Mundo | 8 de março de 2013

Tecnologia da Informação a serviço da saúde

Para o ex-presidente Bill Clinton, TI pode ajudar a estabilizar os custos no setor
Tecnologia da Informação a serviço da saúde

O ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, afirmou que os custos da saúde no país podem ser resolvidos de forma relativamente simples, aprimorando a Tecnologia da Informação (TI). A manifestação, para mais de cinco mil pessoas, foi realizado na última quarta-feira, 6, durante o encontro anual Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), em Nova Orleans.

De acordo com Clinton os custos no setor, nos EUA, giram em torno de 17% do PIB nacional. Em comparação a países como a França (11,8%), por exemplo, a diferença de valores pode chegar a US$ 1 trilhão. “Precisamos encontrar uma maneira melhor de usar a tecnologia da informação”.

Uma possibilidade é adotar um sistema de TI que se atualiza continuamente e oferece aos médicos orientações sobre as melhores práticas. “Nós podemos gerenciar as informações de uma forma inédita, para que possamos saber o que estamos fazendo”. Dessa forma, em 10 anos será possível conhecer detalhadamente os custos dos EUA com a saúde “alinhados com outros países “, salientou Clinton.

A crise mundial fez com que muitas receitas entrassem em queda enquanto “o Congresso e o presidente ainda discutem sobre o orçamento”, analisou. Para ele, o gargalo está nos gastos cada vez mais elevados com seguro-desemprego, segurança social, além de cortes fiscais.

VEJA TAMBÉM