Gestão e Qualidade | 12 de abril de 2020

Série especial: Hospital Virvi Ramos inaugura pronto atendimento exclusivo para casos respiratórios

Veja as demais ações do Hospital de Caxias do Sul na pandemia da Covid-19
Série especial: Hospital Virvi Ramos inaugura pronto atendimento exclusivo para casos respiratórios

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osorio), Hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul.

Hospital Virvi Ramos

O Hospital Virvi Ramos abriu, em março, um novo e moderno Pronto-atendimento exclusivo para pacientes que apresentam sintomas de doenças respiratórias, que funcionará por tempo indeterminado. O espaço conta com recepção, ampla sala de espera com distância entre os assentos, salas de triagem e três consultórios, tendo uma capacidade de realizar 360 atendimentos por dia.

Para direcionar os pacientes, na entrada do hospital foram instalados banners indicando que o paciente com sintomas gripais, como: febre, congestão nasal, tosse e secreção, entre outros, devem se dirigir para o novo espaço, com acesso no portão ao lado da Emergência. O pronto atendimento 24 horas, que fica em uma nova área do complexo, e externa ao hospital.

UTI

O Hospital  conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulto, com uma ocupação média de 70% neste mês, preparou uma estrutura que comportará mais 8 leitos de UTI, totalizando 18 leitos de Terapia Intensiva Adulto.

“Para abril, em conjunto com o município, estamos avaliando a abertura de mais oito leitos de UTI e até 50 leitos de internação em regime de Hospital de Campanha”.

No momento, todas as cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado, sejam elas por convênio ou pelo SUS. Todas serão reagendadas, mas no momento não há uma previsão em função da necessidade de liberação de leitos para a pandemia.

O Hospital criou um espaço específico para atender os casos graves. Toda equipe está treinada e preparada para seguir os protocolos indicados, inclusive com leitos de isolamento. Foram realizadas capacitações sobre uso adequado de EPIs e sobre protocolos de manejo e entubação para pacientes graves.

Visitas

Desde 16 de março, o Hospital limitou e restringiu visitas e reduziu o número de acompanhantes e trocas de acompanhantes , tanto na UTI quanto nos leitos de internação, para evitar aglomerações desnecessárias no ambiente hospitalar. Foi criado protocolo de uso de elevadores ( restrição do número de pessoas) , ampliado  número de vezes de higienização dos ambientes de circulação e recepções. São fornecidas orientações ao público em geral sobre cuidados e prevenção.

Sobre os insumos, a instituição afirma que hoje está bem abastecida, mas há preocupação principalmente com EPIs, testes rápidos, sistema de aspiração fechada e equipamentos de ventilação mecânica, pois os preços aumentaram muito nos últimos dias e os fornecedores estão desabastecidos. Alguns itens já estão em falta.

virvi_ramos

VEJA TAMBÉM