Gestão e Qualidade | 5 de janeiro de 2022

Unimed Porto Alegre investe em expansão e planeja inaugurar novas unidades em 2022

Ao portal Setor Saúde, Flávio da Costa Vieira, Presidente do Conselho de Administração destaca conquistas em 2021 e anuncia novidades para 2022
Unimed Porto Alegre investe em expansão e planeja inaugurar duas novas unidades em 2022

Com o crescimento de 65 mil novas vidas em 2021 e detentora de 44,5% do mercado gaúcho, a Unimed Porto Alegre seguirá investindo em 2022 para dar continuidade à expansão de maneira sustentável. Ao portal Setor Saúde, o Presidente do Conselho de Administração da Unimed, Flávio da Costa Vieira, faz uma análise das conquistas em 2021 da maior operadora gaúcha em número de beneficiários (688 mil), e quarta maior do Sistema Unimed. Ele destaca que em 2022 novas unidades serão inauguradas e anuncia que a Laçador Participações – holding gerida pela empresa – planeja novas aquisições em breve (em 2019, por exemplo, a operadora de planos de saúde adquiriu a Sulmed e anunciou a participação na empresa de tecnologia Unio, O investimento foi de R$ 30 milhões). Veira é 10º entrevistado da Série Especial do portal Setor Saúde, com executivos de operadoras de saúde e hospitais do Rio Grande do Sul (saiba mais no final da matéria).

O executivo analisa o ano de 2021, apresenta os principais investimentos previstos em 2022, aborda o cenário de fusões e aquisições e como a Unimed Porto Alegre pretende seguir competitiva. O presidente também fala sobre os legados que a pandemia deixa: “acredito que nunca se viu o cooperativismo tão vivo como no atual momento. ” No final da entrevista, ele aborda que a atenção primária deve ser o foco de atenção dos governos e organizações de saúde, tanto na saúde pública como na suplementar.

Confira a entrevista completa.

2021: Telemedicina, aumento da carteira de clientes, reconhecimentos

Vieira acredita que com o avanço da vacinação, é possível visualizar um cenário mais otimista. Ele diz que a consolidação da telemedicina foi muito importante para a operadora em 2021. Ele comemora ainda o aumento projetado de 36 mil vidas na carteira de clientes.  “Apesar da crise sanitária e econômica que ainda assola o Brasil, já podemos visualizar um cenário mais otimista devido ao avanço da vacinação e com a vida retomando, de forma gradual e seguindo todos os cuidados necessários ao seu fluxo. Com o foco em cuidar das pessoas e oferecer as melhores soluções em saúde e no atendimento aos nossos beneficiários, a Unimed Porto Alegre reforçou a sua atitude de fortalecer a cooperativa como uma das operadoras de planos de saúde mais qualificadas do país, segundo a ANS. Consolidamos a telemedicina, que no primeiro ano obteve um resultado de 116.910 consultas virtuais, com 1.090 médicos conectados em mais de 50 especialidades. Reforçamos as iniciativas de Responsabilidade Socioambiental, uma vez que reconhece o seu impacto na sociedade e o seu dever de tomar frente em ações que minimizem os impactos da pandemia ao público vulnerável. A nossa expectativa é fechar o ano com mais de 36 mil novas vidas na carteira, o que significa a projeção de um crescimento de 2,9% na carteira de clientes. A Unimed Porto Alegre conta com 688 mil beneficiários, sendo o índice de satisfação, conforme recente pesquisa realizada em conformidade com a orientação técnica da ANS, de 94,6%, o que nos concede o melhor indicador de satisfação entre as 10 maiores operadoras de saúde do Brasil.”

unimed abrh

Uma série de reconhecimentos fizeram parte do rol de conquistas de 2021 da Unimed, dando ainda mais credibilidade às ações desenvolvidas pela operadora. “A Unimed Porto Alegre está entre os 10 maiores planos de saúde no ranking do Anuário Valor 1000, promovido pelo Valor Econômico. Ocupando a 10ª posição, a cooperativa se destaca ainda como a quarta maior do Sistema Unimed. A cooperativa também recebeu destaque no anuário Melhores e Maiores 2021 da Revista Exame, que anunciou recentemente as maiores empresas do Brasil. Além disso, a Unimed Porto Alegre foi vencedora do Top Cidadania 2021 na categoria enfrentamento da crise gerada pelo novo coronavírus com as ações realizadas durante a pandemia da Covid-19. O prêmio, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humano do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), reconheceu o trabalho da cooperativa para orientar e esclarecer clientes, colaboradores, cooperados e sociedade, bem como iniciativas sociais realizadas para minimizar os impactos causados pela pandemia. Além disso, a cooperativa recebeu o reconhecimento Great Place To Work, empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança. A Unimed Porto Alegre está entre as 20 melhores empresas para se trabalhar no segmento de grandes empresas. Sempre tivemos um olhar atento aos nossos colaboradores e intensificamos esta atitude durante a pandemia. As iniciativas realizadas estão alinhadas ao nosso propósito de cuidar das pessoas, principalmente aquelas que integram a Unimed Porto Alegre e fazem a cooperativa acontecer”, ressalta Vieira.

