Gestão e Qualidade | 27 de abril de 2021

Dasa anuncia integração de negócios, novo modelo de gestão em saúde e posicionamento

“É preciso migrar de um modelo fragmentado e ineficiente para um modelo integrado, baseado em tecnologia e inteligência de dados", diz Bueno
Dasa anuncia integração de negócios, novo modelo de gestão em saúde e posicionamento

A partir de hoje, 27 de abril, Dasa, Ímpar e GSC tornam-se uma só empresa e passam a usar uma única marca Dasa. Conforme informações do grupo de saúde, com o setor no holofote dos interesses e necessidades da sociedade, a companhia apresenta ao mercado a maior e mais completa rede de serviços médicos e de saúde do país, proporcionando uma experiência efetivamente integrada de gestão da saúde. O objetivo é colocar as pessoas – médicos e pacientes – no centro das decisões, viabilizando o cuidado certo, na hora certa, em todas as etapas da jornada do paciente e em todos os momentos da vida. Além disso, visa estimular o mercado a ganhar mais agilidade, eficiência e sustentabilidade, utilizando a tecnologia e inteligência de dados em prol de uma gestão que gera valor em toda a cadeia.

“É preciso migrar de um modelo fragmentado e ineficiente para um modelo integrado, baseado em tecnologia e inteligência de dados que auxiliam na navegação de médicos e pacientes, por meio de soluções que agregam valor à gestão da saúde e ajudam na prática da melhor medicina, sempre colocando as pessoas no centro de tudo”, afirma Pedro Bueno, Presidente da Dasa.

“Além de líder em medicina diagnóstica no Brasil e na América Latina e 5ª maior do setor no mundo, a Dasa, que atende a mais de 20 milhões de brasileiros por ano – o que significa aproximadamente 10% da população – fortalece sua atuação no ecossistema integrado de saúde ao se tornar também a segunda maior rede de hospitais privados independentes do país. A marca conta ainda com o maior parque tecnológico especializado em sequenciamento genético da América Latina” completa a empresa em comunicado.

Nova estrutura organizacional

O novo modelo de gestão de saúde vem acompanhado de uma nova estrutura organizacional. Carlos de Barros passa a Diretor Geral de Negócios Ambulatoriais, Diagnósticos e Empresas; Ana Elisa Siqueira a Diretora Geral de Cuidados Integrados e Inovação Assistencial; Emerson Gasparetto a Diretor Geral de Negócios Hospitalares e Oncologia; Sergio Ricardo Santos a Diretor Geral de Estratégia, Jurídico e ESG; Andrea Dolabela a Diretora Geral de Produtos, Marketing e Experiência; Felipe Guimarães a Diretor Geral de Finanças; Adam Alves a Diretor Geral Comercial; Danilo Zimmerman, Diretor Geral de Tecnologia e Transformação Digital e Fabio Rosé a Diretor Geral de Pessoas & Cultura.

“Há alguns anos, decidimos inovar na prestação de serviços de saúde, com o objetivo de endereçar os principais problemas históricos do setor: a ineficiência no uso dos dados, a fragmentação do cuidado e a insustentabilidade financeira com altos níveis de inflação, o que gera uma proposta de valor limitada e uma jornada da saúde questionável, tanto para médicos como para pacientes. Agora, ao nos tornarmos uma só Dasa, uma rede de saúde integrada, demos uma virada estratégica importante na nossa companhia e, no papel de líderes da indústria, vamos materializar um mantra: ‘Vamos juntos cuidar da saúde, não só da doença”, explica Bueno.

“Na prática, esse novo ecossistema desafia os modelos de atuação fragmentados e parte para um modus operandi que está intrinsicamente compromissado com a saúde das pessoas, com a prevenção, a precisão e a competência técnica a serviço do melhor desfecho clínico”, detalha o comunicado da Dasa.

Novidades 

Algumas iniciativas já podem ser vistas, como o Dasa EXP, que atua com células ágeis e dezenas de squads, com mais de 400 colaboradores; o Dasa Inova, que implementou centenas de algoritmos de inteligência artificial, com projetos proprietários e em parceria com startups e instituições internacionais; e em um Data Lake com cientistas de dados focados em buscar insights, corroborar hipóteses e trazer um pensamento data driven, com envolvimento de todo o C-level.

