Gestão e Qualidade | 12 de agosto de 2021

Hospital de Clínicas de Porto Alegre atualiza informações sobre surto de Covid-19

Novas medidas de contenção e em relação às visitas foram divulgadas
Hospital de Clínicas de Porto Alegre atualiza informações sobre surto de Covid-19

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) atualizou as informações em relação ao surto de Covid-19 identificado na instituição no começo desta semana. Segundo a instituição hospitalar, o cenário desta quinta-feira (12) não se alterou em relação ao dia de ontem.

“Foram confirmados até o momento oito casos de funcionários infectados de uma mesma área administrativa, mesmo número divulgado ontem. Outros testes desta área que já ficaram prontos resultaram negativos”, diz em comunicado o HCPA.

O quadro clínico de todos estes funcionários é considerado leve, sem necessidade de internação. Estes profissionais estavam vacinados. Não foi identificado surto em áreas assistenciais.

A Vigilância Sanitária do município já foi acionada para investigar a participação de novas variantes. Os exames de parte do grupo tratado como surto serão sequenciados na instituição para identificação de variante. Os resultados serão conhecidos na próxima semana.

“Há outros seis casos pontuais de funcionários positivados, de diferentes setores do hospital. Estes casos isolados mantêm-se dentro do número que vem costumeiramente sendo identificados durante a pandemia pelo Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA”, completa o texto.

Medidas de contenção

Recomendação de afastamento de suspeitos.


Instituição do trabalho remoto para os funcionários com atividades que não necessitam ser desenvolvidas presencialmente.


Intensificação do uso de equipamentos de proteção individual.


Reforço das orientações básicas pelas áreas técnicas.

Medidas em relação às vistas

Buscando evitar ao máximo a circulação de pessoas dentro do ambiente hospitalar, o HCPA adotou as seguintes medidas restritivas para visitantes e acompanhantes de pacientes. A instituição ressalta que todas as medidas são para segurança dos pacientes e suas famílias, confira:

Unidades de internação:

Todas as visitas aos andares de internação estão suspensas.

Em casos excepcionais serão permitidos acompanhantes mediante avaliação da equipe assistencial para pacientes com dependência e/ou necessidades especiais. Se for necessária a entrega de pertences ao paciente, o familiar responsável receberá orientação sobre o melhor horário e dia para vir ao hospital.


Pediatria, UTI Pediátrica e Emergência Pediátrica:

Não estão permitidas visitas.

É permitido um acompanhante durante as 24h do dia. A troca de acompanhante deve ocorrer no leito. Casos específicos somente serão permitidos mediante avaliação da equipe assistencial.


Neonatologia:

Não estão permitidas visitas.

É permitido um acompanhante por turno. A troca deve ocorrer no térreo. Casos específicos somente serão permitidos mediante avaliação da equipe assistencial.


Internação obstétrica:

É permitido um acompanhante, sem troca.

Gestantes: sábado ou domingo, das 11h às 15h.

Puérperas: diariamente, das 11h às 15h.


Centro Obstétrico:

É permitido um acompanhante por paciente.


Emergência:

Não estão permitidas visitas a pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19.  A equipe assistencial fará contato telefônico com o familiar responsável para transmitir informações sobre o estado de saúde do paciente.

A visita aos demais pacientes fica restrita a uma única pessoa, em único horário: das 16h às 16h30.

A permanência do acompanhante será permitida mediante a avaliação da Enfermagem.


 CTI:

Não estão permitidas visitas a pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19. As informações sobre estes pacientes serão transmitidas através de contato telefônico, das 16h às 18h.

A visita aos demais pacientes fica restrita a uma única pessoa, em único horário: das 11h30 às 12h.

Situações específicas serão avaliadas pela equipe assistencial.


IMPORTANTE: idosos acima de 60 anos, imunodeprimidos, que apresentem febre, sintomas respiratórios ou contato prévio com paciente suspeito ou confirmado de Covid-19 não poderão realizar visitas ou acompanhar pacientes no HCPA.


Com informações e foto HCPA. Edição SS.

Matérias relacionadas

Hospital de Clínicas de Porto Alegre identifica surto de Covid-19 em área administrativa

Surto no Hospital Conceição chega a 89 infectados e cinco mortes

Saúde do RS e de Porto Alegre emitem alerta sobre a variante Delta e reforçam recomendações

 



VEJA TAMBÉM