Segundo Vieira, “os movimentos da cooperativa foram intensos em relação ao fortalecimento de seu posicionamento de marca e mercado, especialmente nas ações que geram experiência para a sociedade, clientes, médicos cooperados e colaboradores. Temos mantido investimentos em tecnologia aplicada à gestão da saúde.”

De março a julho, em meio ao pior momento da pandemia, as estruturas emergenciais Covid-19 destinadas a clientes com sintomas respiratórios, contribuíram para desafogar as emergências dos principais hospitais de Porto Alegre. Foram realizados 13.853 exames RT-PCR, 8.349 consultas e 128 remoções, no espaço localizado na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Antes mesmo, no verão, a Unimed manteve uma estrutura emergencial no Litoral Norte. “Outra iniciativa foi a criação das estruturas emergenciais Covid-19, disponibilizadas no Litoral Norte e em Porto Alegre. Também seguiremos investindo em melhorias em nossa estrutura, cumprindo as exigências legais da operadora, para dar continuidade à expansão da Unimed Porto Alegre de maneira sustentável. ”

unimed covid

2022: Inaugurações,  transformação digital, Instituto Unimed e  gerenciamento de resíduos recicláveis em parceria com a startup Trashin

Novas unidades serão inauguradas em 2022, o que permitirá a ampliação dos serviços aos clientes. A tecnologia seguirá recebendo investimentos, dentro do plano que visa a transformação digital da Unimed Porto Alegre. “Vamos inaugurar, no primeiro semestre de 2022, um novo Centro de Diagnóstico Unimed no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, que já está com a obra em andamento, e ainda uma unidade na Zona Norte da Capital. O espaço, localizado na Av. Assis Brasil, deverá ser inaugurado até janeiro de 2022. O objetivo é ampliar o atendimento ao cliente, oferecendo salas de coleta e curvas, exames, consultórios, ambulatório de cuidados e Clínica de Vacinas. O ambiente segue o conceito do cuidado aliado à inovação e permitirá ampliar em 60% o número de exames por mês, além de gerar uma maior capacidade para a realização de consultas, podendo chegar até 300 por dia. A nova unidade irá oportunizar um conjunto de serviços aos clientes, qualificando o nível de assistência e reforçando o propósito da cooperativa de cuidar das pessoas. Também estamos fazendo um expressivo investimento em tecnologia da informação para fortalecer o processo de transformação digital da Unimed Porto Alegre. ”

A área social também terá atenção especial da operadora. “Na área social, aprovamos em 2021 a criação do Instituto Unimed, que reunirá as ações socioambientais da cooperativa médica e funcionará por meio da execução e fomento de projetos relacionados ao bem-estar, qualidade de vida, saúde, educação, cultura e esporte. Será um agente de transformação e contribuição no desenvolvimento na região de atuação da cooperativa, que abrange 46 municípios. Além disso, atualizamos a nossa Política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que busca o fortalecimento da cooperativa e de suas partes interessadas de forma sustentável, gerando trabalho e renda, preservando o meio ambiente e mitigando seus impactos adversos, contribuindo, dessa forma, para o bem-estar da sociedade. Inserido nesse contexto, implantamos um novo processo de coleta e gerenciamento de resíduos recicláveis por meio de uma parceria com a Trashin, uma startup que oferece soluções para diminuição dos impactos adversos decorrentes da geração de resíduos, um grande projeto de coleta e destinação de resíduos sólidos recicláveis e reutilizáveis. Gerir resíduos é um dos pontos mais críticos dentro do ESG (Ambiental, Social e Governança) que praticamos”, anuncia o presidente do Conselho de Administração.

