“Em 2025, seguiremos nos dedicando para oferecer uma medicina de qualidade, atendimento humano, próximo e eficiente”
Márcio Pizzato, Presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, é o segundo entrevistado da série especial do portal Setor Saúde.
Mesmo em meio ao maior desastre climático que o Rio Grande do Sul já presenciou – as enchentes de maio – a maior operadora de planos de saúde da região Sul do Brasil atingiu uma marca histórica: a operadora alcançou mais de 660 mil clientes, tornando a Unimed Porto Alegre a segunda maior singular da Unimed do Brasil. Conforme o Presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, o ano de 2024 teve ainda diversas conquistas e avanços. Para 2025, Pizzato promete seguir “implementando novas soluções que tenham como foco a sustentabilidade da cooperativa perante os movimentos arrojados do mercado. Um destes movimentos seguirá sendo o investimento para a consolidação do Escritório de Valor em Saúde e VBHC“, destaca. O Presidente da Unimed também fala sobre os esforços com foco no aperfeiçoamento da eficiência e detalha quais são os eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2025. Pizzato é o segundo entrevistado da série especial do portal Setor Saúde com executivos de operadoras e hospitais do Brasil.
Principais desafios enfrentados e as conquistas mais relevantes em 2024
“O ano de 2024 foi desafiador para a população gaúcha em geral. Passamos pelo maior desastre climático em maio de 2024 que afetou profundamente a todos nós. Mas atuamos de forma próxima e ativa, unindo força e solidariedade. Agimos na linha de frente nos principais pontos de resgate de pessoas e na logística de desocupação de um hospital alagado, além de engajar doações para a sociedade. Além disso, ao longo de todos os meses em que enfrentamos as consequências das cheias, estivemos ao lado de nossos médicos cooperados e clientes, buscando soluções em conjunto para que todos pudessem retomar e continuar as suas operações” destaca Pizzato.
“Mas conseguimos transpor este e outros desafios que se impuseram em nossa jornada e tivemos grandes conquistas, ao lado de nossos cooperados e colaboradores. No último ano, atingimos a marca histórica de mais de 660 mil clientes. São mais de 660 mil vidas que confiam o seu bem mais precioso, a sua saúde, à Unimed Porto Alegre. Com isso, nos tornamos a segunda maior singular da Unimed do Brasil”, comemora o Presidente do Conselho de Administração da operadora.
“Entre algumas realizações do ano destaco que, consolidamos a Casa TEA Unimed Porto Alegre; reinauguramos a unidade Unifácil de Gravataí; somos o único serviço ambulatorial pediátrico do país a obter a acreditação ONA nível 3, ou seja, acreditado com nível de excelência; fomos referência em inovação no mercado da saúde ao implementar o modelo VBHC (Value Based Healthcare, ou saúde baseada em valor) centrado no nosso cliente. Como protagonistas no setor de saúde, promovemos discussões importantes sobre as realidades e as perspectivas para o futuro da saúde no Rio Grande do Sul, seguimos estimulando o cuidado da saúde e a prevenção das doenças por meio do nosso Projeto Viver Bem Juntos e fomos reconhecidos com diferentes prêmios em diversas áreas. Tivemos também o excelente resultado no ranking GPTW, ocupando a sétima posição entre as melhores empresas para se trabalhar no Estado e fomos reconhecidos pelo Top Ser Humano e Top Cidadania da Associação Brasileira de Recursos Humanos, pelo trabalho no fortalecimento do clima organizacional”, completa.
“Estas conquistas são resultado da dedicação de todos os nossos mais de 2.000 colaboradores e nossos mais de 6.800 médicos que incorporaram a nossa cultura organizacional, combinando nossa missão, visão, atitudes, comportamentos, valores e expectativas.”
“Tudo isso nos moveu em busca de um propósito comum: o cuidado, aliado à cooperação e a atitude inovadora. Seguimos nos dedicando para oferecer uma medicina de qualidade, atendimento humano, próximo e eficiente”, informa Pizzato.
Principais investimentos previstos para 2025
“Iniciamos 2025 com boas perspectivas para o setor da saúde suplementar, que apresentou o maior volume de beneficiários da sua história, com aumento de 1,6% no último ano. Em termos assistenciais, reinauguramos a Unidade da Avenida Farrapos em Porto Alegre, unidade afetada pelas enchentes, estamos abrindo uma nova unidade em Capão da Canoa que irá oferecer serviço de laboratório com área técnica para processamento no local, consultórios médicos com capacidade de atendimento de até 300 consultas por dia e sala de aplicação de medicação e podemos esperar mais novidades em nossas unidades para o segundo semestre. Seguiremos firmes liderando as discussões do setor de saúde e implementando novas soluções que tenham como foco a sustentabilidade da cooperativa perante os movimentos arrojados do mercado. Um destes movimentos seguirá sendo o investimento para a consolidação do Escritório de Valor em Saúde e VBHC, já citados acima”, reforça.
