Gestão e Qualidade | 13 de agosto de 2021

Surto de Covid-19 em Hospital já atingiu 102 pessoas, com 7 mortes confirmadas

"Desde a identificação, com 45 pessoas incluídas em seu início [no dia 4], tivemos um aumento de 126%", diz a epidemiologista do Hospital Conceição
Surto de Covid-19 em Hospital já atingiu 102 pessoas, com 7 mortes confirmadas

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre confirmou mais dois óbitos e um total de 102 casos confirmados de infecção pelo coronavírus (Covid-19) em virtude de surto identificado no Hospital Conceição. Com os dados desta sexta-feira (13), a instituição contabiliza desde o dia 4, sete mortes. São 71 pacientes e 31 colaboradores infectados até o momento. Dos pacientes infectados, 45 (62,5%) completaram o programa vacinal (duas doses ou dose única). Entre os colaboradores, 26 estão vacinados (83,9%).

“O surto tem uma característica muito peculiar, bastante ‘explosiva’, ou seja, surgiu em curto intervalo de tempo, infectando tanto pacientes como profissionais de saúde. Desde a identificação, com 45 pessoas incluídas em seu início [no dia 4], tivemos um aumento de 126%”, diz a epidemiologista Ivana dos Santos Varella, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos Hospitais Conceição e Criança Conceição. Ela complementa dizendo que há indícios fortes de que o surto possa ter surgido em função da variante Delta. O Hospital e as autoridades de saúde aguardam o resultado de amostras enviadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

surto ghc 130821

A variante Delta já possui transmissão comunitária em quatro unidades da Federação

Como em outros países, a variante Delta se alastra pela América do Sul. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Secretaria Estadual de Saúde do RJ (SES/RJ) já considera o Estado como “epicentro da variante delta no país”. A pasta estuda a ativação de leitos. Além do RS e RJ, mais dois estados já possuem transmissão comunitária da variante Delta, o Distrito Federal e o Paraná. 

Recomendações e alertas

Na segunda-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/PA) emitiram nota técnica e alerta com recomendações sobre o avanço do número de casos de infecções e internações, possivelmente causadas pela variante Delta. No dia 11, a SES/RS divulgou novo documento com mais recomendações

A diretora do Cevs/RS, Cynthia Molina Bastos, destaca os cuidados a serem seguidos para a população. “Não minimizar os sintomas evita com que seja necessário ter novos fechamentos e restrições”, explica. Para isso, segue a recomendação que toda pessoa com sintomas gripais (pelo menos dois entre os sintomas de febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos e diarreia) seja testada e isolada enquanto estiver sintomática.

Cynthia acrescenta ainda que as medidas independem da pessoa ser ou não vacinada. “As vacinas foram desenvolvidas para termos menos casos graves e óbitos, mas diminuir não é 100% e ainda há pessoas que, de acordo com sua condição, mesmo após a vacina, podem adoecer ou até não ter sintomas e transmitir o vírus”, completa.

HCPA

Na quarta-feira (11), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) identificou surto de Covid-19 em área administrativa. Em nota o HCPA informou que desde a última segunda-feira (9), foi observado aumento da procura de funcionários pelo Serviço de Medicina Ocupacional com sintomas respiratórios. “A partir daí, localizou-se um surto em área administrativa do hospital, envolvendo, até o momento, oito funcionários com teste positivo para Covid-19.” Na quinta-feira (12), o número de infectados era o mesmo. Porém, novas medidas de segurança foram anunciadas, principalmente em relação às visitas.

Matérias relacionadas

Hospital de Clínicas de Porto Alegre identifica surto de Covid-19 em área administrativa

Surto no Hospital Conceição chega a 89 infectados e cinco mortes

Saúde do RS e de Porto Alegre emitem alerta sobre a variante Delta e reforçam recomendações

 



VEJA TAMBÉM