Gestão e Qualidade | 9 de janeiro de 2026

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

Iniciativa alinha governança, gestão ambiental, impacto social e espiritualidade às demandas globais e às transformações do ecossistema de cuidado integral, que envolve saúde, educação e assistência social.
Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com uma gestão responsável, sustentável e conectada às tendências de organizações que atuam no cuidado integral nos setores de saúde, educação e assistência social, à eficiência operacional e às crescentes exigências de responsabilidade socioambiental.


]


A iniciativa ocorre em um momento em que organizações que integram o ecossistema da saúde, da educação e da assistência social aprofundam suas agendas de descarbonização, redução de resíduos, eficiência energética e responsabilidade social, acompanhando as discussões que foram intensificadas na COP30. “O Compromisso 2035 representa um marco para a nossa instituição, ao estabelecer metas estruturadas capazes de inspirar e influenciar práticas de governança e sustentabilidade em instituições de diferentes portes”, destaca Alline Cezarani (foto acima), CEO da Rede Santa Catarina.


MK-0179-25-Banner-Seminário-de-Gestão-600x313px


As diretrizes integram a Jornada ASG+E, programa transversal da Rede SC que estrutura processos, indicadores e estratégias para fortalecer práticas socioambientais em todas as unidades, entre elas hospitais, unidades educacionais e serviços de assistência social distribuídos em sete estados brasileiros.

Segundo Camila Patrício, Gerente de Responsabilidade Social e ESG da Rede Santa Catarina, o avanço desse movimento exige consistência e visão de longo prazo. A Rede SC é um navio transatlântico fazendo uma curva. Ela não faz uma curva simples; é necessário todo um movimento calculado para movimentar nossas pessoas e objetivos para frente”, afirma. Camila ainda conta que o Compromisso com o Futuro consolida escolhas que refletem a missão da Rede Santa Catarina e a responsabilidade compartilhada de minimizar os impactos das mudanças climáticas e promover um futuro mais consciente e sustentável.


banner-iahcs-ss


Compromisso com o futuro: as diretrizes da Rede Santa Catarina

1. O Futuro é Sustentável

Cuidado com o planeta e com as próximas gerações. Com foco na redução de impactos ambientais, a Rede Santa Catarina estabelece um conjunto robusto de metas que abrangem emissões de gás efeito estufa, resíduos, energia e recursos naturais. Entre os compromissos até 2035 estão:

  • Reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa;

  • Garantir energia contratada exclusivamente de fontes renováveis;

  • Ampliar significativamente a reciclabilidade dos resíduos sólidos, com rastreabilidade;

  • Reduzir de forma robusta a geração de resíduos orgânicos;

  • Otimizar o uso da água nas unidades.

O compromisso com a sustentabilidade reforça a transição para operações de baixo carbono e economia circular, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados a clima, água, energia limpa e consumo responsável.


2. O Futuro é Diverso

Inclusão, equidade e valorização da diferença. Com o objetivo de consolidar uma cultura de pertencimento e representatividade, a Rede SC estabelece metas que abrangem diferentes dimensões da diversidade:

  • Elevar a presença de pessoas 50+ na força de trabalho;

  • Aumentar a presença de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores;

  • Ter 50% da força de trabalho composta por pessoas pretas e pardas, e elevar para 30% a presença desse grupo em posições de liderança;

  • Garantir que 50% da alta liderança seja composta por mulheres.

O compromisso com a diversidade reforça a construção de ambientes mais equânimes, representativos e inclusivos, alinhando pessoas, processos e lideranças.


3. O Futuro é Consciente

Ética, transparência e responsabilidade. A Rede Santa Catarina estabelece metas para fortalecer a integridade institucional, a proteção de direitos e o impacto social:

  • Garantir proteção e acolhimento para colaboradores e familiares em situações de violência doméstica;

  • Assegurar que os colaboradores recebam remuneração justa e digna;

  • Ampliar os recursos captados para projetos sociais;

  • Assegurar que todos os fornecedores estejam alinhados aos princípios éticos e de impacto positivo da Rede;

  • Implementar planos preventivos de mitigação de riscos em todas as unidades.

O compromisso com a transparência reforça um modelo de governança responsável, que integra ética, fortalecimento comunitário e desenvolvimento sustentável.


4. O Futuro tem Alma

Espiritualidade, propósito e bem-estar. A Rede Santa Catarina reafirma sua essência humanizada, reconhecendo espiritualidade, cuidado integral e saúde emocional como pilares essenciais do futuro:

  • Aumentar o investimento per capita em bem-estar, saúde e qualidade de vida;

  • Ampliar a participação nos programas de voluntariado;

  • Capacitar toda a alta liderança no pilar espiritualidade.

Klésio Hamada, Coordenador de Pastoral e Espiritualidade, destaca o papel central desse eixo: “A Rede SC é como um corpo sadio, em constante evolução, e a espiritualidade é a alma desse corpo; é o que dá sentido, identidade e vida ao que somos e fazemos, porque um corpo sem uma alma é um cadáver”.

Ao sintetizar o espírito das metas, a Diretora de Gestão de Pessoas e de ESG da Rede SC, Elaine Ferreira, reforça que “esse compromisso é o mínimo que a gente quer entregar. Com certeza, não é o nosso limite, mas sim apenas o nosso início”, e complementa: “A Madre Regina Protmann deixou um legado de cuidar, servir e acolher o ser humano em todas as fases da vida, essa é a nossa missão que hoje desdobramos com a agenda 2035, um Compromisso com o Futuro, com a casa comum, nosso planeta, e para as novas gerações.”

Para a CEO, Alline Cezarani, mais do que estabelecer metas, a agenda 2035 consolida uma visão de futuro para a atuação institucional da Rede Santa Catarina. “Os nossos compromissos traduzem o que acreditamos como instituição: um modelo de gestão que integra sustentabilidade, inovação, responsabilidade social e cuidado humanizado. Estamos construindo um caminho coletivamente para que nossas unidades, colaboradores e comunidades avancem rumo a operações mais eficientes, inclusivas e alinhadas às demandas globais dos setores em que atuamos”, conclui.

Presença no Rio Grande do Sul

Na área da Saúde, a Rede Santa Catarina é formada por dez hospitais de média e alta complexidade, que oferecem serviços de diagnóstico, consultas ambulatoriais, Pronto Atendimento e cirurgias, e uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Recentemente a Rede SC anunciou que passaria a administrar o Hospital Regina, em Novo Hamburgo.

VEJA TAMBÉM