O novo modelo de atuação prevê, ainda, que uma pessoa que usufruir os serviços da rede de saúde integrada da Dasa terá seus dados consolidados e disponíveis em uma plataforma de navegação inteligente. Toda esta jornada estará centralizada no aplicativo NAV, uma nova e única plataforma que empodera e facilita a vida das pessoas. Atualmente, o app conta com 100 mil usuários únicos por mês e quase 7 mil médicos cadastrados. Além disso, os investimentos serão contínuos em infraestrutura tecnológica, práticas de inovação e iniciativas pioneiras de transformação digital, com o objetivo de se criar novas soluções de design e experiência para cada indivíduo.

nav-dasa

“Construímos uma robusta rede de dados integrada, seguindo todas as premissas da LGPD – ali, todos os nossos serviços de saúde conseguem ver as pessoas como únicas. Atualmente, já temos mais de 50% das informações interoperáveis. Isso é fruto do investimento de R$ 1,56 bilhão, realizado entre 2018 e 2020, em um dos maiores data lakes proprietários do setor de saúde, com 5 bilhões de dados”, complementa Bueno.

Além disso, outras duas iniciativas estão no roadmap da companhia neste ano. Trata-se da inauguração do Centro de Medicina Integrada, prevista para o segundo semestre do ano, localizado em Barueri, São Paulo, que materializa a navegação integrada de saúde no mundo real. Em um prédio de 3 andares, oferecerá pronto atendimento adulto e infantil, Hospital day care, Centro de Infusão, Serviço de Hemodiálise e salas cirúrgicas para procedimentos de baixa complexidade. O centro contará também com a operação do Alta Medicina Diagnóstica, integrada ao complexo, para Análises Clínicas, Vacinas, Ressonância, Tomografia, Raio x, Espaço da Mulher (Colposcopia, Vulvo, Mamografia, USG geral, USG Fetal, DO) e Cardiologia (Eco, Teste, Eletro, Mapa e Holter). A empresa diz que oferecerá ainda um inovador conceito de web checking, por meio do uso de inteligência artificial, que possibilita o cadastro remoto e uma experiência única, sem contato, passando pela linha de cuidado (atenção secundária e terciária).

Nova marca e posicionamento 

Para comunicar à sociedade sobre o novo modelo de ecossistema e também a nova marca, a agência CP+B criou uma campanha de comunicação integrada, que vai ao ar no dia 28 de abril, com um filme que trará a mensagem sobre cuidar das pessoas por toda a vida, por meio do filme “Para toda a vida”, com visibilidade por meio de uma campanha on e offline, que contempla TV, impresso e os principais canais digitais.

“Estamos construindo um modelo que integra todas as etapas da jornada de cuidado, da prevenção e atenção primária à medicina de alta complexidade, proporcionando à sociedade uma medicina mais preditiva, personalizada e acessível. A campanha traduz essa essência e nosso propósito de transformar a saúde em algo que as pessoas desejam e que o mundo precisa”, completa Pedro Bueno.

O novo posicionamento busca reforçar a sua missão perene de tornar o setor mais ágil, eficiente e sustentável, utilizando a tecnologia e a inteligência de dados em prol de um modelo de gestão que privilegia o cuidado integral com a saúde. O conceito também traz a mensagem de que este novo ecossistema cuida das pessoas em todas as diferentes fases da vida, promovendo uma jornada de saúde mais positiva e eficiente – tanto para pacientes como para médicos.

“Como ecossistema, a nova Dasa oferece, de ponta a ponta, a assistência correta em cada esfera da atenção à saúde. Ou seja, vamos sair da visão de cuidados episódicos e fragmentados da doença para cuidar da saúde de forma mais preventiva, preditiva e personalizada. O nosso propósito passa a ser ‘a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa”, explica Allan Macintyre, diretor de Marketing da Dasa.

Identidade visual renovada

Para ilustrar esse novo momento, a marca teve sua identidade visual renovada: um símbolo integrado, em movimento de expansão; uma linha contínua, que une e apresenta a Dasa como um ecossistema.

