Mundo | 9 de janeiro de 2015

Cinco alimentos que devem ser evitados para ter uma pele saudável

Cleveland Clinic recomenda cautela no consumo de certas substâncias
Cinco alimentos que devem ser evitados para ter uma pele saudável

Bons cuidados com a pele vão além de se proteger do sol e da limpeza diária. É no maior órgão do corpo humano que ficam registradas de forma mais evidente as marcas da passagem do tempo, mas também as escolhas feitas ao longo da vida.

No verão, e até mesmo no inverno, (veja dicas aqui ) é muito importante usar protetor solar, mas a alimentação também tem papel importantíssimo a longo prazo. O bom cuidado com a pele retarda o processo natural de envelhecimento, combate problemas de saúde como o câncer de pele, e a alimentação é um fator determinante para uma pele saudável. Há uma abundância de alimentos – ricos em vitamina A, C, D, Ômega-3 e zinco – que ajudam a prevenir a inflamação, reduzir acne e deixar a pele melhor. Da mesma forma, uma alimentação prejudicial pode gerar complicações para a saúde.

Para ajudar nas melhores escolhas para a dieta, a conceituada Cleveland Clinic (EUA), elaborou uma lista com cinco alimentos que mais prejudicam uma pele saudável.

1. Açúcar – Estudos descobriram que dietas ricas em glicose ou frutose afetam o chamado “crosslinking” de colágeno da pele. Proteínas como o colágeno, responsável pela força e elasticidade da pele, ficam desregulados com a ingestão elevada de açúcar. Quando isso acontece, a suavidade da pele se perde, levando às rugas.

2. Alimentos com alto índice glicêmico – Pão branco, massas brancas e batatas, bem como bebidas açucaradas e snacks. Estudos internacionais sugerem que esse tipo de alimento, com alto índice glicêmico, causa acne para muitas pessoas. Uma dieta rica desses alimentos faz o corpo produz níveis mais altos de insulina, o que pode desencadear uma reação em cadeia associada ao desenvolvimento de acne.

3. Sal – Assim como outras formas de sódio, o sal pode adicionar sabor à comida, mas em excesso fazer muito mal para a pele. Muito sódio pode desidratar a pele e fazer com que o corpo retenha água, resultando em “bolsas” sob os olhos e outros sinais visíveis.

4. Derivados do leite – Fontes lácteas contêm muitos hormônios, incluindo certos tipos de esteróides e hormônios de crescimento, que também estimulam a acne. O mesmo vale para produtos em pó (entre eles os suprimentos alimentares) que contém proteínas e soro de leite.

5. Gorduras saturadas – Carne vermelha, queijo, manteiga e óleos hidrogenados são ricos em gorduras saturadas. Esses alimentos estão associados ao aumento de insulina. Esse fator estimula a produção dos hormônios sexuais que aumentam a produção de acne. Dietas à base de plantas, com baixo teor de gordura, ricas em fibras e dietas vegetarianas reduzem as concentrações sanguíneas e funcionam como um saudável contraponto para equilibrar a dieta.

VEJA TAMBÉM