Estatísticas e Análises | 20 de abril de 2017

Esteroides podem ser perigosos mesmo em curto prazo

Mudanças e aumento de risco de problemas de saúde ocorreram em apenas um mês de uso
Esteroides podem ser perigosos mesmo em curto prazo

Os perigos do uso prolongado de corticosteroides como prednisona e cortisona são bem conhecidos, mas um novo estudo sugere que, mesmo em curto prazo, o uso pode ter efeitos colaterais graves.

Corticosteroides são usados para tratar condições inflamatórias como asma, artrite reumatoide e doenças inflamatórias intestinais, assim como erupções cutâneas e dor muscular. Os pesquisadores analisaram registros de 1.548.945 norte americanos de 18 a 64 anos que estavam matriculados em um programa nacional de seguro de saúde de 2012 a 2014. Mais de um quinto deles tomou pílulas de esteroides por um mês ou menos para várias doenças.

O estudo, realizado pela revista de medicina inglesa BMJ, rastreou pacientes durante 30 dias, cinco meses antes de tomar esteroides orais e, em seguida, durante o mês após o uso. Quando eles estavam em esteroides, mesmo com uma dose relativamente baixa de 20 miligramas por dia ou menos, eles tinham quatro vezes o risco de sepse (infecção do sangue), mais do que o triplo de risco de coágulos de sangue e quase o dobro do risco de um osso fraturado.

O autor da pesquisa e professor assistente de medicina da Universidade de Michigan, Dr. Akbar K. Waljee, acredita que o ponto principal do resultado da pesquisa é saber quando o uso é realmente necessário. “Embora os esteroides possam ser apropriados em algumas situações, como muitas drogas, eles têm efeitos colaterais”, afirma. Para o médico, é essencial minimizar o seu uso se houver alternativas.

VEJA TAMBÉM