Estatísticas e Análises | 16 de março de 2022

Ciência no Brasil: Dasa amplia a produção científica e publica 252 artigos em 2021

Publicações da Dasa aumentaram em 50% de 2020 para 2021. Os principais temas são inteligência artificial, genômica, oncologia, radiologia e Covid-19
Dasa amplia a produção científica e publica 252 artigos em 2021

A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, com o apoio do Instituto de Ensino e Pesquisa Dasa (IEPD), entidade sem fins lucrativos da qual a empresa é a principal mantenedora, publicou 252 artigos em revistas científicas em 2021. O número – referente apenas a publicações em revistas indexadas – representa um crescimento de mais de 50% em relação à 2020.

Nos dois anos de pandemia, médicos e cientistas vinculados a Dasa, com o apoio do IEPD, produziram 69 artigos científicos relacionados diretamente à Covid-19. Entre eles, 24 estudos foram publicados em revistas como Nature, Lancet, Science e New England Journal of Medicine, consideradas como de alto impacto científico.

Um artigo publicado na Nature Medicine, por exemplo, traz um modelo de Inteligência Artificial robusto e altamente generalizável para ajudar na triagem de pacientes com Covid-19. O estudo destaca a importância do Aprendizado Federado (método utilizado para treinar IA com dados de múltiplas fontes, mantendo o anonimato dos pacientes) e a otimização do processo, agilizando o compartilhamento dos dados de forma segura e eficiente.

“Temos publicado, de maneira constante, artigos de altíssimo impacto na literatura médica em áreas como inteligência artificial, genômica, oncologia, radiologia e Covid-19. A parceira com o IEPD reflete a visão da Dasa de integrar a experiência da prática clínica com a geração de conhecimento científico, gerando valor para toda a cadeia de saúde”, conta Flavia Paiva Lopes, coordenadora executiva do IEPD.

Artigos em periódicos como Nature, Science, The Lancet, BMJ Journals, PNAS, JACC JournalsAnnals of Neurology, Radiology, Endoscopy, Pubmed,Obesity Reviews e Emerging Infectious Diseases vêm elevando o perfil da Dasa e do IEPD como um dos destaques na geração do conhecimento médico e científico de alto nível no Brasil.

Com mais de 40 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, a Dasa possui 15 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e as novas aquisições que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil.



VEJA TAMBÉM