“E, por fim, destaco o foco em Tecnologia da Informação para suportar a evolução tecnológica e a segurança cibernética da cooperativa, além de implantar recursos necessários para otimizar a nossa operação.”
Movimentos recentes da organização que ajudam a evidenciar os esforços para aperfeiçoar a eficiência
“Somos a maior operadora de saúde na região Sul do país. Nosso propósito é fazer a diferença no cuidar das pessoas. Entendemos que, como protagonistas deste setor, temos um papel social muito importante. Não podemos só cuidar na doença, atuamos na conscientização da sociedade, e de forma ativa com nossos clientes, de que é preciso focar na prevenção para a promoção da saúde. Através do Viver Bem Juntos, área vital de nossa cooperativa, promovemos o cuidado integral e incentivamos hábitos saudáveis para a melhor qualidade de vida dos nossos clientes e da nossa comunidade. Algumas iniciativas do Programa envolvem atividades focadas em Alimentação, Atividade Física, Saúde da Gestante e do Bebê, Gestão da Saúde, Saúde Mental, Saúde do Idoso e Tabagismo – Viver Bem sem Cigarro”, detalha Pizzato.
“Neste sentido, realizamos oficinas que são oferecidas gratuitamente para todos os públicos (clientes e não clientes Unimed). Temos semanalmente, por exemplo, meditação, yoga, pilates, caminhada orientada, oficinas e palestras. Para clientes, lançamos recentemente uma plataforma para conhecer melhor os clientes, e assim poder cuidar, acompanhando de forma integral e personalizada, de acordo com os hábitos e com as necessidades em saúde.”
“Nesse ambiente, conhecemos mais profundamente o perfil de saúde e identificamos a melhor forma de estar com os clientes na sua jornada. Seja com ações de promoção da saúde e prevenção, com o autocuidado apoiado, seja com um acompanhamento direto da nossa equipe de gestão em saúde, através das linhas de cuidado selecionadas. Assim, nossos clientes ficam mais saudáveis, e quando precisam, recebem mais eficiência em seus atendimentos e tratamentos”, aprofunda Pizzato.
“Além disso, nosso modelo assistencial, alicerçado no Value Based Health Care (VBHC) – cuidados de saúde baseados em valor, proporciona a melhor experiência em saúde para o nosso cliente. Ele coloca o paciente no centro do processo, em que o objetivo é conhecer e acompanhar todos os seus momentos de saúde, tratando a prevenção e não a doença. Na medida que o paciente está no centro, sendo acompanhado, muitas doenças podem ser evitadas. Desta forma, com o paciente como foco do atendimento, buscando a prevenção, temos uma melhor jornada de cuidado da saúde e evitamos o desperdício de recursos para a cooperativa.”
Principais eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2025, em termos de gestão e assistência
“Seguiremos trabalhando para manter o protagonismo que a Unimed Porto Alegre tem no setor de saúde. Para isso, destaco dois eixos estratégicos que nortearão boa parte de nossas ações: potencializar a cultura de inovação e a eficiência operacional; e maximizar a geração de valor para os médicos cooperados. Queremos criar e fortalecer cada vez mais modelos de assistência, garantindo serviços de qualidade mais eficientes, reduzindo custos e desperdícios.”
“O foco é o cuidado centrado no paciente, gerando experiências impactantes e sustentabilidade ao negócio. Implementamos iniciativas inovadoras que utilizam inteligência artificial e modelos preditivos para aprimorar a gestão da saúde populacional, promovendo uma abordagem que prioriza as necessidades individuais dos pacientes, ao mesmo tempo em que busca garantir a sustentabilidade financeira. Seguiremos adotando práticas que agregam a toda a cadeia, inclusive o setor público, o que é essencial para enfrentarmos os desafios complexos da saúde no Brasil.”
Gargalos e ineficiências devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2025
“No cenário econômico, temos projeções econômicas apertadas, com um crescimento do PIB em 2%, elevação considerável na taxa de juros e a expectativa de elevação da taxa de desemprego, que poderá significar uma redução da carteira de beneficiários da saúde suplementar. Dentre os pontos de atenção para o nosso negócio podemos destacar aqui: o envelhecimento da população mundial e as terapias especiais. Segundo estudos da ONU, em 2050, os idosos serão 30% da população mundial e representarão 2 bilhões de pessoas. Para nós, exige especial atenção, pois entre os estados que lideram essa tendência de envelhecimento, o Rio Grande do Sul se destaca com a população mais envelhecida do país. E sabemos que o maior volume de custos está concentrado na faixa etária acima de 59 anos, por conta da maior incidência de doenças crônicas; da frequência de hospitalizações e procedimentos complexos; do uso de serviços de longa duração e cuidados específicos; do maior consumo de medicamentos e exames; e da necessidade de profissionais especializados.”
“Em relação às terapias especiais, o número de usuários vem crescendo e a complexidade de seu atendimento, também. O que elevam os custos e investimentos necessários. A Unimed Porto Alegre seguirá dedicada a superar os gargalos que já se apresentaram e estamos fortes para superar os que virão”, finaliza.