A nova marca considera o encontro das múltiplas empresas que formam a Dasa e valoriza seus atributos em comum (a linha contínua, os tons de azul e a integração). “É um caminho que nasce do ‘estar de frente, do enxergar por inteiro, olho no olho’, trazendo simetria para colocar todas as pessoas no mesmo nível de atenção e importância”, complementa Macintyre.

Além disso, tem o objetivo de valorizar o que humaniza, inspira e provoca empatia, a partir de letras que realmente se colocam uma no lugar da outra. Pode também, claro, ser compreendida como a leitura de uma fita genética, conectando a origem da Dasa com a origem de toda vida.

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Quatro pilares

Nessa transformação, a jornada de saúde do paciente foi organizada em quatro grandes pilares – os pontos de partida para trazer a essência desta nova marca:

Cuidado que acolhe (olha o indivíduo de forma integral e cuida dele ao longo da vida).


Parceria que empodera (para gerar autonomia e facilitar a vida de médicos, pacientes e operadoras).


Tecnologia que descomplica (dá fluidez e eficácia).


Ciência que transforma (transforma ciência em saúde).

Campanha de comunicação

“Estamos bem felizes com mais esta importante conquista para a CP+B Brasil, que traz o desafio de ajudar o time Dasa a estabelecer este novo segmento de ecossistemas de saúde, por meio da construção da marca de uma empresa deste porte. Este é um desafio de respeito, principalmente pelo fato de a empresa fazer parte de um segmento que está tão em evidência, por sua importância para o setor e para o país num cenário como o que estamos vivendo”, afirma Vinicius Reis, que é CEO e sócio da agência com os CCOs Marcos Medeiros e André Kassu.

O objetivo deste primeiro movimento de comunicação é não apenas integrar a Dasa ao dia a dia dos brasileiros, como elevar seu reconhecimento como a marca do setor de saúde na qual todos podem confiar e com a qual podem contar durante toda a vida no cuidado à saúde. A partir de uma linguagem inovadora, próxima e atraente, a campanha se estende a diversas plataformas.

Um projeto especial será veiculado nos principais jornais com anúncio na capa informando que, pela primeira vez na história daqueles veículos, o caderno de saúde virá antes dos outros. Na página seguinte, o leitor saberá o motivo: “Nasce a maior rede de saúde integrada do Brasil”. A campanha também terá mais de 5 mil telas (outdoors) em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, praças estratégicas para a Dasa.

Dasa anuncia integração de negócios

“Mais do que uma nova marca, estamos implementando uma nova forma de pensar e operar saúde no Brasil, um novo jeito de entregar produtos e serviços para o mercado. Usamos a tecnologia e a inteligência de dados a favor de uma experiência fluida, que entrega, além da agilidade e eficiência, acolhimento e cuidado integral, gerando valor para todos os stakeholders da cadeia”, comenta Allan.  “A partir de agora, somos uma nova Dasa. Uma rede de saúde integrada para cuidar das pessoas, por inteiro, para toda a vida”, conclui Macintyre.

Ecossistema Dasa em números 

Mais de 40 mil colaboradores.


Relacionamento com 250 mil médicos.


Atendimento a mais de 20 milhões de brasileiros por ano, o que significa aproximadamente 10% da população.


Processamento de mais de 260 milhões de exames realizados em mais de 900 unidades em todo o país por meio de 59 marcas de medicina diagnóstica, hospitais e marcas B2B.


Curva de crescimento da receita líquida, na ordem de 14% ano contra ano (2015 a 2019).

Contribuição social da Dasa no combate à pandemia 

Um dos protagonistas do teste para diagnóstico da Covid-19 no Brasil.


Primeiros a identificar a variante inglesa (B1.1.7) do coronavírus no país.


Desenvolvimento e comercialização de 10 novos testes de identificação da Sars-Cov-2.


Desenvolvimento de parcerias para o uso de Inteligência Artificial no diagnóstico de doenças respiratórias.


Alocação de R$ 50 milhões em iniciativas de impacto social positivo, dentre as quais a implementação, em parceria com o Ministério da Saúde, do Centro de Diagnóstico Emergencial para o processamento de testes para detecção da Covid-19 junto ao SUS. No ano, os testes representaram 27% do total de exames realizados pela saúde pública no Brasil.


Realização de 6,3 milhões de exames de diagnóstico de Covid desde o início da pandemia.

 



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