Gestão e Qualidade | 10 de janeiro de 2022

São Pietro Saúde comemora concessão de Hospital e projeta novas unidades em 2022

Sócios Daniel Giaccheri e Luciano Zuffo falam sobre o plano de expansão da instituição
São Pietro Saúde comemora concessão de Hospital e projeta novas unidades em 2022

Em 2021 o Grupo São Pietro Saúde completou 10 anos de atuação com um anúncio importante: a concessão do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (HBO). A conquista é reflexo do acelerado plano de expansão da instituição, comandada pelos sócios Daniel Giaccheri e Luciano Zuffo. A São Pietro é a 13ª instituição a participar da Série Especial do portal Setor Saúde, com CEOs de instituições de saúde do Rio Grande do Sul (saiba mais no final da matéria).

Além do HBO, Giaccheri e Zuffo detalham as demais conquistas de 2021, como inaugurações e a solidificação da empresa como uma das maiores referências no Rio Grande do Sul nas áreas de Urologia e Oftalmologia. Os sócios apresentam os planos para 2022, com a previsão de novas unidades a serem inauguradas. Eles abordam ainda as transformações do setor e como a São Pietro vem trabalhando para estar alinhada aos novos desafios. Na entrevista, Giaccheri e Zuffo também destacam tendências da saúde e gargalos a serem enfrentados em 2022 por governos e organizações.

Confira a entrevista completa.

2021: Prosseguimento do plano de expansão, inaugurações e conquista da concessão do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

Para Daniel Giaccheri, parte do ano de 2021 foi marcada pela diminuição do número de atendimentos em função da Covid-19. Porém, após o momento mais difícil, foi possível observar a retomada dos atendimentos. “Estamos colocando em prática um acelerado plano de expansão do Grupo São Pietro Saúde nos últimos anos, com investimentos significativos no Rio Grande do Sul. Enfrentamos no ano passado um dos momentos mais difíceis para o setor, pois, assim que deflagrada a pandemia da Covid-19, registramos uma queda grande no número de atendimentos – um cenário que impactou, principalmente, a saúde preventiva. A partir da adoção de medidas para garantir a segurança sanitária dos pacientes, bem como de campanhas de conscientização, em 2021 já passamos a observar a retomada nestes atendimentos, com uma busca da população por colocar em dia os exames de rotina e as cirurgias que foram adiadas em virtude da pandemia”, diz Giaccheri.

sao pietro unidade

Com um arrojado projeto de expansão, o ano de 2021 foi de importantes conquistas, afirma Giaccheri. A principal, sem dúvida, é a concessão do Hospital Banco de Olhos. “O ano de 2021, portanto, foi de continuidade do nosso projeto de crescimento do grupo. Chegamos ao Vale do Paranhana, inaugurando uma nova unidade de Uro & Oftalmo Center no município de Taquara. Recentemente, no início de dezembro, concretizamos o negócio com a Rede Verzeri, conquistando a concessão do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, o maior centro dedicado exclusivamente à Oftalmologia do Sul do país. ”

luciano zuffo-taquara

Para Luciano Zuffo, no ano em que completa um década de atuação, a São Pietro anuncia a oferta de uma rede mais completa. “Além disso, celebramos em 2021 nossos 10 anos de atividades com uma rede ainda mais completa, especialmente ao somar agora mais uma estrutura hospitalar. Com apenas uma década de trajetória no setor, já nos concretizamos como uma das maiores referências no Rio Grande do Sul nas áreas que temos como prioritárias: Urologia e Oftalmologia”, comemora.

2022: Incorporação de novas tecnologias, primeira unidade Uro & Oftalmo Center no Litoral Norte, inauguração unidade Pontal Shopping e transição da gestão no Hospital Banco de Olhos

Zuffo destaca novas tecnologias serão incorporadas em 2022. “Levamos como parte do DNA do Grupo São Pietro Saúde a humanização, o atendimento de alta qualidade e a permanente incorporação de novas tecnologias, possibilitando que os profissionais atuem com o que há de melhor no mercado da saúde. Neste sentido da aceleração digital, a pandemia exigiu dos gestores a celeridade em estruturar sistemas de atendimento à distância e integração de informações. Assim, o ano de 2022 é de continuidade desta tendência, e seguiremos atentos às novidades tecnológicas para incorporar em nossa rotina – desde equipamentos e operações para a equipe médica, até sistemas de gestão para otimizar os processos com nossos profissionais, parceiros e pacientes. ”

sao pietro tecnologia

“Temos previsto para o primeiro semestre de 2022 a inauguração de mais um Uro & Oftalmo Center, desta vez em Xangri-lá. Essa será nossa primeira unidade no Litoral Norte gaúcho, onde vamos estruturar um centro de referência em Oftalmologia e Urologia, com equipamentos de ponta e alto nível de qualificação dos processos e da equipe profissional”, diz Giaccheri. Ele destaca que também está prevista a inauguração da unidade no Pontal Shopping, na Zona Sul de Porto Alegre.

