Gestão e Qualidade | 25 de abril de 2024

Artigo: Abril pela Segurança do Paciente

Fernanda de Menezes Guimarães fala sobre a importância da campanha "Abril pela Segurança do Paciente" e dos programas de certificação em saúde.
Artigo Abril pela Segurançad do Paciente

“Abril pela Segurança do Paciente” é uma campanha anual que marca um mês dedicado a promover a conscientização e a implementação de práticas seguras na área da saúde.

Essa iniciativa está alinhada a várias diretrizes e referências técnicas estabelecidas por organizações de saúde nacionais e internacionais. Tais diretrizes incluem protocolos e metas específicas para aprimorar a segurança do paciente, servindo como um guia técnico para a formulação e execução de políticas e práticas destinadas a mitigar riscos e aprimorar a qualidade dos serviços de Saúde.

Associado a isto, é preciso lembrar o papel relevante dos Programas de Acreditação, assim como a Organização Nacional de Acreditação – ONA, na busca pela qualidade e segurança. Estes estabelecem padrões rigorosos de qualidade e segurança para as organizações prestadores de serviços de saúde. Ao conquistar estas certificações, as instituições demonstram um compromisso tangível com a excelência e a segurança do atendimento, alinhando-se assim aos objetivos e valores apresentados na campanha.

No Brasil, esta campanha ganha força a cada ano, com o apoio de diferentes organizações. Serve como um lembrete e um impulsionador para que as instituições de saúde fortaleçam suas práticas e políticas, alinhados com os padrões estabelecidos por esses referenciais técnicos importantes.

Todos trabalhando juntos para transformar o cenário da saúde, priorizando a segurança do paciente acima de tudo!


Fernanda de Menezes Guimarães é Enfermeira (Unisinos), Mestre em Administração (PUCRS), Avaliadora ONA, Membro da Diretoria e do Comitê de Avaliação do IAHCS Acreditação. Possui experiência em gestão, acreditação, qualidade assistencial, docência e consultoria. 


 

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