Mundo | 24 de julho de 2015

5 dicas para prevenir o câncer de cólon em pessoas jovens

Sintomas não devem ser ignorados
5 dicas para prevenir o câncer de cólon em pessoas jovens

Em geral, o câncer colorretal não é uma preocupação para pessoas mais jovens. No entanto, ao longo das últimas duas décadas, as taxas da doença em pessoas entre 20 e 49 anos têm aumentado significativamente, uma tendência que deve seguir aumentando.

Os pesquisadores estão tentando entender o por quê desse avanço. Sem dados definitivos que mostrem as causas, alguns especialistas apontam o aumento da obesidade e outras mudanças na alimentação para possíveis explicações. Falta, contudo, uma relação clara, especialmente quando se trata de pacientes muito jovens.

Ao site da Cleveland Clinic, o cirurgião norte-americano Jean Ashburn frisou que “certas dietas e ambientes podem aumentar o risco de câncer em adultos mais velhos. Isto pode desempenhar um papel em pessoas mais jovens também, como nossas dietas estão constantemente mudando e evoluindo de geração em geração”.

Embora as causas ainda não estejam esclarecidas, cinco dicas podem ajudar os jovens adultos a se proteger, segundo o especialista:

1- Não ignore os sintomas

“Nós vemos um número de pacientes que podem ter inicialmente ignorado sintomas, pensando que eram muito jovens para ter câncer colorrectal”, diz o Dr. Ashburn. “Muitos casos avançados em jovens foram diagnosticadas ou tiveram uma avaliação tardia porque as pessoas geralmente vêem isso como uma doença de idosos”. Nem toda pessoa com câncer colorretal apresenta os mesmos sintomas. Alguns desenvolvem anemia, outros podem ter sangramento intestinal, dor ou sintomas de obstrução na barriga.

2- Conheça o seu risco e histórico familiar

Muitos pacientes podem não ter quaisquer sintomas nas fases iniciais, quando é mais fácil de tratar. Um perigo para aqueles com um risco mais elevado de desenvolver a doença. Um check up básico pode ajudar a avaliar o seu risco. “Pacientes de todas as idades devem conhecer o seu histórico familiar. É extremamente importante que todos saibam se um parente próximo já teve câncer de cólon ou pólipos colorretais”, alerta o Dr. Ashburn.

3- Alimentação saudável, exercícios e vida sem cigarro

Frutas frescas, legumes e outros alimentos ricos em fibras, assim como exercícios físicos regulares, ajudam a manter o cólon saudável. Embora especialistas ainda tenham muito a aprender sobre como estilo de vida afeta o risco, Dr. Ashburn sugere que os jovens reduzam o consumo de carnes vermelhas e alimentos excessivamente processados. Além disso, ele sugere largar o tabagismo o quanto antes.

4- Não tenha medo de falar com o seu médico

Todos, mesmo os mais jovens, devem levar a saúde a sério e desenvolver um bom relacionamento com um médico. Isso torna mais fácil se sentir confortável para relatar qualquer sintoma incomum ou preocupante. “Não basta supor que você tenha hemorroidas se você ver sangue no papel higiênico ou no vaso sanitário. Informe o seu médico para que pode ser feita uma avaliação imediatamente “, sugere o especialista.

5- Faça uma colonoscopia, quando o médico recomendar

A incidência de câncer colorretal tem diminuído (nos EUA) em pessoas com mais de 50. Os peritos atribuem isso, em grande parte, ao decréscimo de exames regulares de colonoscopia. Tais exames não são, atualmente, recomendados para os mais jovens, mas médicos acreditam que as diretrizes precisam de atualização para resolver esta tendência. “É imperativo mudar continuamente nossas diretrizes para o rastreamento do câncer colorretal”, resume o Dr. Ashburn.

Nota: No Brasil, diferentemente do que ocorre nos EUA, a estimativa de incidência para novos casos era de 13.310 no ano de 2010 (Hospital do Câncer de Barretos). Em 2014, este número subiu para 32.600 pessoas (INCA).

VEJA TAMBÉM