Gestão e Qualidade | 5 de dezembro de 2018

ANS coordena projeto de indicadores de qualidade para hospitais em parceria com o Hospital Moinhos de Vento

Primeira reunião ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro
ANS coordena projeto para construção de indicadores de qualidade para hospitais em parceria com o Hospital Moinhos de Vento

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sediou, nos dias 27 e 28 de novembro, a primeira reunião do Comitê Gestor do projeto Consórcio Nacional para Mensuração de Desfechos em Saúde, que tem como objetivo construir um painel de indicadores de saúde que avaliem a qualidade dos hospitais privados em todo o País, tendo como subsídios dados provenientes do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss).

O projeto é coordenado pela ANS e acontece no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, contando ainda com a colaboração de outros hospitais de excelência no País.

A contribuição da ANS passa pela experiência adquirida com o Qualiss e com o Programa de Monitoramento de Indicadores da Qualidade de Prestadores de Serviço de Saúde (PM-Qualiss), que possuem 17 indicadores gerais, voltados a padrões de segurança e qualidade, tais como: Conformidade com os padrões de cirurgia segura, Tempo de espera na urgência e emergência, entre outros.

Além do PM-Qualiss, também serão apreciados indicadores que considerem a impressão do paciente quanto ao seu tratamento, ou seja, após sua passagem pelo hospital, e indicadores por linhas de cuidado específicas, como por exemplo, neoplasias, doenças cardiovasculares, entre outras.  “O projeto deverá produzir uma base de dados coletada e analisada que poderá ser usada pela sociedade em geral, trazendo maior transparência para o setor como um todo”, explica Anete Maria Gama, coordenadora de Avaliação e Estímulo à Qualificação de Prestadores.

Segundo a ANS, a expectativa é que o usuário dos serviços de saúde no Brasil passe a ter acesso a informações sobre a qualidade do serviço prestado pelas instituições de saúde no Brasil e aumente sua participação na gestão da própria saúde.

 

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