Estatísticas e Análises, Mundo | 27 de dezembro de 2022

Terapia com células CAR T: Kite divulga novo estudo para Yescarta

Análise revela que o tempo médio do processo de retirada de células sanguíneas para manufatura até a infusão do produto é de 27 dias para o Yescarta (axicabtageno ciloleucel) nos EUA
Terapia com células CAR T Kite divulga novo estudo para Yescarta -

A Kite, uma empresa Gilead Sciences, anuncia novos resultados de vida real de pacientes adultos com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) recidivado ou refratário tratados com células CAR T. Estes dados recentes descrevem o impacto do tempo ‘veia a veia’ nos desfechos clínicos do paciente. O processo descrito como ‘veia a veia’ é definido pelas etapas que ocorrem entre a leucaférese (retirada dos linfócitos, que são um tipo de célula de defesa) de pacientes elegíveis à terapia CART com Yescarta (axicabtageno ciloleucel) até a infusão de Yescarta (axicabtageno ciloleucel) que é o produto final manufaturado a partir das células do próprio paciente. A análise revela que tempos mais curtos do processo “veia a veia” estão associados a melhores resultados em pacientes tratados com axicabtageno ciloleucel, ajustados para os principais fatores prognósticos. Os dados foram apresentados em 11 de dezembro, durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Hematologia (ASH) de 2022 (Abstract# nº 3345).

“Esses dados de vida real esclarecem, ainda mais, o impacto positivo que uma redução no tempo do processo “veia a veia” pode ter nos resultados dos pacientes”, diz Frederick L. Locke, presidente do Departamento de Transplante de Sangue e Medula e de Imunoterapia Celular do Moffitt Cancer Center. “Estudos adicionais devem ser realizados para entender melhor o impacto do tempo no processo “veia a veia” nos resultados do tratamento no contexto de outras características prognósticas, como a necessidade de fazer terapia ponte e a carga tumoral. É importante que oncologistas que utilizam CAR T e terapeutas celulares procurem entender o impacto potencial do tempo perdido para oferecer o melhor resultado CAR T possível aos seus pacientes”.

“Como líder em terapia celular é importante que entendamos todos os fatores que podem contribuir para os melhores resultados possíveis para os pacientes”, diz Chris McDonald, chefe global de operações técnicas da Kite. Continuamos avançando para reduzir o tempo até o tratamento e almejamos que estudos como este melhorem a prestação de cuidados de saúde a fim de reduzir o tempo perdido junto aos pacientes que antecedem a aférese”.

Essa nova análise do estudo de vida real avaliou pacientes tratados com axicabtageno ciloleucel entre outubro de 2017 e agosto de 2020 a partir de dados do Centro Internacional de Pesquisa de Transplante de Sangue e Medula (CIBMTR). Entre todos os pacientes na análise (n=1.383 tratados em 79 centros de tratamento autorizados dos EUA), o tempo médio para o processo de infusão “veia a veia” de axicabtageno ciloleucel foi de 27 dias, incluindo a aférese, o transporte pré e pós-fabricação, o tempo de fabricação, o agendamento e a preparação hospitalar, com a preparação prévia do paciente antes de receber o tratamento com CAR T. O tempo médio de fabricação de axicabtageno ciloleucel pela Kite é de sete dias desde o enriquecimento celular até a formulação final, com um tempo médio total de 16 dias nos EUA (da leucaférese até a liberação do produto)[i]  e, 19 dias na União Europeia.

Na mesma análise, o menor tempo de infusão do processo “veia a veia” foi associado à uma taxa de Resposta Completa (RC) e Sobrevida Global (SG) favoráveis. Com acompanhamento médio de 24,2 meses, para pacientes com menos de 28 dias ou 28-39 dias do processo veia a veia, as taxas de RC foram de 60% ou 61%, respectivamente, em comparação à taxa de RC de 50% entre pacientes com tempo de veia a veia de 40 dias ou mais. A taxa de SG aos 24 meses foi de 53% entre os pacientes com tempo de veia a veia até 39 dias versus 38% em pacientes com 40 dias ou mais[ii].

Taxas semelhantes de síndrome de liberação de citocinas (SLC) de grau ≥3, síndrome de neurotoxicidade associada às células efetoras imunes (ICANS) de grau >3 e neutropenia prolongada foram observadas, independentemente do tempo de veia a veia. Pacientes com menor tempo de veia a veia tiveram risco reduzido de trombocitopenia. A ocorrência de ICANS de qualquer grau pode ser maior entre pacientes com tempo veia a veia inferior a 28 dias, mas a maioria foi resolvida em 21 dias a partir do início, independentemente do tempo veia a veia [1].

