Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 15 de setembro de 2014

TOTVS apresenta soluções de tecnologia em evento da FEHOSUL

Núcleo de inovação para o mercado da saúde está localizado em Porto Alegre
Caio_Totvs

A empresa TOTVS, líder na América Latina em softwares de gestão, apresentou soluções de tecnologia da informação para o mercado da saúde no evento Café da Manhã com Saúde, realizado na sede da FEHOSUL, no dia 15. Caio Rodrigues, Executivo de Relacionamento e Atendimento, e Ricardo Rocha, Gerente de Desenvolvimento de Produto, apresentaram experiências e novidades da empresa para uma gestão mais eficiente nos estabelecimentos de saúde.

A área da saúde da TOTVS têm seu centro de desenvolvimento localizado em Porto Alegre, contando com cerca de 300 funcionários. A diretoria dos produtos e serviços para o segmento está instalada no TecnoPuc, onde é mantido também um departamento de legislação em saúde, adaptando produtos e entregando agilidade e conformidade aos clientes.

“Temos 7 centros de desenvolvimento, entre eles o da TecnoPuc, em Porto Alegre, focado na área da saúde” destacou Caio Rodrigues na abertura do evento. O executivo salienta que a interação do centro gaúcho com a TOTVS Labs, no Vale do Sílicio, na Califórnia, é constante, e que futuramente, novidades para o mercado poderão surgir, como o projeto de uso do Google Glass em hospitais utilizando um software desenvolvido pela empresa de tecnologia brasileira.

TOTVS Saúde

A TOTVS se diferencia por oferecer total aderência em suas aplicações. “Conseguimos integrar com o que existe no mercado, ou seja, você pode ter uma solução do concorrente e adicionar outras soluções da TOTVS, não necessitando que todas as suas soluções sejam TOTVS”. Porém, “somos a única empresa que oferece soluções completas para uma empresa do mercado da saúde”, ressaltou Caio Rodrigues.

A empresa consegue atender hospitais, clínicas médicas, consultórios, operadoras de planos de saúde e cooperativas médicas, implantando soluções com recursos para as áreas Clínica, Assistencial, Financeira, Unidades de Apoio, Estratégia, Back office, entre outras.

A TOTVS atende mais de 800 clientes atualmente no Brasil, sendo que destes, 40% são prestadores de serviços de saúde, e 60% pagadores (planos de saúde). São mais de 12 milhões de vidas e a gestão de quase dez mil leitos. No Rio Grande do Sul, o executivo destaca o projeto piloto no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, que permite que o corpo clínico e assistencial realize todos os registros através de um dispositivo móvel. Com a leitura do código de barras na pulseira do paciente, o sistema identifica e cadastra todas as informações, incluindo a medicação que será administrada, o horário e a dosagem.

Fluig – Saúde Fluída

Caio Rodrigues mostrou o Fluig, uma solução mobile (acesso de qualquer dispositivo móvel) que unifica a gestão de processos, documentos e senhas, quaisquer que sejam os softwares usados no negócio do cliente. O paciente pode ter toda uma gama de interação, como acesso aos exames, espaço para conversar com médicos, acessar documentos, artigos, comunidades, e ainda, entrar em fóruns e ter acesso a formulários sobre seus hábitos alimentares, por exemplo, e dicas para uma recuperação melhor. Já o corpo clínico tem no mesmo sistema, acesso ao prontuário eletrônico do paciente, com discussões médicas, troca de informações e com possibilidade de comunicação com outros especialistas sobre algum resultado de exame. Além disto, gestores podem acessar relatórios de controle de gastos, compras, faturamento, entre outras informações, favorecendo a produtividade da empresa através do Fluig, conforme Caio Rodrigues.

Inovação e Gestão Inteligente em Saúde

Para falar sobre a área de inovação e o que vem sendo feito na TecnoPuc, Ricardo Rocha, gerente de desenvolvimento de produto, demonstrou produtos que podem atender as demandas dos pequenos consultórios aos grandes hospitais e clínicas. Rocha é responsável por atuar com os prestadores de serviços. Outra equipe é responsável pelo desenvolvimento de soluções para empresas de planos de saúde. “O investimento em desenvolvimento da TOTVS está todo no Sul, quando se fala em saúde” reforçou Rocha.

