Política | 10 de agosto de 2017

Encontro apresenta trajetória dos Hospitais Estaduais do RS

Instituições são pioneiras no atendimento especializado de saúde pública
Encontro apresenta trajetória dos Hospitais Estaduais do RS

Ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto o 1º Encontro dos Hospitais Estaduais: Os Caminhos da Saúde Pública nas Práticas Exitosas em Saúde Mental, Hanseníase, Tuberculose, HIV/Aids e Hepatite. O evento, promovido pelo Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE) da Secretaria Estadual da Saúde, aconteceu em Porto Alegre e apresentou, por meio de painéis e mesas-redondas ao longo dos dois dias, práticas que se destacaram como precursoras dos serviços especializados na saúde pública do Rio Grande do Sul.

A existência dos hospitais estaduais – Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), Hospital Colônia Itapuã (HCI), Hospital Sanatório Partenon (HSP) e Ambulatório de Dermatologia Sanitária (ADS) – antecedeu as diretrizes das políticas de saúde pública no sistema que hoje é proposto exibindo um caráter de permanente adequação. Destacam-se, em suas diferentes especialidades, como locais de consultoria e referência para todo o estado. Atualmente, as instituições desenvolvem ações alinhadas às políticas diretivas por meio do ensino e da pesquisa.

O Setor Saúde esteve no encontro e conversou com o administrador Luiz Carlos Pinto Sobrinho, diretor do DCHE, durante a abertura oficial do evento, no Centro de Eventos da AMRIGS, dia 7. O diretor falou sobre a situação atual dos hospitais estaduais, do que vem sendo feito para melhorar e aprimorar os serviços – como reformas – e destacou a atuação dos profissionais das instituições. “Quando falta material, o desempenho profissional é o mais importante, e nós temos buscado isso. E através deste encontro a gente está resgatando e mostrando para a sociedade o que vem sendo realizado nesses hospitais”, explicou Luiz Carlos Pinto. Confira a entrevista:

A abertura foi seguida pela inauguração, na AMRIGS, da exposição Caminhos da Saúde Pública no RS, que conta a história das instituições que mantiveram suas atividades ao longo dos anos desde suas fundações: Hospital Psiquiátrico São Pedro há 133 anos, Ambulatório de Dermatologia Sanitária desde a década de 20 do século passado, Hospital Colônia Itapuã com 77 anos e o Hospital Sanatório Partenon há 66 anos.

Durante o evento, os participantes puderam se inscrever na visita monitorada Caminhos da Saúde Pública, que aconteceu dia 9, e levou os visitantes a conhecer cada uma das instituições.

Encontro_Hospitais_RS

Com informações do DCHE

VEJA TAMBÉM