dr. Ricardo essa é uma oportunidade ímpar para que os especialistas em cirurgia de mão do sul do Brasil tenham contato e troquem experiências com colegas vindos de outros paises. A edição desse ano dará ênfase a tratamentos das patologias mais frequentes tratadas pelo cirurgião de mão, entre elas as fraturas e lesões ligamentares do punho e mão, as lesões cortantes de tendões e nervos, a lesão traumática de ponta de dedo (unha e polpa digital), as amputações, a perda de cobertura cutânea.

Também serão abordados os problemas degenerativos que ocorrem na mão causados por artrite ou artrose e as compressões nervosas, como a síndrome do túnel do carpo (que causa formigamento noturno da mão). Além disso, haverá uma sessão voltada para as lesões nas crianças, onde será debatido o tratamento das deformidades congênitas, como a polidactilia (dedos extras) e a sindactilia (dedos não separados) e os cuidados no tratamento de urgência das lesões mais freqüentes das mãos das crianças, como cortes, esmagamentos e queimaduras.

Para mais informações, acessar o site www.simposiodemao.com.br ou pelo telefone (51) 91281895.