Gestão e Qualidade | 28 de agosto de 2018

Proposta de relacionamento do IPE-Saúde volta a ser debatida na FEHOSUL

Nova proposta foi apreciada em reunião com a participação de técnicos 
Proposta de relacionamento do IPE-Saúde volta a ser debatida na FEHOSUL

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) realizou reunião com lideranças de hospitais, clínicas e da Federação das Santas Casas para apreciar as propostas do IPE-Saúde sobre um novo modelo de remuneração de medicamentos e insumos e encaminhar estudos para assembleias que se realizarão nos próximos dias. O encontro serviu para esclarecer dúvidas, não tendo caráter deliberativo, e ocorreu na sede social da entidade, na segunda-feira (27).

O presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio Allgayer, explicitou os aspectos gerais que envolvem a intensa negociação atualmente em andamento e as especificidades das diferentes simulações desenvolvidas nos últimos 50 dias, com envolvimento significativo de lideranças e técnicos de hospitais gaúchos. Em consenso, as lideranças acreditam que uma nova realidade de relacionamento está sendo estabelecida, conformando uma interação realmente inovadora, que privilegia o componente assistencial na relação entre os prestadores dos serviços de saúde e as fontes pagadoras.

A avaliação da proposta do IPE-Saúde sobre remuneração de medicamentos e insumos é pauta de duas Assembleias Gerais Extraordinárias convocadas pela FEHOSUL, para os dias 31 de agosto e 5 de setembro.  No dia 31 de agosto, a FEHOSUL e a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) reunirão os sindicatos filiados e a categoria hospitalar credenciada ao IPE-Saúde. Já no dia 5 de setembro, estão convocados os sindicatos filiados e as clínicas de oncologia, oftalmologia e reumatologia.

Ricardo Minotto (Divina Providência) e Cláudio Allgayer (FEHOSUL)

Ricardo Minotto (Divina Providência) e Cláudio Allgayer (FEHOSUL)

 

Para participar é necessário estar em dia com as Contribuições Sociais do Sistema FEHOSUL (verifique a situação pelo email financeiro@fehosul.org.br). Os representantes legais das instituições de saúde – em situação regular – poderão convidar técnicos de suas instituições para participarem das assembleias.

Estiveram presentes na reunião as seguintes instituições:  Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Hospital Ernesto Dornelles; Hospital Divina Providência; Hospital São Lucas da PUCRS (todos de Porto Alegre); Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (Santa Maria); Hospital Santa Lucia (Cruz Alta); Hospital Nossa Senhora de Pompeia (Caxias do Sul), além de representantes da federação dos hospitais filantrópicos. 

VEJA TAMBÉM

Diretrizes clínico-assistenciais são apresentadas no 10º Seminário PROADI-SUS

O Hospital Moinhos de Vento promoveu na quarta-feira (10), o 10º Seminário PROADI-SUS, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital, em Porto Alegre. Nesta edição, foi apresentado o projeto Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS. O objetivo dos encontros é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde,
ENTREVISTA

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas. O Portal Setor Saúde conversou com

Hospital Moinhos de Vento promove em Brasília 2° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

A segunda edição do Encontro Internacional do Paciente Seguro, realizada na terça-feira (9), em Brasília, reuniu profissionais de saúde de todas as regiões do país para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente e qualificação do SUS. Realizado pela equipe do Projeto Paciente Seguro, com a coordenação do Hospital Moinhos de Vento, em parceria