Gestão e Qualidade | 30 de dezembro de 2025

HSJosé de Criciúma encerra 2025 com avanços históricos e fortalecimento da missão de cuidar

O principal destaque do ano foi a inauguração do Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, edificado pela Construtora TEDESCO.
HSJosé de Criciúma encerra 2025 com avanços históricos e fortalecimento da missão de cuidar-

O ano de 2025 será lembrado como um período de grandes conquistas para o Hospital São José, de Criciúma. Com entregas estruturais importantes, números expressivos na assistência, ampliação de serviços, investimentos em tecnologia, ensino e humanização, a instituição reforçou seu papel como referência em saúde para Santa Catarina, nos atendimentos por convênios, particular e para o Sistema Único de Saúde (SUS).



O principal destaque do ano foi a inauguração do Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, um complexo que simboliza crescimento, modernização e fortalecimento da missão institucional. Pensado para ampliar a capacidade assistencial e qualificar o atendimento à população, o novo Centro foi edificado pela construtora TEDESCO (Grupo HTB) e reúne serviços importantes em um ambiente moderno, funcional e acolhedor. Pouco tempo após a inauguração, o espaço iniciou suas operações, ampliando o acesso da comunidade a atendimentos especializados e fortalecendo a estrutura do Hospital São José como referência regional em média e alta complexidade.

construtora tedesco saude sc

“O Centro Madre Teresa é resultado de um planejamento cuidadoso e de uma visão de futuro voltada à ampliação da capacidade assistencial do Hospital São José. Ele nos permite qualificar ainda mais os serviços, organizar fluxos, incorporar tecnologia e, principalmente, ampliar o acesso da população a atendimentos especializados”, destaca o diretor executivo do HSJosé, Juliano Petters.

hsjose centro madre teresa

Números que refletem compromisso com o SUS e com a vida

Ao longo de 2025, o Hospital São José ultrapassou a marca de 260 mil atendimentos, sendo 82% destinados ao SUS (índice que supera 92% quando consideradas as pontuações do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS). O volume assistencial consolida o Hospital como o segundo maior de Santa Catarina em atendimentos ao SUS.

No mesmo período, foram registradas mais de 16 mil internações, reforçando a capacidade instalada e a confiança da população nos serviços prestados. A área cirúrgica apresentou resultados expressivos, como as mais de mil cirurgias, somente na área oncológica, realizadas e a marca histórica de mais de 100 transplantes renais realizados desde o início do serviço na instituição, evidenciando a maturidade técnica das equipes e a relevância do Hospital na rede estadual de saúde. Até o dia 30 de dezembro, também foram realizadas 27 captações de órgãos na instituição, superando o número totalizado de 2024.

Outro avanço importante foi a eliminação da fila regional de cirurgias cardíacas de alta complexidade, um feito que impacta diretamente a qualidade de vida dos pacientes e demonstra eficiência na gestão dos serviços. A entrega da reforma da Unidade Santa Clara também foi um marco importante neste ano que se encerra, qualificando ainda mais o atendimento humanizado aos pacientes do SUS.

Alta complexidade, inovação e novos serviços

O Hospital São José seguiu fortalecendo sua atuação como referência em atendimentos de alta complexidade. O Centro Cirúrgico da instituição se consolida a cada ano como um espaço com tecnologia, inovação e segurança, garantindo maior precisão nos procedimentos e melhores desfechos clínicos.


MK-0179-25-Banner-Seminário-de-Gestão-600x313px


O ano também foi marcado pela ampliação do portfólio de serviços, como a implantação do Serviço de Oxigenoterapia Hiperbárica, em parceria com a KN Life Care, agregando novas possibilidades terapêuticas ao cuidado dos pacientes. O Centro de Especialidades Médicas consolidou-se como espaço de atendimento integrado, oferecendo conforto, agilidade e resolutividade. Já o Centro de Diagnóstico por Imagem manteve-se como pilar importante, com exames de ressonância magnética, tomografia, raios-X, ultrassonografia e outros serviços de alta precisão.

centro madre teresa hsjose

De acordo com Juliano, o fortalecimento da alta complexidade e a ampliação dos serviços fazem parte de uma estratégia contínua para oferecer atendimento de excelência a toda a comunidade.

