Gestão e Qualidade | 16 de março de 2018

Saiba quem são as lideranças mais influentes da saúde gaúcha e brasileira

Cláudio Allgayer, Mohamed Parrini, Ir. Lúcia Boniatti, Paulo Magnus, Franco Pallamolla, Alceu Alves e Fernando Torelly foram alguns dos agraciados
100 mais influentes da saúde

Considerado o “Oscar” da Saúde, o prêmio 100 Mais Influente da Saúde 2018 agraciou os principais destaques da saúde brasileira, durante o encerramento da feira SAHE – South America Health Exhibition, em São Paulo, no dia 15.

A lista oficial foi publicada na 52ª edição da revista Healthcare Management. Eleitos pelo conselho editorial do Grupo Mídia – formado por jornalistas, editores, diretores e publishers – os vencedores se destacam por suas atuações em diversas vertentes da Saúde, como hospitais, indústrias médico-hospitalares, operadoras de planos de saúde, clínicas e laboratórios, entre outros. Para a escolha, o conselho editorial se baseou em pesquisa de mercado e votação aberta pelo site da revista.

Dentre os homenageados do Rio Grande do Sul, estão o presidente da ONA, Cláudio Allgayer, a presidente do Hospital Mãe de Deus, Ir. Lúcia Boniatti, o vice-presidente da MV, Alceu Alves da Silva, o fundador da MV, Paulo Magnus, o Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, o Presidente da ABIMO e Lifemed, Franco Pallamolla, a superintendente de Desenvolvimento Humano do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Cleusa Ramos Enck, o CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Paulo Vasconcellos Bastian e o Diretor-executivo do Hospital Sírio-Libanês, Fernando Torelly.

os gaúchos mais influentes da Saúde

1 Cláudio Allgayer 2 Alceu Alves da Silva 3 Mohamed Parrini 4 Paulo Vasconcellos Bastian 5 Franco Pallamolla 6 Ir. Lucia Boniatti 7 Paulo Magnus 8 Fernando Andreatta Torelly 9 Cleusa Ramos Enck 10 Jefferson Fernandes 11 Paulo da Rocha

 

1 – Cláudio Allgayer, Presidente da ONA

Com 45 anos de carreira na área da saúde, Cláudio Allgayer se destaca por seu background como gestor. O médico já atuou na direção de importantes hospitais do RS, tendo sido diretor geral do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas e Diretor-Presidente do Grupo Hospitalar Conceição, ambos situados em Porto Alegre. Também foi fundador e presidente do IAHCS, mantenedor da FASAUDE, por 40 anos. Foi um dos líderes que contribuíram em iniciativas na década 1990 que culminaram na criação do Sistema Brasileiro de Acreditação – SBA, coordenado pela ONA, fundada em 1999.

Atualmente, Allgayer é vice-presidente da Confederação Nacional da Saúde (CNS) e Federação Latino-Americana de Hospitais, e presidente das seguintes entidades: ONA, FEHOSUL, Associação dos Hospitais do RS (AHRGS) e Sociedade Médica de Administração em Saúde do RS. O medico e gestor foi o vencedor do prêmio 100 Mais Influentes da Saúde 2018 na categoria Qualidade e Segurança.

2- Alceu Alves da Silva, vice-presidente da MV

O vice-presidente da MV, maior empresa brasileira de TI na saúde, Alceu Alves da Silva, foi homenageado no 100 Mais Influentes da Saúde 2018 na categoria Gestor na Saúde. As principais atividades de Alceu foram desenvolvidas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e mais recentemente na condução do Sistema de Saúde Mãe de Deus (RS). Neste mês ingressou em novo desafio profissional, quando passou a atuar como vice-presidente da MV-Sistemas. “Ser eleito significa o reconhecimento por uma trajetória de trabalho sério, intenso e focado em melhorias para a saúde brasileira”, disse o vice-presidente da MV, em entrevista para a revista Healthcare Management.

