Geral | 28 de março de 2014

Seis dicas para evitar a infecção hospitalar

O que os pacientes precisam saber e como devem agir
A Estratégia Oceano Azul e os centros de saúde

A infecção pode surgir antes da entrada do paciente no hospital, durante ou até mesmo após sua alta. A infecção tem sido tratada com maior abrangência pelos profissionais de saúde atualmente. A infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), ou healthcare-associated infection (em inglês), pode ser adquirida no hospital, através de procedimentos realizados em ambulatório e também em cuidados na casa do paciente. A infecção ocupacional é aquela adquirida por profissionais de saúde. 

Veja algumas recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), do governo americano:

1. CONVERSE COM SEU MÉDICO: Pergunte o que está sendo feito (quais medidas estão sendo adotadas pelo estabelecimentos de saúde) para evitar o aparecimento de infecções. Se você está usando um cateter, procure saber quantos dias serão necessários para usa-lo e quais cuidados ou sinais podem indicar alguma necessidade de troca ou indicio de infecção. Se você for realizar um cirurgia, pergunte se é necessário realizar algum  preparativo antes, como alimentação ou medicamentos que devem ser evitados.

2. HIGIENIZAÇÃO: Certifique-se de que qualquer pessoa lave as mãos antes de tocar você.

3. ATENÇÃO AOS ANTIBIÓTICOS: Pergunte se foram feitos testes para identificar se o antibiótico a ser ministrado é o correto.

4. CONHEÇA: Algumas infecções de pele são avermelhadas, dolorosas e pode ocorrer sangramento no local da cirurgia ou pelo cateter. Muitas vezes estes sintomas são acompanhados por uma febre. Informe o seu médico se sentir estes sintomas.

5. OBSERVE SE TIVER DIARRÉIA: Se você tiver 3 ou mais episódios de diarréia em 24 horas, especialmente se estiver tomando antibióticos, fale para seu médico.

6. PROTEJA-SE: Mantenha-se vacinado contra gripe e outras infecções para evitar complicações.

VEJA TAMBÉM