Gestão e Qualidade | 1 de agosto de 2018

Santa Casa inicia operações em hospital de Gravataí

Instituição da capital será responsável pela administração dos atendimentos do Hospital Dom João Becker
Santa Casa inicia operações em hospital de Gravataí

A partir de quarta-feira (1º de agosto), a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre passa a ser a nova mantenedora e administradora do Hospital Dom João Becker (HDJB), de Gravataí. Serão atendidos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios e particulares. Na terça-feira (31 de julho), ocorreu a solenidade de entrega oficial do Hospital Dom João Becker à Santa Casa.

“A Santa Casa está profundamente empenhada em manter o trabalho humanizado desenvolvido pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, qualificando a gestão e os serviços de acordo com o padrão de excelência desempenhado nos demais hospitais da instituição”, declara o diretor geral da Santa Casa, Julio Matos. A transferência da administração ocorreu por meio de doação onerosa da Sociedade de Educação e Caridade (SEC), até então mantenedora do Hospital. Em contrapartida, a Santa Casa prestará atendimento às Irmãs integrantes da SEC pelo prazo de 20 anos, além de manter a missão da casa de saúde – prestar atendimento em saúde com excelência a todas as pessoas, principalmente os usuários do SUS.

alfredo-englert-provedor-santa-casa

Alfredo Englert, provedor Santa Casa

 

Transição sem descontinuidade

A Santa Casa informa que, num primeiro momento, fará a transição sem que haja descontinuidade nos serviços hoje prestados no Hospital Dom João Becker. Para isso, ela está assumindo todo o quadro de recursos humanos, bem como mantendo todos os contratos vigentes, especialmente na área médica. Depois, serão integrados todos os serviços médicos da instituição gravataiense aos da Santa Casa, buscando estabelecer padrões, protocolos e aperfeiçoamentos na dinâmica do processo assistencial.

A Santa Casa também afirma que pretende estabelecer paridade entre os processos de trabalho do HDJB com o modelo de gestão da Santa Casa, “incluindo o que diz respeito ao desenvolvimento de recursos humanos com o seguimento – também em Gravataí – do Jeito Santa Casa de Ser, que se baseia nos contextos do cuidar, acolher e conviver”, diz Matos.

Os estudos de viabilidade tiveram início em fevereiro de 2018, com amplo debate na Mesa Administrativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e acertos operacionais tanto com a SEC, como com a Prefeitura de Gravataí, e, concordância do Ministério Público das Fundações.

evento-HDJB

Evento realizado no Hospital Dom João Becker

 

Fundado em 1º de fevereiro de 1960, o Hospital Dom João Becker conta atualmente com mais de mil colaboradores, entre contratados e terceirizados, e oferece atendimentos nos setores de urgência, emergência, internação, UTI, centro obstétrico, laboratório de análises clínicas, centro de especialidades médicas, fisioterapia e diagnóstico por imagem.

Oitava unidade da Santa Casa

O Hospital Dom João Becker será a oitava unidade de saúde do Complexo Santa Casa, que já conta com outras sete existentes no quarteirão localizado no Centro Histórico de Porto Alegre: Hospital Santa Clara, Hospital São Francisco, Hospital São José, Pavilhão Pereira Filho, Hospital Santa Rita, Hospital da Criança Santo Antônio e Hospital Dom Vicente Scherer. O complexo também realiza, há mais de um ano, a gestão do Hospital de Santo Antônio da Patrulha.
Com informações da Santa Casa de Porto Alegre. Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM

Laboratório Mont’Serrat é o primeiro da região Sul a oferecer teste que mede nível de imunidade contra o SARS-CoV-2

A confirmação de reinfecções pelo SARS-CoV-2 e uma mutação deste vírus já identificada no país vêm deixando a população alerta neste início de ano. Diante do grande número de pessoas que já contraíram o coronavírus (Covid-19), a possibilidade de confirmar o nível de imunidade contra a doença pode trazer um pouco mais de tranquilidade. Esse
qualidade e segurança do paciente

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA 

A Hospitalar ATS, de Porto Alegre (RS), conquistou a acreditação de nível 3 (Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundada em 1997, a empresa atua oferecendo soluções para as necessidades dos pacientes fora do ambiente hospitalar, como serviços de home care. Entre os produtos oferecidos estão a Assistência Domiciliar Supervisionada, Internação Domiciliar, Procedimento Pontual
sequelas Covid

Hospital Mãe de Deus inaugura Serviço de Recuperação Pós-Covid

Após dez meses de pandemia, com mais de quatro mil pacientes atendidos e diagnosticados com Covid-19, tanto da capital quanto do interior do Estado, o Hospital Mãe de Deus está recebendo uma procura muito grande de pessoas que precisam de orientações para a continuação do tratamento após a doença. Para atender esta demanda, desde o dia 11 de janeiro começou a funcionar o Serviço de Recuperação Pós-Covid.