Gestão e Qualidade | 21 de agosto de 2024

A relação entre a acreditação e o modelo de gestão

Em artigo, Dilnei Garate, Avaliador do IAHCS Acreditação analisa como a acreditação da ONA pode ajudar a consolidar um modelo de gestão mais claro e assertivo.
A relação entre a acreditação e o modelo de gestão

Dentre inúmeras situações pelas quais as Organizações passam, uma delas diz respeito ao MODELO DE GESTÃO.

Nesses mais de 37 anos de atuação em OPSS – Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde ouvi de muitos gestores dúvidas em relação à qual MODELO DE GESTÃO adotar.

O que posso afirmar é que não se observa algum modelo de gestão pronto, uma “receita de bolo” que possa  ser entendida e aplicada simplesmente, sem que haja o completo entendimento da Organização, sua natureza, suas características, cultura e peculiaridades.

No entanto, através de minha atuação como Avaliador Líder do SBA/ONA – Sistema Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação, evidenciei e, inclusive indiquei, que a adesão a este sistema e, consequentemente, o atendimento pleno dos mais de 2.400 requisitos dos três níveis de certificação tem se mostrado como um excelente MODELO DE GESTÃO!

A lógica com a qual o Manual Brasileiro de Acreditação está concebido e a maneira como seus requisitos estão apresentados, dá ao gestor a possibilidade de contar com um “GUIA” que pode orientar o MODELO DE GESTÃO a ser adotado na Organização.

Conhecer o Sistema, entender seus conceitos e requisitos e, principalmente, organizar a Empresa para ser avaliada é, sem dúvidas, um ótimo caminho a seguir para quem ainda tem dúvidas sobre seu MODELO DE GESTÃO.


Dilnei Garate, Administrador Hospitalar, Avaliador Líder do SBA/ONA/IAHCS Acreditação.


 

VEJA TAMBÉM