A TOTVS oferece dois sistemas de gestão. Um é voltado para hospitais com processos mais bem estruturados como o HCor, de São Paulo, e outro para estabelecimentos que possuem um estrutura gerencial menos rígida e complexa, como é o caso do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas.

Alguns dos destaques apresentados por Rocha são softwares para o controle de infecção hospitalar (CCIH), opções de prontuário eletrônico e segurança do paciente. “O projeto piloto no Hospital Nossa Senhora das Graças tem dado uma ótima repercussão junto aos profissionais que estão utilizando o dispositivo móvel. Ele possui uma interface simples e é integrado com softwares de retaguarda, além de estar adequado aos processos de higienização”.

Já outra solução serve para o monitoramento de eventos adversos e é resultado de uma parceria com o Mont Sinai de Juiz de Fora, de Minas Gerais. Rocha falou sobre a experiência, que foi recebida com desconfiança pelos médicos, mas que após os primeiros usos, foi elogiada em função das facilidades que a ferramenta apresentou. O sistema de monitoramento emite avisos sempre quando ocorrem eventos adversos e possibilita o acesso a informações que podem auxiliar a tomada de decisão dos médicos. “Muitas vezes o médico sabe qual medicamento deve aplicar, mas fica em dúvida quanto à dosagem, em virtude de que são eventos que ocorrem com pouca frequência, são raros, fogem do padrão, e nestes casos, a informação é muito importante”.

Já uma outra aplicação (Gabarito de Procedimento Cirúrgico) possibilita acompanhar os pacotes e as regras de contrato que envolve a relação entre prestadores e os pagadores. “Se consegue analisar tudo que está no gabarito e o que foi ou não cobrado. Se pode verificar somente as diárias ou somente as taxas, assim como outras variáveis, ou seja, oferece detalhes importantes para fechar o faturamento, para ajudar a equipe de auditoria”, destacou Rocha.

Cruzamento das informações clínicas e econômicas, TISS e outras inovações também foram apresentadas. Ricardo Rocha fez questão de aprofundar um pouco mais sobre o software especifico desenvolvido para ser utilizado com o Google Glass, que auxilia enfermeiros a aplicarem os medicamentos de forma correta e com maior segurança para o paciente. O projeto, ainda em testes, envolve diretamente a área gerenciada por ele, com a colaboração da TOTVS Labs.

Ricardo Rocha destacou que a inovação para a TOTVS depende muito das parcerias e do apoio colaborativo com gestores, além de enfermeiros e médicos. Alguns destes, segundo o especialista, trabalham dentro da própria TOTVS ajudando no desenvolvimento das soluções, “Somente conseguimos inovar por que estes profissionais vão direto ao ponto”, finalizou.

Para conhecer mais sobre a TOTVS Saúde, acesse www.totvs.com/software-de-gestao/saude

Caio_Totvs

Caio Rodrigues, executivo da Totvs

Ricardo_Rocha_Totvs

Ricardo Rocha, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da TOTVS Saúde

 

VEJA TAMBÉM

Virginia Mason se reinventa com uso da telemedicina alinhado à sua cultura baseada em valor

Antes da pandemia da Covid-19, pacientes dos Estados Unidos costumavam viajar longas distâncias para realizar procedimentos cirúrgicos complexos nos hospitais considerados Centros de Excelência (COE, na sigla em inglês), que atendem sob critérios rigorosos de segurança e qualidade. Basicamente é um movimento comum que consiste em buscar centros especializados com atendimento considerado excepcional e de
covid-19

Santa Casa de Porto Alegre lança serviços especializados em Covid-19 para empresas

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou um pacote de serviços relacionados à Covid-19 direcionados a pequenas, médias e grandes empresas, que envolvem testes diagnósticos, orientações e consultas virtuais. Segundo a Santa Casa, a proposta de levar serviços especializados para empresas já é uma rotina de relacionamento com o mercado, porém, considerando o cenário atual, em que

Vacinas no Brasil: Oxford/AstraZeneca disponível ainda neste ano e chinesa (Sinovac) inicia testes dia 20

A vacina contra o Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, com testes no Brasil, poderá ficar disponível à população ainda este ano. A afirmação foi feita por Maria Augusta Bernardini, diretora-médica do grupo farmacêutico AstraZeneca. O grupo anglo-sueco participa das pesquisas da universidade inglesa em parceria com Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).