unimed poa

Fusões, aquisições e a resposta da Unimed Porto Alegre

Vieira destaca que a Laçador Participações poderá efetuar novas aquisições em breve. A redução de custos e despesas também se alia às exigências de transformação que o mercado vem impondo. “Estamos vivendo um período desafiador em função do cenário de pandemia em que vivemos e também do mercado ainda mais competitivo no setor da saúde suplementar, com novos movimentos de operadoras. A acelerada transformação no segmento da saúde exige mudanças e adequações para nos mantermos sólidos no mercado. Esse contexto de enorme competitividade reforça nossas atitudes para fortalecer a Unimed Porto Alegre – uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul – como uma das operadoras de planos de saúde mais qualificadas do país, segundo a ANS. Temos atuado intensamente no fortalecimento da nossa gestão com estratégias para acompanharmos a acelerada transformação no segmento da saúde. Gerenciamos os recursos da cooperativa, com foco na redução de custos e despesas e atuamos, através da nossa holding, a Laçador Participações na implementação de novos negócios e diversificação para fortalecer a cooperativa médica. A Laçador Participações continuará investindo em novas aquisições, considerando a sua capacidade financeira de investimento. Estes investimentos têm como objetivo contribuir para a reforçar a liderança da Unimed Porto Alegre na região sul do Brasil pela elevada complexidade e competitividade do mercado de planos de saúde.”

Vieira completa: “Neste contexto de maior competitividade é imprescindível gerar valor, experiências com significado verdadeiro com todos os nossos públicos, especialmente, os nossos clientes pela relevância social. Buscamos a geração de diferencial como o valor intangível da marca, com credibilidade, confiabilidade e admiração. Estamos vivendo um período extremamente desafiador em função do cenário de pandemia em que atravessamos. Em tempos assim, a união e a solidariedade tornam-se ainda mais urgentes e a iniciativa privada ganha novas oportunidades de mostrar a sua força para mitigar impactos adversos de grande parte da população. O desafio está em mantermos essa força quando tudo isso passar para conquistarmos, de fato e de forma duradoura, uma sociedade mais justa, tolerante e empática para todos. Somos uma cooperativa que tem na sua essência o objetivo de trabalhar de forma conjunta para se atingir o mesmo fim. Temos uma excelente oportunidade para consolidar a nossa consciência sobre cuidar do outro. Além disso, o conceito de sustentabilidade ESG também está inserido na nossa cultura organizacional, estimulando e mantendo boas práticas de gestão, primando pelo nosso Jeito de Cuidar Unimed Porto Alegre. ”

Principais ensinamentos que a pandemia trouxe, em termos de gestão

“Uma das grandes lições foi que não há mais espaço para a individualidade. Como uma empresa cooperativista, sempre seguimos a essência de trabalhar em conjunto com o objetivo de atingir o mesmo fim. É uma filosofia de vida que consiste em integridade, competência, inovação e, acima de tudo, união. O cenário de pandemia nos mostrou que tais características se tornam ainda mais primordiais como pilares para superar a crise causada pela Covid-19. Acredito que nunca se viu o cooperativismo tão vivo como no atual momento.  A relação entre médico e paciente também será outro legado a partir da consolidação da telemedicina, que mostra que não há mais barreiras para tal relação. Podemos acrescentar ainda como legado a telemedicina, parte da empresa em atividade de home office, uma maior utilização de recursos digitais, a agilidade e facilidade para participação em reuniões digitais com mais objetividade. Como contribuição para a ciência e a sociedade, apoiamos iniciativas como o financiamento para pesquisas sobre a Covid, entendendo o papel de uma marca líder na sua intensa participação social. Todas estas ações permitem uma gestão atenta e atuante para todos os efeitos que a pandemia tem nos desafiado. Estas ações reforçam a nossa posição de líder no segmento de saúde suplementar e nos coloca como uma marca que contribui positivamente e de forma transformadora na pandemia, que também reforçou o compromisso do nosso propósito de “Fazer a diferença no cuidar das pessoas. ”

Qual deve ser foco de atenção de governos e das organizações de saúde em 2022

“O foco deve ser na atenção básica mesmo na saúde suplementar, no redimensionamento da atenção hospitalar para contrapor ao conceito de hospitalocêntrico e uma maior interação entre a saúde pública e suplementar. Na área da saúde, por exemplo, o setor cooperativista foi ativo e apoiador máximo para que a implantação da telemedicina fosse concretizada. Sancionada como uma das medidas para o enfrentamento do Covid-19, a prática é incentivada pela Agência Nacional da Saúde (ANS) e abre mais um canal de contato e cuidado entre médico e paciente, reforçando a atenção ao atendimento e alinhada com o propósito do cooperativismo, que é fazer a diferença para a sociedade”, finaliza.

flavio vieria perfil unimed

unimed perfil


Sobre a Série Especial Setor Saúde

Pelo quarto ano consecutivo, o portal Setor Saúde publica a sua série especial com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as entrevistas serão publicadas diariamente a partir do dia 20 de dezembro. Não haverá publicações no período de festas de Natal e Ano Novo (dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, assim como em 1º e 2 de janeiro). Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 



VEJA TAMBÉM