Tecnologia e Inovação | 13 de agosto de 2013

Sanofi em busca de vacina contra infecções hospitalares

Empresa entra na fase III de estudos clínicos para o combate a bactéria Clostridium difficile
Sanofi em busca de vacina contra infecções hospitalares

A Sanofi Pasteur, empresa mundial dedicada a vacinas para uso humano, iniciou a fase III das pesquisas clínicas de uma vacina contra o Clostridium Difficile (CD). É a última etapa antes da aprovação do medicamento, que visa o combate a uma das mais graves infecções hospitalares.

Na fase anterior dos estudos, iniciada em 2009, um total de 15 mil pacientes de todo o mundo foram avaliados. A Sanofi analisou os efeitos colaterais e a dose ideal da vacina. Os resultados só devem ser efetivamente divulgados depois de dezembro. Caso os próximos ensaios clínicos também sejam bem sucedidos, a Sanofi levará pelo menos cinco anos até obter autorização para comercializar a droga.

A notícia é uma esperança para pacientes mais frágeis, pois não apenas imuniza o organismo contra as bactérias, mas também contra as toxinas associadas que causam diarreia.

A CD é uma bactéria responsável por doenças gastrointestinais associadas a antibióticos, que podem variar de uma simples diarreia até uma colite pseudomembranosa que pode levar ao óbito. Em escala global, a mortalidade fica abaixo de 1%, mas em grupos de maior risco (como idosos a partir de 65 anos) a taxa pode chegar a 30%. Efetivamente, com o surgimento nos últimos anos de cepas resistentes de Clostridium Difficile, está mais difícil controlar as infecções, que tornaram-se mais frequentes, mais graves e mais complicadas de serem tratadas.

O Clostridium Difficile coloniza a flora intestinal em cerca de 3% dos adultos e 66% das crianças e não causa problemas a pessoas saudáveis. Entretanto, alguns antibióticos utilizados para tratar outros problemas de saúde podem interferir com o equilíbrio das “bactérias boas”, causando a multiplicação e os sintomas como diarreia e febre.

Por ser geralmente causada por antibióticos, a maioria das infecções ocorre em ambientes de cuidados de saúde, como hospitais.

VEJA TAMBÉM