3 – Mohamed Parrini, Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento

Natural do Rio de Janeiro, Mohamed Parrini chegou a Porto Alegre há 10 anos para assumir a Superintendência de Operações e Finanças do Hospital Moinhos de Vento (HMV). Em março de 2016, passou a ocupar o cargo de superintendente executivo da instituição. Mesmo que Parrini não tenha nascido no Estado, o portal Setor Saúde destaca a sua grande contribuição para a saúde gaúcha e nacional ao longo dos anos.

Nos últimos 5 anos, o HMV investiu mais de R$ 300 milhões em infraestrutura e tecnologia de ponta. Um dos mais recentes anúncios de sua gestão foi o lançamento oficial da cirurgia robótica DaVinci, tornando o HMV a primeira instituição privada do Rio Grande do Sul a oferecer a tecnologia. O superintendente foi homenageado na categoria Inovação.

4 – Paulo Vasconcellos Bastian, CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A gestão do CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Paulo Vasconcellos Bastian, inaugurou a Unidade Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro, na capital paulista, sendo o primeiro hospital brasileiro a implantar um novo modelo de remuneração, no qual os tratamentos e procedimentos permitirão às fontes pagadoras previsibilidade de preços.

Outra vitória foi intensificar a contribuição para a saúde pública por meio do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, responsável pelo gerenciamento do Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos (SP). 2017 também foi o ano que o HAOC completou 120 anos e, para coroar essa celebração, foi lançada uma nova marca, cuja ação demandou um investimento de R$ 12 milhões. Bastian foi premiado na categoria Referência.

5 – Franco Palamolla, Presidente da ABIMO e Lifemed

Franco Pallamolla foi reeleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), em 2017. Pallamolla também é presidente da Lifemed que, no ano passado, inaugurou uma nova sede em São Paulo.

Sua gestão efetivou a listagem da Lifemed no BOVESPA MAIS. Segundo o empresário, a empresa se manterá de capital fechado, porém suprindo o mercado de números e informações para avaliação dos investidores. “Meu papel como empresário e dirigente de importante entidade setorial, além da representatividade, é também o de estimular a criatividade e o potencial de cada membro dos times que tenho a satisfação de liderar”, explica. Pallamolla foi premiado na categoria Empresário.

6 – Ir. Lucia Boniatti, presidente do Hospital Mãe de Deus

As diversas atividades realizadas ao longo de 2018 para estimular o atendimento humanizado a pacientes e familiares pela presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Ir. Lucia Boniatti, renderam a ela o prêmio dos 100 Mais Influentes da Saúde 2018, na categoria Projetos de Humanização.

O sucesso destas ações resultou na conquista do certificado Planetree, metodologia norte-americana que orienta suas atividades através da empatia, carinho e respeito ao próximo. “Este prêmio é uma oportunidade de reflexão a todos os envolvidos, independente do cargo que ocupam. Precisamos compreender que o cuidado ao paciente inicia pela atenção ao cuidador”, explica.

7 – Paulo Magnus, fundador da MV

Por meio do desenvolvimento de tecnologias da informação e da inserção de soluções de gestão na rotina de profissionais e gestores de Saúde, Paulo Magnus, fundador da MV, vem ao longo de 30 anos contribuindo para promover qualidade nos serviços prestados em hospitais, clínicas, centros de diagnóstico por imagem, unidades de saúde pública e operadoras de planos de Saúde. Não só no Brasil, mas também em países da América Latina e África.

Em 2017, os esforços realizados pela sua equipe e pelas instituições do setor para a busca de inovação e evolução tecnológica resultaram em reconhecimentos internacionais. “Somente no ano passado, doze hospitais clientes MV foram certificados pela maior associação de informática em Saúde do mundo, a HIMSS”, comemora Magnus. O fundador da MV foi homenageado na categoria Empresários no 100 Mais Influentes da Saúde.

8 – Fernando Andreatta Torelly, Diretor-executivo do Hospital Sírio-Libanês

A trajetória de Torelly na Saúde iniciou em importantes instituições brasileiras, como no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus e o Hospital Moinhos de Vento. Atualmente, Torelly é diretor-executivo do Hospital Sírio-Libanês.

