Gestão e Qualidade | 9 de março de 2016

Veja quais são os hospitais preferidos pelos gaúchos 

18º Prêmio Marcas De Quem Decide é promovido pelo Jornal do Comércio
Veja quais são os hospitais preferidos pelos gaúchos

Foi realizada no dia 8 de março, no Hotel Plaza São Rafael, a cerimônia do 18º Prêmio Marcas De Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico.

Este ano, o evento teve renovação e mais diversificação. A pesquisa anual ganhou novas categorias (oito, sendo duas categorias especiais: Apoio ao Empreendedor e Responsabilidade Social), totalizando 83 segmentos. A pesquisa ouviu 650 entrevistados, entre empresários e formadores de opinião, em 47 dos principais municípios do RS, incluindo todos com participação de 0,5% ou mais no PIB gaúcho, cobrindo todas as regiões do Estado.

Hospitais

Em 2015, a marca de Hospital mais lembrada foi Moinhos de Vento. A instituição foi a primeiro na memória de 25,7% do público pesquisado pela Qualidata. O Mãe de Deus aparece na segunda posição, com 12,3%, permanecendo em terceiro lugar a Santa Casa de Misericórdia, todos de Porto Alegre. Completam a lista o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Pompéia, da cidade de Caxias do Sul, com 6,9% e 3,5%.

No quesito preferência, as marcas sustentam as mesmas colocações, porém com índices diferentes dos obtidos no levantamento anterior. O Moinhos de Vento foi apontado como o preferido por 30,6% dos entrevistados, 10,5% indicaram o Mãe de Deus e 6,3% apontaram a Santa Casa de Misericórdia. Os hospitais de Clínicas de Porto Alegre e São Lucas da Pucrs aparecem na sequência com 5,7% e 3,1%:

Categoria LEMBRADOS: 

Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (25,7%)

Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (12,3%) 

Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre (7,7%) 

Hospital de Clínicas de Porto Alegre (6,9%) 

Hospital Pompéia, de Caxias do Sul (3,5%)

Categoria PREFERIDOS (todos de Porto Alegre): 

Hospital Moinhos de Vento (30,6%)

Hospital Mãe de Deus (10,5%)

Santa Casa de Misericórdia (6,3%)

Hospital de Clínicas de Porto Alegre (5,7%) 

Hospital São Lucas da PUCRS (3,1%)

Na área da saúde, ganharam destaque ainda a farmácia Panvel, as operadoras Unimed e a Uniodonto. Veja abaixo:

Farmácia

A Panvel continua líder como marca de Farmácia e é dominante no setor. Os índices são maiores que a soma de todas as outras marcas citadas pelos entrevistados na pesquisa da Qualidata: 55,1% lembraram da Panvel e 50,5% afirmaram que ela é a preferida na hora da compra. A vantagem sobre todas as demais marcas somadas é de 18,1 pontos percentuais na lembrança e passa de 11 pontos na preferência. Vale destacar, no entanto, o desempenho da marca São João, que vem mantendo uma trajetória ascendente e se consolidou no segundo lugar, fora da faixa de empate técnico, nos dois quesitos. Foi lembrada por 15,4% do público pesquisado e recebeu 13,8% das indicações de preferência.

Plano de Saúde

Com 64,5% no índice de lembrança e 59,2% em preferência, a Unimed mantém a posição de líder absoluta em Plano de Saúde no Estado. Os resultados obtidos asseguram à marca a condição de dominante em seu setor. Uma marca é dominante quanto apresenta percentuais iguais ou maiores que a soma de todas as outras marcas citadas. Em Plano de Saúde, todas as demais marcas (21 mencionadas, ficando tecnicamente empatadas) somaram 23,2% na lembrança e 24,3% na preferência. A Unimed tem uma vantagem que passa de 41 pontos percentuais na lembrança e quase chega a 35 pontos na preferência.

Plano Odontológico

Depois de ter ultrapassado os 20% em 2014 como marca mais lembrada, a Uniodonto segue líder, mas apresentou um resultado menor nesse quesito, ficando em 17,7% em 2015. A pesquisa revela que, no mesmo período, também houve uma diminuição no índice de preferência da Uniodonto, baixando de 17,1% para 15,4%. A partir do segundo lugar, as diferenças entre as 29 marcas citadas nesta edição estão abaixo do limite do empate técnico, deixando todas empatadas na lembrança e também na preferência. Além disso, 60% dos entrevistados não lembraram de nenhum nome de Plano Odontológico.

VEJA TAMBÉM

Hospital de campanha junto ao Hospital Dom João Becker completa um mês de funcionamento em Gravataí

O hospital de campanha montado junto ao Hospital Dom João Becker  completa seu primeiro mês de funcionamento na sexta-feira (10). O local de aproximadamente 400 metros quatros é referência para todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios no município de Gravataí, na Grande Porto Alegre. Segundo a instituição hospitalar, mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas e cerca de 80 foram internadas. A estrutura temporária conta com central de triagem, quatro consultórios, sala de medicação,

Jorge Bajerski fala sobre ensinamentos e o papel do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na pandemia

O  Hospital de Cínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma das instituições de referência para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Para abordar como a instituição está agindo para enfrentar o coronavírus, a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) promoveu a Live O Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Covid-19, com

Santa Casa de Porto Alegre lança primeira ferramenta do mundo que detecta prescrições fora do padrão

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro de Inovação, em parceria com a NoHarm.ai, desenvolveu dois algoritmos de automação para triagem farmacêutica. As duas inteligências trabalham em conjunto. Enquanto a primeira prioriza as prescrições mais críticas, a segundo indica potenciais erros da prescrição, levando em consideração os resultados dos exames do paciente, o