Adolescentes com excesso de peso sofrem maior chance de desenvolver câncer de cólon na idade adulta
Estudo analisou dados de 1,7 milhões de jovens israelenses por quase 40 anos
Os adolescentes com excesso de peso aos 17 anos sofrem com uma chance significativamente maior de desenvolver câncer de cólon na idade adulta. Além disso, aqueles considerados obesos nessa idade também apresentaram maior risco de câncer de reto, de acordo com um novo estudo.
O relatório analisou quase dois milhões de jovens israelenses que foram pesados entre 1967 e 2002, antes da inclusão ao exército. Seus pesos foram mais tarde verificados no registro nacional de câncer de Israel.
A obesidade é um fator de risco conhecido quando falamos de câncer de cólon, mas estudos anteriores relataram resultados mistos sobre o excesso de peso na adolescência. “Enquanto muitos dos estudos anteriores se baseavam no peso corporal lembrado ou auto-relatado, o novo estudo usou medidas reais de peso durante os exames de saúde”, explica um dos autores do estudo e médico das Forças de Defesa de Israel, Dr. Gilad Twig.
A análise, publicada na Journal of Cancer, incluiu pouco mais de um milhão de homens e cerca de 700 mil mulheres. Ao longo de um acompanhamento de 23 anos, os pesquisadores identificaram 1.977 casos de câncer de cólon e retais entre os homens e 990 casos entre as mulheres.
O médico acredita que esse estudo deve ser uma “bandeira” para combater a obesidade. “Mesmo se você estiver perfeitamente saudável aos 17, mas com excesso de peso ou obesidade, você tem um risco aumentado ( para os câncer de cólon e reto) em 50%”, disse o Dr. Twig.