Entre as principais conquistas dos últimos anos, o novo hospital de Brasília da instituição se destaca. Segundo o diretor-executivo, o plano é triplicar os investimentos para 2018, distribuídos em vários projetos, como a reforma do prédio na área da Bela Vista, em São Paulo, a aquisição de equipamentos e projetos de inovação a fim de continuar a prover atendimento de ponta. Torelly foi homenageado na categoria Gestão na saúde no prêmio 100 mais influentes da Saúde.

9 – Cleusa Ramos Enck, superintendente de Desenvolvimento Humano do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A superintendente de Desenvolvimento Humano do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Cleusa Enck, investiu em estratégias de engajamento do público interno. Por conta do trabalho realizado pelo Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Colaborador, o Hospital foi premiado como a melhor empresa na área de segurança e saúde no trabalho do setor hospitalar pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho, em São Paulo.

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida conferiu à Instituição o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida na categoria Ouro, que reconhece organizações que desenvolvem as melhores práticas em programas de qualidade de vida. A superintendente, que iniciou a sua carreira no Hospital Moinhos de Vento, recebeu o prêmio na categoria Gente e Gestão.

10 – Jefferson Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), diretor-geral da Faculdade de Educação e Ciências em Saúde do HAOC e coordenador da Unidade de Telemedicina da mesma Instituição. Essas são as atividades de Jefferson Fernandes em um dos principais hospitais do Brasil.

Em 2017, sua gestão deu início à primeira turma do Curso de Graduação em Enfermagem, que recebeu, no processo de autorização, nota máxima (5) do Ministério da Educação. “Esta premiação é um reconhecimento muito gratificante do trabalho que desenvolvemos e que precisa ser partilhado com toda nossa equipe, cujo compromisso e dedicação são fundamentais para estas conquistas”. Fernandes foi homenageado na categoria Ensino e Pesquisa.

11 – Paulo da Rocha, Presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde

O Presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi), Sérgio Rocha, vem fortalecendo a governança interna da associaçã.. Sua gestão reformulou totalmente o Código de Ética e Conduta Abraidi, consolidando um processo longo de sedimentação de valores e condutas éticas no setor

Em 2017, a Abraidi em conjunto com a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (Abiis), tem dialogado com a ANVISA sobre propostas de melhorias para diversos temas da Agência que impactam diretamente na distribuição. Rocha foi homenageado no prêmio 100 Mais Influentes da Saúde 2018 com o prêmio na categoria Entidades Setoriais.

 

os 100 mais influentes da saude

Vencedores do prêmio 100 Mais Influentes da Saúde

 

Veja a lista completa dos 100 Mais Influentes na Saúde 2018:

Categoria: Boas Práticas e Compliance               

Lorena Porto Pereira – CEO do Hospital Anchieta

Felipe Kietzmann – Diretor Regional de Compliance da Alcon

Pedro Ramos – Diretor da Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE)

Neide Kawabata – Presidente da B. Braun

Gláucio Pegurin Libório – Presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética

Saúde (IES)

 

Categoria: Empresários

Paulo Magnus – Fundador da MV

Caetano Barros Biagi – Vice-Presidente Executivo da Alliage e Conselheiro Titular da ABIMO

Franco Pallamolla – Presidente da ABIMO

Geninho Thomé – Presidente-científico da Neodent

Maurizio Billi – Presidente da EUROFARMA

 

Categoria: Ensino e Pesquisa

Mayana Zatz – Professora titular de Genética do Instituto de Biociências da USP

Sidney Cunha – Diretor Geral do Departamento Nacional do SENAC

Jefferson Gomes Fernandes – Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão

Oswaldo Cruz (HAOC)

José Carlos Barbério – Gestor do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS)

Otávio Berwanger – Diretor da Academic Research Organization (ARO)

 

Categoria: Entidades Setoriais

Sérgio da Rocha – Presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores

de Produtos para Saúde (ABRAIDI)

Luiz Aramicy Bezerra Pinto – Presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH)

