Gestão e Qualidade | 26 de julho de 2020

Santa Casa de Porto Alegre chega a 3 mil testagens em funcionários

Mais de 40% de seu corpo funcional foi testado
Santa Casa de Porto Alegre chega a 3 mil testagens em funcionários

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a Santa Casa de Porto Alegre aplicou 3.106 testes PCR, uma média de 40 testes por dia, que representa mais de 40% de seu corpo funcional testado. De acordo com o chefe da Medicina do Trabalho da Santa Casa, dr. Edison Manchesski, estes são números muito importantes, “pois nos ajudam a monitorar quais são as áreas em que há maior incidência de resultados positivos, adotando as ações necessárias, sejam afastamentos preventivos ou mesmo novas medidas de segurança específicas para cada área. Não há motivos para comemorar neste período, mas de todos os casos positivados, tivemos apenas seis internações e nenhum óbito, o que nos mostra a assertividade das nossas medidas”.

Tele Atendimento Covid ao colaboradores

Além da testagem em larga escala, há 30 dias a Santa Casa disponibilizou aos seus colaboradores, dentro da sua plataforma de Telemedicina, o Tele Atendimento Covid, um serviço de triagem à distância que, segundo a instituição hospitalar, demonstra excelentes resultados práticos.

De acordo com supervisora médica da emergência da Santa Casa, dra. Ana Paula Aerts, 1.165 colaboradores já utilizaram a plataforma, sendo que, destes, 542 foram encaminhados para atendimento presencial para testagem e novas avaliações.


“Este é um processo de triagem que minimiza muito o risco daqueles que não estão infectados, pois podem fazer isto desde um local muito mais seguro, tendo unicamente uma conexão de internet. Mas o mais importante é que há um canal extremamente seguro disponível para os colaboradores da Santa Casa, que podem, até mesmo, somente tirarem dúvidas sobre a Covid. E também vale citar os outros tipos de atendimento que a plataforma dedicada aos colaboradores permite, como apoio psicológico e consultas com outras especialidades médicas”, destaca Aerts.


A Santa Casa reforça que desde os primeiros dias da pandemia, vem desenvolvendo uma série de ações para melhorar a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar de seus colaboradores, com ênfase num rigoroso acompanhamento das condições de saúde física e emocional, com especial atenção aos profissionais diretamente envolvidos no processo assistencial, dado seu maior grau de exposição.

 



VEJA TAMBÉM