Gestão e Qualidade | 15 de agosto de 2018

Qualis-RS: instituições interessadas devem se cadastrar até sexta-feira

FEHOSUL e AHRGS iniciarão Ciclo 2 do projeto, que pretende elevar qualidade assistencial e a segurança do paciente 
Qualis-RS: instituições interessadas devem se cadastrar até sexta-feira

As instituições interessadas em participar do Ciclo 2 (2018/2019) do projeto QUALIS-RS de incentivo à acreditação devem se cadastrar (entrega do Termo de Adesão) até sexta-feira (18) – o contato deve ser feito com a gerente de Relacionamento com o Mercado da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), Shirlei Gazave, pelo email  administrativo@fehosul.org.br. O projeto é uma realização do Sistema FEHOSUL e da Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS).

Entre 18 de agosto a 10 de setembro, serão analisadas as informações da Ficha Cadastral, comunicadas as instituições selecionadas e enviados os contratos às habilitadas. As instituições habilitadas terão até o dia 24 de setembro para enviar os respectivos contratos, devidamente firmados.A primeira etapa de reuniões e treinamentos ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro.

QualisRS_Ciclo_2_Shirlei_Quadro

 

O primeiro ciclo (2017/2018) contou com vinte e três instituições interessadas e nove instituições participaram do processo, após preencherem os critérios de elegibilidade e firmarem os contratos.  No final do processo, as instituições participantes deverão ter instalados e em funcionamento os núcleos de segurança de paciente, nos termos das diretrizes do Ministério da Saúde e ANVISA (RDC 36), e serão submetidas à avaliação externa, para fins de obtenção do selo de acreditação da ONA.

O Projeto QUALIS-RS tem um conjunto de características relevantes que contribuem para o seu sucesso, dentre elas:

Corpo Técnico especializado;

Condições efetivas de implantação de desenvolvimento de práticas para ações de Segurança do Paciente;

Planejamento e implementação de planos e ações para a promoção das condições para a Acreditação – ONA;

Participação de várias entidades e organismos locais no financiamento do Projeto, tornando-o mais acessível.

QUALIS-RS 

O QUALIS-RS é dividido em 4 etapas: Educação, Diagnóstico Organizacional, Acompanhamento e Avaliação. O primeiro ciclo encerra-se no final do corrente mês de agosto de 2018, e reuniu 9 instituições de saúde (entre hospitais, clínicas e laboratórios) que preencheram todos os requisitos de elegibilidade dentre as 23 organizações que se candidataram para o projeto.

Sérgio Ruffini em evento do QUALIS-RS (arquivo)

Sérgio Ruffini em evento do QUALIS-RS (arquivo)

Números de acreditações no Brasil

Atualmente a ONA possui 701 certificações válidas, sendo a maioria na região Sudeste. São Paulo 308, Minas Gerais com 94 e Rio de Janeiro com 43 são os líderes em número de certificações da ONA. Veja o mapa completo em www.ona.org.br/OrganizacoesCertificadas

O RS ocupa hoje apenas a sexta posição dentre os entes federativos com mais certificações válidas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação da ONA. Atualmente, 27 entidades possuem o selo da ONA no Estado. Destes, oito possuem selo de excelência (nível mais alto).

Qualis2SS_folder

 

VEJA TAMBÉM