Claudia Cohn – Gestora do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED)

Francisco Balestrin – Presidente do Conselho de Administração da Associação

Nacional de Hosp. Privados (ANAHP)

Paulo Henrique Fraccaro – Superintendente da Associação Brasileira da Indústria

de Artigos e Equip. Médicos e Odontológicos (ABIMO)

 

Categoria: Filantropia

Valdir Pereira Ventura – CEO do Grupo São Cristóvão Saúde (GSC)

Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro – Diretor Superintendente do Hospital Amaral Carvalho

Wanessa Portugal – Diretora-executiva geral da Pró-Saúde Associação Beneficente

de Assistência Social e Hospitalar

Renato Villela Loures – Presidente da Santa Casa de Juiz de Fora

Antonio Sérgio Petrilli – Fundador, superintendente médico e diretor-técnico do GRAACC

 

Categoria: Gente e Gestão

Lídia Abdalla – Presidente Executiva da Sabin Medicina Diagnóstica

Maciel Costa – Superintendente do Hospital Santa Catarina de Blumenau

Cleusa Ramos Enck – Superintendente de Desenvolvimento Humano do HAOC

Maria Lúcia Pontes Capelo Vides – Superintendente do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Miguel Zerati Filho – Diretor da Sociedade Brasileira de Urologia

 

Categoria: Gestor na Saúde

Roberto Sá Menezes – Provedor da Santa Casa da Bahia

Antonio José Rodrigues Pereira – Superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP

Alceu Alves da Silva – vice-presidente da MV

Dario Antonio Ferreira Neto – Diretor do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Fernando Andreatta Torelly – Diretor-executivo do Hospital Sírio-Libanês

 

Categoria: Indústria

Claudia Alonso – Diretora-geral da Samtronic

Djalma Rodrigues – Presidente da Fanem

Walban Damasceno de Souza – Diretor de Assuntos Corporativos da BD no Brasil

Enrico de Paula Coelho Neto – Gerente Nacional de Contas Estratégica na Air Liquide

Ruy Baumer – Presidente da Baumer

 

Categoria: Infraestrutura

Paula Fiorentini – Líder da Fiorentini Arquitetura

Salim Lamha Neto – sócio-fundador da MHA Engenharia

Giovani Guastelli – Gestor de Estrutura Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Marcos Vicelli – sócio-diretor da Construtora Fonseca & Mercadante

Marco Antonio Bego – diretor de Infraestrutura, Logística e Engenharia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo

 

Categoria: Inovação

José Claudio Cyrineu Terra – diretor de Inovação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

Claudia Toledo – Diretora de Clinical Solutions da Elsevier Brasil

Cristina Palmaka – Presidente da SAP

Fábio Mattoso – Líder de Watson Health na IBM Brasil

Mohamed Parrini – Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento

 

Categoria: Medicina Diagnóstica

Roberto Godoy – General Manager da Guerbet no Brasil

Renato Garcia Carvalho – CEO da Philips Brasil

Pedro Bueno – CEO do Grupo Dasa

Luiz Verzegnassi – Presidente & CEO da GE Healthcare para a América Latina

Eduardo Tugas – diretor da Divisão Médica da Fujifilm Brasil

 

Categoria: Negócios

Adriano Caldas – Presidente da Johnson & Johnson Medical Devices Brasil

Carlos Alberto Mafra Terra – Fundador da Mafra Hospitalar

João Adibe – Presidente da CIMED

Humberto Izidoro – Presidente da VARIAN

Luis Natel – CEO do Grupo Oncoclínicas

 

Categoria: Personalidades Públicas

Wilson Modesto Pollara – Secretário da Saúde da cidade de São Paulo

Francisco de Assis Figueiredo – Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde

Michele Caputo Neto – Secretário de Estado da Saúde do Paraná

Fábio Vilas-Boas – secretário de Saúde do Estado da Bahia

Leandro Fonseca da Silva – Diretor-presidente substituto e diretor de Normas e Habilitação

das Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

 

Categoria: Prestação de Serviço

Elaine Lima – diretora da Brasanitas Hospitalar

Enrico De Vettori – sócio responsável pela indústria de Life Sciences & Health Care da Consultoria Empresarial Deloitte

Juan Carlos Cerda –  Presidente da Stericycle Brasil

Nicolas Toth Jr. – presidente da Sharecare Brasil

Sandra Passos – CEO de Saúde e Educação da Sodexo On-site

 

Categoria: Projetos de Humanização

Mario Vrandecic – Fundador da Biocor

Ir. Lucia Boniatti – Presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus

José Octávio da Silva Leme Neto – Diretor-geral do Hospital Marcelino Champagnat

Sérgio Tranquez – diretor-geral do Hospital Samaritano Higienópolis

Lincoln Salles Motta Bittencourt – Diretor-geral do Hospital São Lucas Copacabana

 

Categoria: Qualidade e Segurança

Henrique Salvador – Diretor-presidente e coordenador do Serviço de Mastologia da Rede Mater Dei de Saúde

Cláudio José Allgayer – Presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL)

Ilza Boeira Fellows – Diretora Geral do Complexo Hospitalar de Niterói

José Branco – Fundador do IBSP

Maria Manuela Alves dos Santos – Superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação

(CBA)

 

Categoria: Referência

Denise Santos – CEO da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Giovanni Guido Cerri – Professor Titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP

Paulo Vasconcellos Bastian – CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Paulo Chapchap – CEO do Hospital Sírio-Libanês

Sidney Klajner – Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

 

Categoria: Saúde Suplementar

Ana Elisa A.C. de Siqueira – Sócia-presidente do Grupo Santa Celina

Manoel Peres – diretor de Gestão Médica na Bradesco Saúde e da Mediservice

Hugo Borges – presidente da UNIMED de Juiz de Fora

Gabriel Portella – Presidente-executivo da SulAmérica

Orestes Pullin – Presidente da UNIMED do Brasil

 

Categoria: Sustentabilidade

Alfonso Migliore – Diretor Geral do Hospital 9 de Julho

Alfredo Benjamin Martini Neto – Diretor-geral do Hospital São Rafael

Carlos Marinelli – CEO do Grupo Fleury

Piero Novello – Presidente da Baxter

Siegbert Zanettini – Arquiteto Urbanista e Professor Titular pela FAU-USP

 

Categoria: Tecnologia

Adriano Oliveira – CIO da Rede D’Or São Luiz

Fabrício Colvero Avini – CEO-fundador da Salux

Jacson Barros – Presidente da Associação Brasileira CIO Saúde

Lilian Quintal Hoffman – Superintendente executiva de Tecnologia da Informação da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Luís Márcio Araújo Ramos – Diretor-executivo da Fundação São Francisco Xavier

VEJA TAMBÉM

Conheça 6 protocolos do Hospital São Lucas da PUC-RS para garantir atendimento seguro aos seus pacientes

O Portal Setor Saúde, em parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), lançou uma série especial de entrevistas com gestores das instituições de saúde, onde são destacadas as novas rotinas adotadas pelos hospitais durante a pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). São abordadas também algumas consequências danosas associadas à pandemia, entre as
mercado

Fundos de investimento XP e IG4 Capital anunciam aquisições no setor hospitalar

Dois fundos, a XP Investimentos (XPI) e o IG4 Capital, anunciaram nos últimos dias investimentos pesados no setor hospitalar. Juntas, as aquisições feitas pelos fundos ultrapassam os R$ 400 milhões de reais. Os hospitais envolvidos foram o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte (MG), o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus (AM) e o Centro Brasileiro de Visão (CBV Hospital

Como o Hospital Tacchini vem atuando para garantir atendimento seguro a pacientes Covid e não Covid

A pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) fez com que diversas rotinas fossem alteradas em todo o mundo. Na área da saúde, uma das consequências notadas  foi a suspensão dos procedimentos eletivos – cirurgias, exames diagnósticos e consultas – com impactos relevantes para a sustentabilidade dos hospitais, mas também, para a saúde os pacientes. Segundo