Geral | 16 de junho de 2014

Sete sinais de alerta de ataque cardíaco em mulheres

Lista aponta sintomas que podem indicar o risco de infarto
Sete sinais de alerta de ataque cardíaco em mulheres

Os sinais de um ataque cardíaco são diferentes em homens e mulheres. Sintomas conhecidos e que são apontados por eles, geralmente não são exibidos por elas, como a pressão extrema no peito e dor no braço. Mulheres têm mais chances de mostrarem outros problemas associados, como distúrbios de sono, fraqueza e tontura. Por isso, o infarto pode demorar a ser reconhecido, o que prejudica o tratamento.

Para ajudar a esclarecer a questão elaboramos uma lista com sete sinais do ataque cardíaco feminino, que podem ser indicativos de necessidade de providências urgentes a serem  tomadas para salvar a vida de uma pessoa:

1 – Fadiga inexplicável

Mais de 70% das mulheres sofrem de fadiga extrema antes de um ataque cardíaco. Elas podem sentir exaustão repentina, mesmo após pequenas tarefas como levantar de uma cadeira.

2 – Problemas de sono

Dificuldade em adormecer pode indicar um ataque cardíaco. É difícil detectar esse sinal, uma vez que pode ser devido a muitas outras razões. Mas, se houver perturbação prolongada no sono, pode ser um aviso. Estudos já descobriram que quase metade das mulheres que tiveram um ataque cardíaco experimentaram distúrbios do sono nos dias anteriores.

3 – Dor

Dor leve na mandíbula, nas costas, nos ombros, no pescoço ou no ouvido são sinais preocupantes. As mulheres geralmente não sentem a dormência no peito e ombro como os homens, mas podem sentir um aperto  ao longo de sua mandíbula e descendo ao pescoço. Essas dores leves podem expandir-se para os ombros em direção ao lado esquerdo. Pressão no peito e parte superior das costas também são sinais de ataque cardíaco em mulheres.

4 – Falta de ar

Mais de 50% das mulheres sofre de falta de ar antes do ataque cardíaco. É difícil até falar, por conta da dificuldade em puxar o ar. Este é um dos sinais precoces mais comuns em mulheres.

5 – Indigestão ou náuseas

Mulheres podem ter indigestão, tonturas ou vomitar pouco antes do ataque cardíaco. As chances de ter problemas gastrointestinais dobram antes de um infarto.

6 – Ansiedade e estresse

As mulheres, muitas vezes,  sentem-se ansiosas, estressadas e tensas antes de um ataque. A ansiedade é um sinal comum, já que mais de 30% das mulheres têm este sintoma, descrito como uma sensação de morte iminente.

7 – Suor repentino

Palidez súbita sem razão aparente pode ser um indicador. Mais de 40% das mulheres sentem tontura e suam frio antes de um acidente vascular cerebral também. Tontura repentina não deve ser ignorada e é recomendado chamar uma ambulância ou SOS.

VEJA TAMBÉM