Estatísticas e Análises, Gestão e Qualidade | 17 de maio de 2022

Tempo de espera é a principal queixa de pacientes brasileiros

Levantamento da HFocus, empresa especializada em experiência do paciente, e adquirida recentemente pela Track.co, aponta quais são os principais detratores na jornada ambulatorial
Tempo de espera é a principal queixa de pacientes brasileiros

De acordo com um levantamento exclusivo da HFocus, empresa especializada em experiência do paciente, e adquirida recentemente pela Track.co, o principal motivo para uma jornada ambulatorial de má qualidade está no tempo de espera para o atendimento. Segundo o estudo, 16% dos detratores alegam que o tempo na sala de espera é crucial para determinar uma má experiência. Já 13% reclamaram da qualidade do atendimento e indicaram que um comportamento descortês também prejudica a experiência. De acordo com a pesquisa, outros fatores como agilidade no atendimento, infraestrutura, agendamento de consultas e exames, orientação e procedimentos técnicos também impactam diretamente na jornada de experiência do paciente.

Tomás Duarte, CEO e cofundador da Track.co, startup brasileira especialista em indicadores de performance da Experiência do Cliente, destaca que quando falamos em promoção da saúde, a gestão da jornada do paciente, é um dos pilares mais importantes para garantir excelência na entrega de um serviço de qualidade e humanizado. “A experiência do paciente é estabelecida pelo elo entre instituição de saúde e quem está utilizando o serviço. A jornada começa no momento em que ele decide ir ao hospital tratar um problema de saúde”, explica o executivo.

Duarte comentou ainda que o estudo indicou alguns fatores decisivos para o sucesso desta jornada: receptividade, tempo de espera, qualidade da consulta e sensação de confiança transmitidos pelos profissionais.

O estudo também mapeou as principais queixas no pronto atendimento, que não fogem muito da lógica anterior: o paciente quer ser atendido com agilidade. 34% dos detratores reclamaram do tempo de espera.

Tomás considera que o paciente é, por si só, um cliente mais vulnerável, por isso o atendimento tem que ser baseado na sensibilidade. A cordialidade, rapidez e eficiência devem ser redobrados. “O prestador de serviço no segmento de saúde deve escutar seus pacientes. A vida e a saúde são os bens mais valiosos do ser humano, por isso a marca que evidencia que a voz do paciente é valorizada, além de maior adesão ao plano, estabelece uma relação de confiança e proximidade”, conclui Tomás.

Fundada em 2012 por Tomás, Luiz Carvalho e Tatiana Carvalhais, a Track.co é uma startup brasileira especialista em indicadores de performance da Experiência do Cliente e referência em métricas de satisfação como Net Promoter Score (NPS), CES, CSAT e pesquisas de voz do cliente. A empresa já impactou mais de 250 milhões de consumidores e 1.500 marcas em dez países, por meio de uma solução completa para o gerenciamento de dados da Experiência do Cliente e do Paciente, além de apresentar a causa raiz dos problemas e oportunidades de crescimento em potencial. Agora, ao adquirir a HFocus, a Track.co se tornou líder no setor de saúde, atingindo mais de 70% de market share do segmento, conforme comunicado da empresa.

 

 



VEJA TAMBÉM

Evandro Luis Moraes toma posse como Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Em solenidade realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) nesta quarta-feira (19), o novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luis Moraes tomou posse. Moraes passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência