Gestão e Qualidade, Política | 3 de junho de 2019

Conheça alguns dos desafios que o Ministro da Saúde abordará em evento da FEHOSUL

Mandetta é atração do Seminários de Gestão: Desafios da Saúde, nesta sexta-feira (7)
Conheça alguns dos desafios que o Ministro da Saúde abordará em evento da FEHOSUL

A segunda edição de 2019 do Seminários de Gestão, a realizar-se no dia 7 de junho, terá como tema Desafios da Saúde. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). O Seminários de Gestão é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). As inscrições podem ser realizadas através deste link . Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail diretamente para o administrativo@fehosul.org.br


O patrocínio desta edição é do Banrisul, de MSD e Astellas, empresas do ramo farmacêutico e da operadora de planos de saúde Unimed Porto Alegre. A certificação será concedida pela faculdade Fasaúde/IAHCS, e os apoiadores são IAHCS Acreditação e portal Setor Saúde – canal de comunicação oficial do evento.


O ministro da Saúde, médico Luiz Henrique Mandetta, é uma das atrações do evento, com a palestra Desafios Nacionais da Saúde Brasileira. Ao Setor Saúde, de forma exclusiva, Mandetta adiantou alguns tópicos que serão abordados no evento.

Fortalecimento da atenção primária é prioridade

A atenção primária é um tópico prioritário na atuação do ministro, que abordará o tema no Seminários de Gestão. “Vamos falar sobre os principais gargalos e os novos desafios, como o fortalecimento da atenção primária. Já iniciamos ações para transformação e ampliação dos serviços oferecidos à população na Unidades de Saúde da Família”, afirma.


Mandetta também fala sobre os estímulos que serão dados aos municípios que mantiverem as Unidades Básicas de Saúde com atendimento em horário prolongado. “Dobraremos os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento de suas unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana. Um modelo a ser seguido e implementado por todo o Brasil”, explica o Ministro da Saúde.


A volta de doenças que estavam erradicadas há poucos anos exige grandes esforços da pasta, ressalta o ministro. “Um grande desafio é o aumento da cobertura vacinal de diversas doenças, como gripe, sarampo, poliomielite, tuberculose, entre tantas outras, que caíram de forma preocupante. Algumas doenças já estavam erradicadas do Brasil e voltaram a assolar a população. Mudar essas realidades são alguns dos compromissos do Ministério da Saúde”, salienta Mandetta.

A oportunidade de debater os Desafios da Saúde é saudada pelo ministro. “Conversar sobre desafios da saúde é sempre importante. Nos faz refletir, traçar estratégias e achar soluções para os problemas que temos enfrentado no Sistema Único de Saúde. É uma boa oportunidade para explicar nossas ações, nesses meses iniciais à frente do Ministério da Saúde, e informar quais serão os próximos passos, buscando o SUS que queremos, com mais serviços, mais gestão, mais qualidade no atendimento da nossa população”, conclui o médico ortopedista que tem a missão de liderar nacionalmente os esforços por uma saúde de maior qualidade e acessível à toda população.

bio_mandetta

Desafios da Saúde

Além da presença do ministro da Saúde, o Seminários de Gestão, nesta edição, contará com as palestras da secretária estadual de Saúde do RS, Arita Bergmann, que abordará os Desafios da Saúde no âmbito do Estado. Também estará presente o presidente do IHF e CBEXS, Francisco Balestrin, com a palestra Desafios do Futuro do Hospital. O Seminários de Gestão – Desafios da Saúde, terá ainda a presença do superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, expondo o instigante tema  Gestão do Corpo Clínico para Geração de Valor ao Paciente.

Programa (07 de junho de 2019, em Porto Alegre)

12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

13:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)

13:10 [ Desafios Nacionais da Saúde Brasileira ]  

Luiz Henrique Mandetta (Ministro da Saúde)

13:50 [ Desafios da Saúde no Rio Grande do Sul ] 

Arita Bergmann (Secretária de Saúde do RS)

14:30 [ Desafios do Futuro do Hospital ] 

Francisco Balestrin, (presidente da IHF – International Hospital Federation e do CBEXs – Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde)

15:10 [ INTERVALO ] 

15:40 [ Gestão do Corpo Clínico para Geração de Valor ao Paciente ] 

Mohamed Parrini (Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento)

16:30 [ Debate sobre os Desafios da Saúde ] 

Luiz Henrique Mandetta

Arita Bergmann

Francisco Balestrin

Mohamed Parrini

17:15 [ ENCERRAMENTO ]  

Inscrições aqui.

06_07_Save_The_Date_Novo_ss_PALESTRANTES

VEJA TAMBÉM