A terapia com células CAR T é um tratamento individual, desenvolvida a partir dos glóbulos brancos do próprio paciente, denominados células T (um tipo de célula do sistema imunológico). As células são removidas a partir de um processo chamado leucaférese e enviadas aos laboratórios espeacilizados da Kite onde são modificadas por meio de um receptor de antígeno quimérico (CAR). Uma vez desenvolvida a terapia para um paciente, as células são cuidadosamente verificadas, preservadas, embaladas e devolvidas ao hospital para serem infundidas novamente no indivíduo. Com base na experiência do mundo real, tempo de fabricação do produto da Kite é de 16 dias, desde a leucaférese até o produto final nos EUA[iii] e, 19 dias na União Europeia[iv]. Mais de 11.000 pacientes se beneficiaram com as terapias CAR T cell da Kite globalmente, através de mais de 300 centros de tratamento autorizados em todo o mundo.

LDGCB

Globalmente e na Europa, o linfoma de grandes células B (LDGCB) é o tipo mais comum de linfoma não-Hodgkin (LNH), representando cerca de 30% de todos os casos [v]. Na Europa, estima-se que foram diagnosticados 37.000 novos casos de LDGCB em 2020 [vi].  Embora o tratamento em primeira linha possa ser eficaz em cerca de 60% dos casos, até metade deles terá recaída (retorno) [vii], [viii] Para as pessoas que recaem ou que não respondem ao tratamento na primeira linha, os desfechos geralmente são ruins7. A maioria dos pacientes com LDGCB refratário (quando não respondem ao tratamento) não tem opções de tratamento curativo [ix].

Axicabtageno ciloleucel

Em agosto de 2018, o axicabtagene ciloleucel recebeu aprovação para comercialização na Europa para o tratamento de pacientes adultos com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) recidivado ou refratário e linfoma primário do mediastino de grandes células B, após duas ou mais linhas de tratamento. Neste ano, em junho de 2022, o axicabtagene ciloleucel recebeu a aprovação para comercialização na Europa para o tratamento de pacientes adultos com linfoma folicular (LF) recidivado ou refratário, após três ou mais linhas de terapia. Em outubro de 2022,  recebeu nova aprovação regulatória na Europa para o tratamento de pacientes adultos com linfoma difuso de grandes células B (DLBCL) e linfoma de células B de alto grau que recidivam dentro de 12 meses após a conclusão do tratamento ou são refratários à quimioimunoterapia na primeira linha de tratamento [x].

Referências

[i] DOF US Kite CAR T-Cell Therapy Turnaround Time. Kite Internal Communication. Attested October 2022.

[ii] Locke F, et al. Real‑world Impact of Time From Leukapheresis to Infusion (Vein‑to‑Vein Time) in Patients With Relapsed or Refractory Large B‑cell Lymphoma Treated With Axicabtagene Ciloleucel. Abstract #3345 (Poster) presented at the 2022 American Society of Hematology (ASH) Annual Meeting & Exposition.

[iii] DOF US Kite CAR T-Cell Therapy Turnaround Time. Attested October 2022.

[iv] DOF EU Kite CAR T-Cell Therapy Turnaround Time. IHQ-TEC-0092. November 2021.

[v] Leukemia & Lymphoma Society. NHL subtypes. Available at: https://www.lls.org/lymphoma/non-hodgkin-lymphoma/nhl-subtypes Accessed: September 2022.

[vi] Globocan 2020. Europe fact sheet. Available at https://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/populations/908-europe-fact-sheets.pdf Accessed: June 2022.

[vii] Sehn LH e Salles G. Linfoma difuso de grandes células B. N Engl J Med 2021;384:842-58.

[viii] Susanibar-Adaniya, S e Barta SK. 2021 Atualização sobre linfoma difuso de grandes células B: Uma revisão dos dados atuais e potenciais aplicações na estratificação e gerenciamento de risco. Am J Hematol. 01 de maio de 2021; 96(5): 617–629.

[ix] Crump M, et al. Resultados em linfoma difuso refratário de grandes células B: resultados do estudo internacional SCHOLAR-1. Sangue. 2017 Outubro 19;130(16):1800-8.

[x] European Medicines Agency, Yescarta® (axicabtagene ciloleucel) SmPC. Available at: https://www.ema.europa.eu/documents/product-information/yescarta-epar-product-information_en.pdf (Accessed: September 2022).



VEJA TAMBÉM