“Investir em tecnologia, inovação e novos serviços é fundamental para garantir atendimento resolutivo, seguro e alinhado às necessidades da população. O fortalecimento do nosso Centro Cirúrgico, a implantação da oxigenioterapia hiperbárica e a consolidação dos centros de especialidades e de diagnóstico por imagem refletem o compromisso do Hospital São José com a excelência assistencial, a ampliação do acesso e a sustentabilidade dos serviços”, afirma.


banner-iahcs-ss


Qualidade, segurança e reconhecimento institucional

O compromisso com a excelência assistencial e a segurança do paciente foi reconhecido ao longo de 2025 por meio de importantes certificações. O Hospital São José foi recertificado como signatário do Movimento ODS, atingiu 95% de conformidade em práticas de segurança do paciente, segundo relatório da Anvisa, recebeu novamente o certificado Diamond pela excelência no atendimento aos pacientes com AVC. O destaque no atendimento ao AVC também rendeu ao Hospital uma homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, reconhecendo a relevância do serviço prestado à população. Outro destaque foi o reconhecimento nacional por boas práticas em segurança cirúrgica, recebido em São Paulo.

certificado diamond avc hsjose

“Esses resultados reforçam a cultura de qualidade, governança e melhoria contínua que adotamos como instituição. Somos um Hospital que cresce com responsabilidade, graças ao comprometimento de cada colaborador, de cada médico e de cada profissional de saúde, que diariamente se dedicam a oferecer o melhor cuidado possível. Todas essas conquistas são fruto de um trabalho coletivo”, reforça a diretora institucional do HSJosé, Irmã Terezinha Buss.

Ensino, formação e produção de conhecimento

A vocação educacional das Irmãs Escolares de Nossa Senhora seguiu sendo um dos pilares do Hospital São José. Em 2025, novos médicos residentes concluíram seus programas de formação e novos profissionais iniciaram suas especializações na instituição, fortalecendo a qualificação da assistência e contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a ética e o cuidado humano.

O Centro de Ensino e Pesquisa do HSJosé lançou o curso de Ultrassonografia Point of Care (POCUS), ampliando as oportunidades de capacitação. O Hospital também teve participação em estudos internacionais, reforçando sua inserção em redes de pesquisa, inovação e produção de conhecimento científico.

Tecnologia, acesso, gratidão e compromisso com o futuro

A inovação digital ganhou destaque com o lançamento do novo aplicativo do Hospital São José, que permite acesso a exames, agendamento de consultas e maior agilidade no atendimento. A aproximação com a comunidade também foi fortalecida por meio de ações como o Hospital na Praça, levando orientações de saúde e serviços para fora dos muros da instituição. Internamente, o cuidado com quem cuida foi prioridade, com a inauguração de novos espaços de descanso, acolhimento e bem-estar para colaboradores e corpo clínico.

governador sc hsjose

Segundo a Irmã Terezinha Buss, 2025 foi um ano marcado por emoção, gratidão e sentido de missão cumprida. “Cada conquista que celebramos neste ano carrega o esforço silencioso e generoso de muitas pessoas. Somos um Hospital feito de gente que cuida, que acolhe e que permanece, mesmo diante dos desafios. Nossa gratidão se estende aos colaboradores, aos médicos, aos benfeitores, às empresas parceiras, aos doadores, ao Governo de SC, aos deputados e a todos que acreditam e apoiam o Hospital São José. Esse apoio foi fundamental para que chegássemos ao final do ano com tantas conquistas e com a missão fortalecida”, afirma.

A mesma gratidão é compartilhada pelo diretor executivo da instituição. “Encerramos 2025 com resultados expressivos e entregas estruturais que fortalecem o Hospital São José como referência estadual. Ampliamos serviços, qualificamos a alta complexidade e investimos em tecnologia, segurança e inovação, sempre com foco na sustentabilidade da instituição. Para 2026, o desafio é seguir avançando, contando com o apoio dos médicos, colaboradores, benfeitores, parceiros e de toda a comunidade, para continuarmos nossa caminhada em favor da vida”, finaliza Juliano Petters.

Com informações HSJosé. Edição SS.

VEJA TAMBÉM