Gestão e Qualidade | 14 de março de 2013

Sistema de saúde britânico tenta recuperar reputação abalada

Ex-conselheiro de Obama colaborará para amenizar crise
Sistema de saúde britânico tenta recuperar reputação abalada

Em busca de medidas que contribuam para amenizar a crise no National Health System (NHS) – o sistema público de saúde inglês – , o ministro David Cameron foi à Boston para conseguir auxílio junto a Donald Berwick, ex-conselheiro de Barack Obama.  Mais de três mil mortes ocorreram entre julho de 2010 e junho de 2012 em hospitais ingleses, principalmente por negligência de gestores e profissionais da área assistencial. Berwick diz que não há mais tempo para lamentar o ocorrido. “Eu entendo a raiva das pessoas e sinto o mesmo. Mas é preciso lembrar que o melhor a se fazer é curar e melhorar a situação para que outras famílias não passem pelo mesmo”, acrescentou.

O ministro britânico pretende aplicar a “cultura de dano zero”, aproveitando ideias bem sucedidas do americano Institute for Healthcare Improvement – IHI (Instituto para Melhoria do Sistema de Saúde).

Berwick ressalta que os murais nos corredores das instituições, preenchidos constantemente por enfermeiros e médicos, com informações como infecções ocorridas, incentiva profissionais a buscarem uma menor porcentagem de problemas,  transmitindo segurança aos pacientes. Da mesma forma, um boletim de informações do cada novo internado, feito no momento da internação e revisado diariamente, também é fundamental para que os responsáveis tenham maior controle sobre todos os quadro clínicos.

A ironia da situação é que o sistema de saúde inglês, construído pelas políticas sociais democratas do welfare state, inspirou boa parte dos sistemas de saúde ao redor do mundo, inclusive o SUS brasileiro, e agora busca reparar sua abalada reputação ” importando ” conceitos, procedimentos e técnicas de gestão, justamente de seu antípoda, o liberal modelo norte-americano, onde predominam soluções de mercado.

Histórico de Donald Berwick

Formado pela Harvard College e Harvard Medical School, é professor de ambas instituições atualmente,  e ministra aulas de saúde pública e gestão. Donald Berwick, também foi presidente e chefe-executivo do Institute for Healthcare Improvement (Instituto de Melhoria do Sistema de Saúde), organização sem fins lucrativos que tem como meta aprimorar a saúde em todo o mundo.

O trabalho destacado o levou, em julho de 2010, a ser nomeado pelo presidente Barack Obama como administrador dos Centers for Medicare and Medicaid Services (Centros de Serviços Medicare e Medicaid, sistemas de saúde dos EUA). Especialista em gestão, se dedica às pesquisas de métodos científicos e medicina baseados em evidências de eficácia comparativa. Entre seus projetos estão cursos online de capacitação de profissionais da área para reduzir infecções.

 

 

VEJA TAMBÉM