Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 24 de março de 2022

Avaliadores do MEC visitam o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo

Objetivo é certificar as condições de ensino do Curso de Medicina da UFFS
Avaliadores do MEC visitam o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo

Nesta semana, técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), estão realizando uma visita à Passo Fundo (RS) para avaliar as condições das instalações externas de ensino do Campus de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e emitir um certificado de qualidade. O Hospital São Vicente de Paulo é local de campo de prática dos acadêmicos e, por este motivo, José Francisco de Sales Chagas e André Falcão Pedrosa Costa percorreram as instalações das Unidades Teixeira Soares e Uruguai a fim de conhecer os espaços de estágio.

Os avaliadores do MEC foram recepcionados pelo Superintendente Executivo Ilário De David e pelo Diretor Técnico Médico Dr. Adroaldo Mallmann que apresentaram os diferenciais e investimentos do Hospital, no que diz respeito aos serviços de baixa, média e alta complexidade, além de explicarem como funciona a rotina de aprendizado dos alunos do curso de Medicina e dos Programas de Residência Médica. A visita também foi acompanhada por integrantes do Corpo Clínico, Dra. Giovana Donato e Dr. Alexandre Tognon, e pelo Gerente Corporativo de Enfermagem José Olavo Lupatini Filho. Os técnicos passaram por setores com grande movimento e intenso aprendizado como, por exemplo, Emergência, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia.

Primeira turma de residentes em 1976

Segundo o HSVP, a instituição oferece um campo muito rico para a construção do conhecimento para os doutorandos de três turmas do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, no total são 93 acadêmicos que estão distribuídos em várias áreas. O Dr. Adroaldo Mallmann relatou aos avaliadores que somos uma Instituição centenária referência em atendimentos de saúde e modelo para a formação de profissionais. “A primeira turma de residentes do São Vicente é de 1976, imagina o quanto crescemos neste período em quesitos técnicos e educacionais. Não temos dúvidas que dispomos de ótimos preceptores preparados para orientar cada um dos estudantes que integram as equipes. Então, para nós, é muito importante essa parceria com a UFFS”.

Na ocasião, a UFFS foi representada pelo diretor do Campus Dr. Julio Stobbe, pelo coordenador do Curso de Medicina, Dr. Rogério Tomasi Riffel e pelo coordenador Acadêmico Dr. Leandro Tuzzin que também prestaram esclarecimentos sobre a parceria entre as Instituições. “Essa visita de reconhecimento é fundamental porque vai carimbar o curso de Medicina efetivamente com uma nota. E isso vai nos dizer se estamos no rumo certo ou se ainda temos que ter melhorias no Curso de Medicina. Agora, é só aguardar a validação do nosso trabalho que foi adiada em função da pandemia”, explicou o Diretor Dr. Júlio Stobbe.

Durante a visita os acadêmicos da Universidade Federal fizeram questão de demonstrar o carinho que sentem pelo Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Jarbas Rygoll, do oitavo nível de Medicina da UFFS, disse que se sente privilegiado em praticar medicina na Instituição. “O HSVP é o maior Hospital do interior do estado, maior em número de leitos e com investimentos constantes em qualificação profissional. Isso se reflete na excelência do serviço e também na nossa educação médica, onde temos sempre os preceptores praticando as condutas mais atualizadas. Aqui é, indiscutivelmente, o melhor!”.

Texto e foto: Ana Paula Koenemann/ Comunicação HSVP Passo Fundo. Edição SS.

 

 



VEJA TAMBÉM