sao pietro saude poa xangrila

Zuffo lembra que ao longo de todo o ano de 2022 acontecerá a transição entre a São Pietro e a Rede Verzeri na gestão do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. “Em conjunto, iremos realizar um diagnóstico completo do estabelecimento, identificando onde podemos aprimorar ainda mais a gestão, os fluxos e a infraestrutura local. Já temos inclusive algumas projeções definidas para revitalizar a fachada (imagem abaixo) e os ambientes internos do HBO. ”

sao pietro saude hospital banco de olhos

Fusões e aquisições, formação de grandes redes e a busca pela eliminação de custos e desperdícios: como a São Pietro se posiciona

Segundo Zuffo, as empresas de saúde estão cada vez mais bem estruturadas, o que facilita o crescimento dos negócios. “De fato, o mercado da saúde está vivendo um momento de consolidação e muita maturidade. Há anos o setor vem se desenvolvendo no que se refere à gestão, com grupos verticalizados e fluxos internos aprimorados, que aumentaram a eficiência dos atendimentos. Desse modo, há uma sintonia entre a sustentabilidade do negócio e a melhora para os pacientes, visto que a partir da alta tecnologia e dos sistemas integrados as instituições de saúde têm o histórico de cada pessoa e podem fornecer um tratamento mais assertivo. Portanto, percebemos que os investidores e parceiros de mercado já consideram que as empresas da saúde estão bem estruturadas, com uma gestão coesa e que possibilita o crescimento dos negócios”, entende Zuffo.

sao pietro saude

Giaccheri completa: “No Grupo São Pietro Saúde, estamos seguindo essa lógica de colocar em prática uma gestão atual, eficiente, humanizada e sempre disposta a se atualizar com os avanços tecnológicos. Mais do que isso, viemos promovendo eventos e encontros entre os profissionais para fomentar o crescimento de todo o setor, pois acreditamos que o mercado da saúde como um todo se beneficia desta maturidade e profissionalismo. Desse modo, também mantemos diversas parcerias para criar um bom ambiente de trabalho – uma relação que vai desde nossa equipe, passando por parceiros comerciais, convênios privados, SUS, até a ponta final, que são os pacientes. ”

Tendências do setor de saúde

“Como citado anteriormente, há uma tendência clara de incorporação de cada vez mais tecnologias no dia a dia da saúde. Há um caminho sendo traçado no sentido de aprimoramento de fluxos, dinâmicas de atendimento online, telemedicina, entre outros movimentos que se expandem no ritmo da transformação digital”, diz Giaccheri.

sao pietro canoas

Zuffo completa: “Há também uma tendência de evolução de algumas especialidades da medicina, como é o caso da Urologia e da Oftalmologia. O envelhecimento da população brasileira tende a ter como consequência o aumento de patologias nestas duas áreas – no mesmo caminho, há um esforço do setor em desenvolver novas tecnologias e soluções para qualificar o atendimento e o tratamento das doenças prevalentes. Outro ponto importante é parte do legado de pandemia, com uma parcela significativa da população evitando a ida a grandes hospitais e priorizando os centros especializados de cada segmento. ”

Ensinamentos que a pandemia trouxe

Para Giaccheri, “os últimos anos mostraram que cada vez mais temos que ter uma gestão assertiva em termos de custo, logística de compras e processos. Durante a pandemia, a escassez e o aumento dos preços dos produtos gerou uma grande reflexão sobre como nos posicionar. Ao mesmo tempo em que os hospitais estavam lotados, víamos que as pessoas tinham medo de cuidar da saúde – uma grande dicotomia se pensarmos que a pandemia nos mostrou o quão importante é a prevenção. ”

“Outro ponto forte a ser reforçado foi o emprego de novas tecnologias na área médica, como a telemedicina. A pandemia acelerou a inovação e a adoção de novas tecnologias em todo o ecossistema da saúde. Isso reflete no número de health techs que surgiram nos últimos dois anos, por exemplo”, completa Zuffo.

sao pietro prime

Gargalos que deve ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2022

Giaccheri entende que em 2022 é preciso buscar o restabelecimento do fluxo normal de cirurgias e exames, seja na saúde pública como na suplementar. “Um grande gargalo que a pandemia trouxe foi o represamento de tratamentos eletivos e o represamento de diagnósticos tanto no sistema privado, quanto no público – sendo neste último um quadro ainda mais preocupante. Com isso, além de um olhar muito atento dos governantes em programas de restabelecimento do fluxo normal de cirurgias e exames que ficaram para trás durante a pandemia, há a necessidade de leis e processos que diminuam o gasto por falha de gestão no sistema de saúde – algo que hoje, segundo fontes do Ministério da Saúde, representa 9% do PIB e, se nada for feito em gestão e políticas de estimular a prevenção de doenças, teremos em 10 anos um salto para 20% do PIB. ”

PERFIL SAO PIETRO EXECUTIVOSPERFIL SAO PIETRO SAUDE


Sobre a Série Especial Setor Saúde

Pelo quarto ano consecutivo, o portal Setor Saúde publica a sua série especial com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as entrevistas serão publicadas diariamente a partir do dia 20 de dezembro. Não haverá publicações no período de festas de Natal e Ano Novo (dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, assim como em 1º e 2 de janeiro). Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 

 



VEJA TAMBÉM