Gestão e Qualidade | 21 de abril de 2024

Hospital de Pronto Socorro de Canoas integra a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”

Desde que o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi estabelecido, abril se tornou um período de reflexão e ação para melhorar a segurança dos pacientes em todo o país, conforme indicado pela Portaria GM/MS nº 529/2013.
Hospital de Pronto Socorro de Canoas integra a campanha Abril pela Segurança do Paciente

Este ano, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) se une novamente a essa importante causa, enfatizando o papel crucial da comunicação e do trabalho em equipe na garantia de cuidados seguros. Segundo Caroline Barreto, enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, “a comunicação e o trabalho em equipe são fundamentais para assegurar a segurança e o bem-estar dos nossos pacientes”.


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A temática deste ano visa encorajar os profissionais de saúde a compartilharem suas experiências e práticas seguras, utilizando diversos canais de comunicação, como sites, redes sociais e meios internos da instituição. Além disso, o Ministério da Saúde oferece um canal específico para receber e reconhecer as melhores práticas relacionadas ao tema.


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No HPSC, foram adotadas várias estratégias para garantir a segurança do paciente, como identificação rigorosa, higienização das mãos, gestão adequada de cateteres e sondas, protocolos de cirurgia segura, manejo seguro de sangue e hemocomponentes, envolvimento ativo dos pacientes em seu próprio cuidado, comunicação efetiva entre equipes, manejo de úlceras por pressão, segurança no uso de tecnologia médica e a prevenção de quedas.


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“Entendemos que a comunicação efetiva e as ações de segurança salvam vidas. Por isso, além das orientações verbais, elaboramos um folheto de prevenção de quedas para entregar a cada paciente e/ou seu acompanhante. Além disso, fixamos um cartaz em todos os quartos com os principais cuidados para evitar quedas. O resultado já é significativo, com uma redução de 50% nas quedas em apenas três meses. A cada medida de segurança implementada, reafirmamos nosso compromisso de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para todos os pacientes que confiam em nossos cuidados. A segurança do paciente é prioridade em todas as nossas ações e decisões e estamos empenhados em promover uma cultura de segurança contínua e colaborativa em nosso hospital”, conclui a enfermeira.

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No final do ano passado, o HPSC reforçou sua dedicação à segurança do paciente, instalando campainhas à beira do leito e barras de apoio nos banheiros de todos os quartos. Essas medidas visam reduzir o risco de quedas, um desafio comum, especialmente entre os idosos.

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que 28-35% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem quedas anualmente. Esse número aumenta para 32-42% em pessoas com mais de 70 anos, sendo as quedas responsáveis por 40% das mortes relacionadas a lesões.

Com uma média de 4.255 pacientes atendidos mensalmente na emergência, sendo 450 admitidos para internação, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas destaca-se por sua dedicação contínua à segurança do paciente em todas as fases do tratamento.

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HPSC

O Pronto-Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti de Canoas é uma instituição de referência em pronto-socorro 100% do SUS, dedicada a fornecer atendimento excepcional a pacientes de Canoas e região. Desde setembro de 2022, sob a gestão do IAHCS – Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde, o HPSC se destaca por sua dedicação à saúde e ao bem-estar da comunidade. Como uma instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), o HPSC atende a 102 municípios, incluindo Canoas.

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