Gestão e Qualidade | 9 de julho de 2021

Projeto do novo Hospital Tacchimed é apresentado

Coletiva de imprensa contou com a presença do superintendente Hilton Mancio e dos diretores das construtoras TEDESCO e POLETTO, Pedro Silber e Cedamir Poletto, respectivamente
Projeto do novo Hospital Tacchimed é apresentado

O TACCHINI SISTEMA DE SAÚDE, de Bento Gonçalves (RS), realizou na quinta-feira (8) uma coletiva de imprensa para apresentar o projeto do seu novo HOSPITAL TACHIMED, previsto para entrar em funcionamento em setembro de 2024. O prédio de nove andares está sendo erguido na esquina das ruas General Osório e Ramiro Barcelos, no Centro da cidade. Participaram da coletiva o superintendente do TACCHINI, Hilton Mancio; o diretor presidente da CONSTRUTORA TEDESCO/GRUPO HTB, Pedro Silber; e o diretor presidente da CONSTRUTORA POLETTO, Cedamir Poletto.

Com a nova estrutura o plano de saúde TACHIMED terá condições de oferecer aos seus clientes espaços exclusivos, com a qualidade equiparada aos melhores centros de saúde do país. Além dos quatro andares de leitos de internação equipados com tecnologia de ponta, a obra contemplará a nova e ampliada hemodiálise e um centro de reabilitação completo, contando inclusive com uma piscina olímpica. Também está previsto um andar exclusivo para atendimento dos beneficiários do Maturità, novo plano de saúde do TACCHIMED para pessoas acima dos 59 anos.

“É uma grande transformação. Hoje temos 26 mil m2 de área construída em nosso complexo. Esta é uma obra que envolverá mais de 32 m2 de novas áreas, ou seja, quase 120% de crescimento. Em dois anos, nós vamos mais do que duplicar de tamanho. Adicionalmente, esta obra destrava um conjunto de projetos”, disse Mancio.

Mancio destaca que os pacientes SUS, por exemplo, que internam atualmente na ala SUS localizado no prédio do Centro Histórico, ocuparão as áreas que hoje atendem convênios. Outros projetos citados são a duplicação do Serviço de Hemodiálise; a ampliação no número de UTIs; a transformação do prédio antigo em espaços destinados às áreas administrativas e quatro andares de estacionamento, todos completamente conectados com as estruturas hospitalares, uma demanda antiga da instituição.

TACHIMED INTERNO 2

“Importante destacar que não existe dinheiro público nesta obra. Esta obra é realizada com recursos privados, é uma obra do Tachimed, mas existe um benefício muito grande para os pacientes SUS”, completa.

A obra está sendo feita em duas etapas. A primeira compreende os estacionamentos, lojas e serviços de conveniência. A segunda, que começa em julho de 2022, será a fase que engloba a estrutura de internações e dos demais serviços assistenciais. A primeira etapa, assim que estiver pronta, já estará disponível para uso, anunciou Mancio.

HOSPITAL TACCHIMED INTERNO

Expertise das construtoras

“Estamos trabalhando desde dezembro no planejamento das obras com as construtoras TEDESCO e POLETTO. O trabalho com estas empresas nos motiva muito, por vermos a expertise e a segurança que nos dão em fazer um investimento como este, que é o maior investimento da história do TACCHINI. ” A instituição de saúde completará em 2024, cem anos de atuação.

O diretor presidente da CONSTRUTORA TEDESCO, lembrou que seu avô Ruy Tedesco, fundador da construtora, é natural de Bento Gonçalves. “Para mim é uma benção poder estar aqui com vocês [SISTEMA TACCHINI], tendo esta parceria com o Cedamir da Construtora Poletto, empresa tradicional daqui da região. Buscamos aportar aqui toda a nossa tecnologia que o grupo alemão HTB, da qual fazemos parte, nos possibilita”, disse Pedro Silber.

Pedro Silber, Hilton Mancio e Cedamir Poletto

“A gente sabe que a saúde tem algumas peculiaridades que são diferentes de outros tipos de edificações. Eu acho que esta combinação de usar engenharia e planejamento com muita sensibilidade, por saber que lá no final você está gerando um equipamento que vai contribuir para a qualidade de vida das pessoas, reforça a nossa responsabilidade estratégica. É um estímulo adicional por sabermos que será algo que deixará um legado para toda a sociedade”, analisa Silber. A TEDESCO tem em seu portfólio a realização de importantes obras para clientes como Hospital Moinhos de Vento, Santa Casa de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus, Unimed Concórdia, Unimed Porto Alegre, Inscer e Santa Vita Saúde Center.

O diretor presidente da CONSTRUTORA POLETTO, Cedamir Poletto, parabenizou o TACCHINI pela ousadia da obra e pela confiança depositada na construtora. Segundo Poletto, a parceria das construtoras tem conseguido manter os custos e os prazos da obra dentro da expectativa do TACCHINI, sem qualquer perda de qualidade. “Para mim é uma honra estar participando deste projeto junto com a TEDESCO, que sempre foi uma referência para nós. ”

tachimed

Tacchini e o movimento de fusões/aquisições

No espaço aberto às perguntas, Mancio falou como a instituição vem observando as transformações no setor da saúde, mais especificamente em relação às fusões e aquisições. Para ele, o novo Hospital tem papel estratégico para reafirmar o comprometimento com a comunidade de Bento Gonçalves e região. Mancio também deixou claro o posicionamento do TACCHINI em relação às propostas de venda de estrutura ou da carteira de clientes do plano de saúde TACCHIMED. Confira:

“Nós desenvolvemos um sistema de saúde que atua em um nicho, em uma região que tem 29 municípios. E dentro desta região, estamos construindo um modelo de excelência para que, cada vez menos, as pessoas tenham a necessidade de sair daqui para buscar atendimento médico”, disse o superintendente do TACCHINI.

“Entendemos que uma operadora como a nossa precisa cada vez mais entregar valor para os clientes. O que este investimento [Hospital Tacchimed] significa é isto, assim como o Medical Center [Hospital Dia que também está em construção] e mais outros que vamos divulgar dentro de algumas semanas. Ou seja, é gerar muita entrega de valor para os nossos clientes”, detalhou.

HILTON MANCIO

Mancio destacou que o TACCHINI tem como modelo reinvestir aquilo que foi gerado de receita exclusivamente no seu Sistema, sem divisão de lucros ou bonificações, como ocorre em outros modelos. Segundo o executivo, dentro do Conselho de Administração não há qualquer menção em relação ao desejo de venda da estrutura ou da carteira de clientes, essencialmente porque se entende que o sistema se sustenta atuando desta forma, para atender esta região em específico. Mesmo com o aumento de propostas de compra recebidas nos últimos meses, o modelo seguirá o mesmo: “As pessoas que trabalham no Conselho o fazem de forma voluntária. E elas entendem que os serviços [do Sistema TACCHINI] devem seguir desta forma [atendendo SUS e Saúde Suplementar]. Normalmente recebíamos uma oferta de compra por ano. Este ano, já foram quatro. O TACCHINI, o TACCHIMED, o HOSPITAL SÃO ROQUE [em Carlos Barbosa/RS] não estão à venda”, afirmou o superintendente.


Conheça a nova estrutura e os serviços que serão oferecidos pelo HOSPITAL TACCHIMED, andar por andar

COMO SERA O HOSPITAL TACCHIMED

Hospital Tacchimed localizacao

 



VEJA TAMBÉM