Estatísticas e Análises | 14 de janeiro de 2019

Confira o número atualizado de usuários de planos de saúde no Brasil

Levantamento aponta queda de 1,43% no número de beneficiários do Rio Grande do Sul
Confira o número atualizado de usuários de planos de saúde no Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou o número de beneficiários de planos de saúde no Brasil, relativos ao mês de novembro. Os dados foram disponibilizados pela Sala de Situação, ferramenta disponível no site da agência reguladora. Agora, o país registra 47,22 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares em 751 operadoras ativas com beneficiários.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o levantamento registra crescimento entre os planos empresariais e individuais.  Os planos empresariais ganharam, no período, 877.280 novos beneficiários na modalidade, enquanto os planos individuais ganharam 216.058 novos beneficiários no mesmo período. A ANS ressalta que os dados podem sofrer modificações retroativas em função das revisões efetuadas mensalmente pelas operadoras.

No recorte por estado, 17 registraram crescimento de consumidores em planos de assistência médica (em números absolutos) no período de um ano (novembro de 2017): Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Os estados com maior aumento foram Distrito Federal, Espírito Santo e Mato Grosso, respectivamente.

Operadoras com maior número de beneficiários no Brasil

Em novembro, as três operadoras que apresentaram o maior número de beneficiários em planos médico-hospitalares no Brasil são:

Amil (3.420.083 de beneficiários)

Bradesco Saúde (3.356.419)

Hapvida Assistência Médica (2.307.978)

Juntas, as três operadoras somam 9.084.480 beneficiários, o que representa 19% do total de beneficiários. A gaúcha Unimed Porto Alegre aparece na 10ª posição nacional, com 644.013 beneficiários.

Os 5 estados com maior número de beneficiários de planos médico-hospitalares

Em novembro, os cinco estados brasileiros que apresentaram maior número de beneficiários de planos médico-hospitalares são os seguintes:

1) São Paulo – Apresenta 17.146.202 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Amil, Notre Dame Intermédica e Bradesco Saúde.

2) Rio de Janeiro – Apresenta 5.360.938 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Amil, Bradesco Saúde e Unimed Rio.

3) Minas Gerais – Apresenta 5.106.938 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Unimed Belo Horizonte, Medisanitas Brasil e Central Nacional Unimed – Cooperativa Central.

4) Paraná –  Apresenta 2.864.347 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Unimed Curitiba, Clinipam Clínica Paranaense de Assistência Médica e Unimed Londrina.

RS (5°) apresentou queda no nº de usuários – O levantamento aponta queda de 1,43% no número de beneficiários do Rio Grande do Sul em relação a outubro. O RS é o quinto estado com maior número de beneficiários. Agora, o estado registra 2.592.412 beneficiários, com 416 operadoras ativas com beneficiários. A operadora com o maior número de beneficiários no RS segue sendo a Unimed Porto Alegre.

Confira as cinco operadoras com o maior número de beneficiários no Rio Grande do Sul:

1) Unimed POA

2) Unimed Nordeste RS

3) Centro Clínico Gaúcho

4) Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

5) Central Nacional Unimed – Cooperativa Central

A Sala de Situação pode ser acessada no link.

 

Com informações da ANS. Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM

Por precaução, Anvisa suspende uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes

A Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10) a suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. Segundo o órgão regulador, a recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito com as vacinas contra Covid-19 em uso no país. A medida, completa a Anvisa, tem base no “princípio da precaução”. Existe
Atazanavir, Sofosbuvir e Daclatasvir

Tacchini participa de pesquisa com antivirais para combater a Covid-19

O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) está participando de mais um braço de estudos do Coalizão Covid Brasil. Conduzido pelos hospitais que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do SUS (PROADI-SUS), o Coalizão IX, batizado de Revolution, tem como objetivo estudar a eficácia e segurança de antivirais já utilizados no combate a outras doenças,

Ferramenta que analisa exames de imagens irá ampliar a participação de pacientes da Santa Casa em pesquisas clínicas  

Para ampliar a elegibilidade e a participação dos seus pacientes em pesquisas clínicas, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre incorporou a ferramenta Medexprim, líder europeu especializado na extração de conjuntos de dados complexos. Agora, qualquer paciente que realizar seus exames de imagem na instituição (como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros) poderá